Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Processadores Intel Sandy Bridge estão chegando!

A nova arquitetura da empresa transfere o processamento gráfico para dentro do chip e ainda equilibra virtualmente a divisão de tarefas. O resultado é muito mais agilidade para o computador.
 
Mesmo nos computadores mais modernos, com os processadores mais rápidos disponíveis no mercado, às vezes ainda enfrentamos situações em que o computador precisa "pensar" muito. Mas uma nova geração de microprocessadores promete revolucionar nosso dia a dia a partir do ano que vem.

Você pode apostar: esse sinalzinho irritante, que atormenta todo mundo que depende de aplicativos pesados, será cada vez menos frequente nos computadores que vão chegar às prateleiras a partir do ano que vem. Quem vai garantir esse salto de performance é uma nova tecnologia que, por enquanto, ainda está nas fábricas e que responde pelo nome de Sandy Bridge. "Cada vez mais estamos eliminando aquela síndrome da ampulheta, que eu clico e fico esperando ela rodar e pensar. Com a segunda geração da família Core estamos eliminando esta síndrome para todo mundo", conta Reinaldo Affonso, Diretor de Desenvolvimento Tecnológico da Intel Brasil.

Um das boas características dessa nova geração de processadores tem a ver com o vídeo. A arquitetura Sandy Bridge transfere os gráficos para dentro do processador e ainda equilibra virtualmente a divisão de tarefas. O resultado é muito mais agilidade para todos os programas pesadões, que lidam com vídeo.
Outra coisa que foi acrescentado foi o turbo, que já tinha na primeira geração da família Core e é um conceito muito fácil de entender: quando o usuário precisa de potencia adicional, o turbo liga e ele ganho aquela potencia a mais para um momento específico. "Nós temos o turbo habilitado nos núcleos de processamento da CPU e agora também para parte gráfica. Se em um determinado momento você precisa de potencia na parte gráfica, para que ela entregue algo mais rápido, a computador pode subir a potencial de um lado e baixar do outro. Isso permitiu que o computador ficasse ainda mais inteligente", explica Reinaldo.
Resultado dessa eficiência maior: as placas de vídeo onboard vão se tornar cada vez mais poderosas e vão dar conta de aplicações ainda mais pesadas. Reinaldo ainda conta que eles estão prevendo que com a segunda geração da família Core, os usuários não vão precisar de outras placas especializadas para rodar certas aplicações. 

Para você ter uma ideia do que essa evolução significa, confira a diferença de desempenho entre um Core i7 – que é o processador mais rápido do mercado atualmente – e os novos processadores que vão chegar com a tecnologia Sandy Bridge. "A nossa nova família é mais rápida com consumo menor de energia. O que significa que se eu tenho um desktop, eu gasto menos energia pra fazer a mesma coisa. Se eu tenho um notebook, a bateria vai durar mais tempo", explica. 

Então, pode se preparar. Os processadores com a tecnologia Sandy Bridge serão lançados no início do ano que vem. E, os primeiros computadores equipados com a novidade devem começar a pintar nas prateleiras ainda no primeiro semestre.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br//produtos/central_de_videos/processadores-intel-sandy-bridge-estao-chegando/14857/integra

Você sabe como as imagens do seu GPS chegam até você?

Os navegadores GPS se tornaram indispensáveis para milhares de motoristas. Mas fazer toda essa informação chegar ao seu carro, em tempo real, é um verdadeiro desafio de tecnologia

As imagens que aparecem nas telas dos GPS são uma combinação de dados dos satélites e também informações coletadas por profissionais que mapeiam praticamente todas as ruas da cidade com carros. Equipados com um computador, um tablet, uma câmera que grava a 3 quadros por segundo e, claro, uma antena de GPS, o mapa é construído em campo. Até 55 equipes podem estar na rua coletando dados simultaneamente.

No computador, o técnico acompanha um mapa feito com imagens de satélite. A câmera grava informações e ajuda a construir uma perspectiva do mapa em terceira dimensão. No tablet, ele vai anotando as principais informações do caminho, com se a rua é mão dupla ou única, quantas faixas determinada pista possui e a velocidade máxima permitida. Todas as informações são "georeferenciadas", ou seja, qualquer anotação é guardada no mapa com uma localização específica.

Atualizados diariamente, os mapas também trazem pontos de interesse captados pelo técnico durante uma jornada, como restaurantes, hotéis, museus e parques.

