Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como mediar a velocidade da sua conexão

Aplicativo necessário: SpeedTest ou RJNET-Velocímetro ou Speed.io
Número de passos: 9
 
A banda larga está cada vez mais difundida no país e, com isso, nos acostumamos ao acesso rápido de qualquer lugar. Hoje, a definição de uma boa internet, é uma conexão rápida que viabiliza a realização de multiplas tarefas.

Então, você já se perguntou se a velocidade de internet que você contrata da sua prestadora de serviços está de acordo com a que é disponibilizada a você? É possível medir facilmente a velocidade da sua conexão e tirar essa preocupação da cabeça. O TechTudo separou para você três formas simples de testar a velocidade da sua internet. Veja só:

SpeedTest
Passo 1. Entre no site do SpeedTest (www.speedtest.net/);
Passo 2. Selecione a região que você se encontra;
Passo 3. Espere o velocímetro medir a sua velocidade, enquanto o download ocorre no medidor ao lado. Sua velocidade de download aparecerá no lado esquerdo da tela junto ao Ping;
Speedtest (Foto: Reprodução) 
Speedtest (Foto: Reprodução)
RJNET - Velocímetro
Passo 4. Entre no site do RJNET (www.rjnet.com.br/1velocimetro.php);
Passo 5. Clique no ícone de Iniciar Teste, no canto inferior direito da imagem;
Passo 6. Em seguida, o site te dará o resultado do seu teste com a velocidade média registrada as estatísticas e qualidade da sua conexão;
RJ Net (Foto: Reprodução)
RJ Net (Foto: Reprodução)
Speed.io
Passo 7. Entre no site do Speed.io (www.speed.io/index_en.html);
Passo 8. Clique no botão Start Speedtest. Aguarde o carregamento dos dados;
Passo 9. O site te dará suas informações como velocidade de download, upload, conexões e Ping.
Speed-Io (Foto: Reprodução) 
Speed-Io (Foto: Reprodução)
Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/01/aprenda-medir-velocidade-da-sua-internet.html

Protegendo arquivos contra a exclusão no Windows sem uso de softwares

A proteção de arquivos do computador é sempre necessária quando o usuário tem dados importantes e compartilha a máquina com outras pessoas.

Muitos programas oferece esta funcionalidade de proteção, mas realmente nem sempre ajuda de forma eficaz. O que muitos ainda não sabem, é que o próprio Windows pode proteger seus dados de várias formas, e então, vamos mostrar a você uma das mais fáceis e eficazes maneiras de proteger arquivos de uma pasta.

Proteger todos os arquivos dentro de uma pasta

A permissão de arquivos NTFS exige que os usuários que recebem controle total sobre uma pasta podem excluir os arquivos dessa pasta, independentemente das permissões que protegem o arquivo.

Assim, para proteger os arquivos da pasta de uma eventual exclusão, é essencial negar controle total sobre ela. Uma vez que a permissão é revogada, todos os arquivos dentro dessa pasta são automaticamente protegidos de exclusão, sem ter a permissão para cada arquivo individualmente. Os passos necessários para fazer isso no Windows são descritos abaixo:
1. Crie uma pasta na raiz de uma partição NTFS no disco rígido formatado. Se a pasta que você deseja proteger já existe e tem diversas pastas aninhadas, é recomendado mover a pasta para a raiz da partição (opcionalmente).
2. Clique com o botão direito do mouse na pasta e escolha “Propriedades”.
3. Clique na guia “Segurança” e depois em “Avançadas”.
4. Clique em “Alterar Permissão”, e na próxima janela destaque o “Administrador” e pressione “Editar”.
5. Na janela “Entrada de Permissão”, marque os itens “Excluir subpastas e arquivos” e “Excluir” na coluna “Negar” do campo “Permissões”.
6. Clique em “OK” em todas as janelas abertas.
Agora pasta já está protegida. Dentro desta pasta você pode criar novos arquivos ou editar os arquivos existentes, mas você não pode apagá-los ou renomeá-los. Se tentar fazer isso vai resultar em uma mensagem de Arquivo acesso negado.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tire a poeira de seu PC

A poeira acumulada em seu PC pode parecer inofensiva, mas na verdade é um perigo. Ela pode se aglomerar em “tufos” que atrapalham o funcionamento das ventoninhas que retiram o calor de componentes críticos, como o processador, e entupir saídas de ar dificultando a refrigeração. Com isso o PC pode superaquecer, o que pode levar a “reboots” misteriosos ou até a uma falha total de hardware.

Mas resolver esse problema é fácil e não leva mais que alguns minutos. Em primeiro lugar, desligue o micro e desplugue todos os cabos, exceto o de força. Toque em alguma parte de metal exposto do gabinete (como a cobertura dos slots PCI) para descarregar a energia estática acumulada em seu corpo e impedir que ela danifique componentes internos. Agora sim, desplugue o cabo de força.

Prepare o ambiente
Use sapatos e trabalhe em um ambiente sem carpete. Algumas precauções adicionais podem proteger ainda mais seu equipamento. Coloque uma camada de borracha (como um Mouse Pad, por exemplo) entre o PC e a mesa de trabalho. O ideal é trabalhar usando um bracelete anti-estática (encontrado em lojas de componentes eletrônicos) conectado a uma parte de metal do PC.