Mas ainda mais interessante, é a capacidade de informar a situação do trânsito na sua rota. São mais de 15 mil quilômetros de vias monitoradas. "São centenas de milhares de veículos sendo rastreados diariamente por todo o Brasil e esse conjunto nos reporta uma média de 900 milhões de pontos por mês com os quais a gente constrói o serviço de transito", explica Elder de Azevedo, diretor geral da empresa Navteq na América Latina.

A partir da posição e velocidade de deslocamento de outros usuários de GPS, não necessariamente da mesma marca ou empresa, as informações são compiladas minuto a minuto em um servidor que calcula e, de forma gráfica, identifica o trânsito naquela região.
Mas os GPS podem contribuir para outras coisas além de reduzir o nervosismo no trânsito. Usuários dos equipamentos podem diminuir a emissão de gases tóxicos em decorrência do tempo menor passado dentro de carros.

"Um estudo interno da Navteq demonstra que os usuários da navegação com serviço de transito economizam muitas horas por ano para si mesmos, até 26% de redução da emissão de CO² e dinheiro, pois estarão usando menos combustível", afirma Azevedo.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br//produtos/central_de_videos/voce-sabe-como-as-imagens-do-seu-gps-chegam-ate-voce/14862/integra

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O pen drive aparece como Disco Removível

Se ao espetar o pen drive mostra apenas Disco Removível, clique com o botão direito do mouse sobre o Disco Removível e opção Ejetar. Retire o pen drive e aguardo uns 30 segundos e espete novamente, o SO irá instalar os drivers novamente e pronto.

Se der erro, retire apenas e espete de novo.

Se após todos os procedimentos falharem, existe a possibilidade de vírus no pc ou o pen drive realmente já era.


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O que diferencia os celulares dos smartphones?

Descubra quais as principais características que tornam os telefones móveis em um moderno smartphone 
 
Smartphone. Do inglês, algo como telefone inteligente. Eles são geralmente maiores, mais pesados e com baterias que duram menos que as dos celulares comuns. Mas, o que realmente diferencia um telefone para ele ser considerado inteligente?

Vamos começar pelo contrário pelos telefones comuns. A maioria dos celulares é apenas um telefone, só que móvel. Neles você pode fazer ligações de voz, enviar mensagens de texto SMS, além de, em alguns mais modernos, ter funções como alarme, agenda e até joguinhos. Em alguns casos, o celular tem até acesso à internet utilizando a rede WAP.

Mesmo entre os celulares, digamos comuns, já há recursos de sobra. Os top de linha servem para falar e também para usar diversos recursos multimídia: dá para ouvir música, tirar fotos e até filmar.

Mas se os celulares comuns já têm tudo isso e os Smartphones? Bem, poderíamos arriscar e dizer que esses celulares inteligentes funcionam quase como um computador dentro de um telefone.

Normalmente as principais características de um smartphone são o telado QWERTY (lê-se cuérti), físico ou virtual; acesso a internet por wi-fi ou através da rede 3G; troca de e-mails; câmera fotográfica e filmadora; GPS; grande capacidade de armazenamento; tela sensível ao toque e leitor e editor de documentos. Como acabamos de dizer: é praticamente um computador de mão.

"Geralmente o smartphone tem um display maior e por ter um sistema operacional aberto também tem agregado um grande número de aplicativos para o usuário final", conta Hélio Oyama, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm. 
Um outro detalhe que diferencia os smartphones dos celulares comuns são os jogos. Com qualidade cada vez maior, eles impressionam e atraem crianças, jovens e adultos. Outra recurso que aparece com cada vez mais força nos smartphones é a integração com as redes sociais, como Facebook, Twitter e Orkut e outros. "Dentro do mercado de terceira geração há uma proporção de 74% de smarphones contra 26% de celulares", relata Hélio. 

A boa notícia é que os preços dos smartphones vêm caindo, e mais e mais gente está abandonando os celulares comuns em busca dos tais "telefones inteligentes". Só nos primeiros três meses deste ano, cerca de 1,2 milhão de smartphones foram vendidos no país; um crescimento de 170% em relação ao mesmo período em 2009.

Um smartphone pode ser bem bacana. Mas, vale a pergunta: Será que você precisa mesmo investir em um? Para ter certeza, é muito importante saber para que o seu aparelho vai servir.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br//produtos/central_de_videos/o-que-diferencia-os-celulares-dos-smartphones/14727/integra