Abra o gabinete. Muitos deles possuem portas laterais presas por parafusos Phillips, mas os mais recentes tem parafusos que podem ser removidos com os dedos, apelidados de “thumbscrews” – consulte o manual do fabricante para checar as instruções corretas.

Faxina completa
Tire com as mãos qualquer tufo de cabelo, poeira e outras obstruções que você encontrar dentro do micro. Não use um aspirador de pó!. Depois, use uma lata de ar comprimido (também encontrada em lojas de componentes) para “soprar” o restante da poeira para longe dos slots e frestas. Use um bico comprido para alcançar os cantos mais difíceis.

limpar_pc_placa-360px.jpg
Use ar comprimido, e amarre os cabos para desobstruir a ventilação

Se possível faça uma limpeza completa em todo o gabinete, mas concentre-se em tirar a sujeira das áreas de ventilação. Amarre os fios em feixes e fixe-os nas laterais, para que não obstruam o fluxo de ar. Feche novamente o gabinete e reconecte tudo. Para diminuir o acúmulo de poeira, tente manter o computador longe do chão, já que a maioria da poeira é originada aí. Repita esse ritual de limpeza anualmente, principalmente se você tiver animais de estimação em casa.

Não se esqueça das portas
Com o passar do tempo, portas e conectores também podem ficar cheios de poeira, o que pode ocasionar mau-contato e outros problemas. Se você estiver com problemas ao conectar dispositivos USB, por exemplo, limpar os conectores pode ser o primeiro passo rumo à solução.

Antes de mais nada, desligue o micro. Se alguma das portas estiver visivelmente entupida – com papel, giz de cera, chiclete ou vítima de outra arte similar de uma criança – remova gentilmente a “obstrução” usando um palito de dente. Lembre-se: as portas Ethernet, serial e similares possuem pinos frágeis. Faça movimentos cuidadosos de dentro pra fora para evitar que eles se dobrem ou quebrem, o que só iria piorar o problema.

limpar_pc_portas-360px.jpg
Tire a poeira acumulada nas portas para evitar mal-contato

Para situações menos “grudentas”, use a lata de ar comprimido para se livrar da poeira. É muito importante lembrar que essas latas contém gás comprimido que sai muito gelado e pode ser perigoso se inalado, então é importante manter a lata fora do alcance de crianças. Use os jatos de ar em pequenos disparos.

No caso das portas USB, termine a limpeza com um cotonete embebido em álcool isopropílico ou em uma solução de limpeza própria para componentes eletrônicos. Não use o cotonete nas portas Ethernet, serial ou qualquer outra com pinos visíveis, já que fiapos de algodão podem se prender a eles e piorar o problema. Deixe o micro desligado por uma hora até a solução secar e pronto.

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/01/25/tire-a-poeira-de-seu-pc/

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Como voltar ao trabalho com o pé direito no ano novo

Festas de fim de ano são esperadas por muitos profissionais, como um peregrino espera encontrar um oásis no meio do deserto depois de uma longa caminhada. Uma época em que muitos irão dar um tempo nas obrigações do trabalho, entrar em recesso, viajar, beber, se divertir etc.
 
Porém, o que muitos profissionais não conseguem é se desligar totalmente deste pensamento quando o novo ano começa. Eles retornam ao trabalho como se ainda estivessem de recesso, contando histórias, postergando tarefas e atrapalhando os demais colegas de trabalho. Por isso, fiz este post comentando um pouco sobre as coisas que devem ser feitas para que seu ano comece da melhor forma possível, no trabalho. Veja as dicas:
como começar o ano com o pé direito Como voltar ao trabalho com o pé direito no ano novo
  • Siga à risca o planejamento feito no ano anterior;
  • Mantenha o mesmo ritmo de trabalho que vinha apresentando;
  • Comece o ano com um gás extra, não vá trabalhar com preguiça;
  • Comece uma agenda nova com novos objetivos a serem alcançados;
  • Verifique se alguma coisa mudou: novos colegas de trabalho, novas atribuições, chefe novo. Esteja preparado para eventuais mudanças;
  • Responda seus e-mails pessoais que ficaram acumulados na sua caixa de entrada em casa;
  • Deixe suas experiências de Natal e Reveillon guardadas para a hora do almoço, nem todo mundo quer ouví-las no trabalho;
  • Fique calmo, todos te contarão tudo que você quer saber na hora do almoço também, não tumultue o ambiente de trabalho;
  • Não reclame o tempo todo por ter que voltar ao trabalho, mostre satisfação por voltar (mesmo que seja difícil);
  • Volte ao trabalho sorrindo. Ninguém tem culpa se o seu fim de ano foi ruim, seja agradável como sempre foi.
Seguindo estas dicas básicas, você consegue retornar ao seu trabalho como o deixou no outro ano. Mantendo o clima de tranquilidade e paz no escritório e, claro, sem deixar seu chefe irritado com as conversas paralelas o dia inteiro. O começo de um novo ano requer um foco ainda maior nas tarefas a serem executadas, muitas empresas estabelecem metas ainda mais ambiciosas que precisam ser atingidas com rapidez.

Fique atento à tudo, não passe a imagem de que ainda está de férias. Comece o novo ano mostrando tudo o que pode oferecer. Você só tem a ganhar com isso. Boa sorte!