Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Qual o melhor antivírus gratuito? Veja nossa comparação!

Esse é um dos comparativos mais complicados do laboratório digital. São muitas as variáveis. Vamos a elas. Levamos para a bancada, ou melhor para o micro de testes, cinco antivírus: o Avira 10.0, o Avast 6.0, o AVG Free Edition 2011,  o Microsoft Essentials 2.1 e o Comodo 5.5

Interface: Esse item não está diretamente ligado ao desempenho dos programas, mas pode fazer uma boa diferença no uso. Na nossa avaliação, a melhor interface é a do Microsoft Essentials. Ela é super simples e bastante intuitiva. Logo em seguida, vem o Avast que, apesar de ter muito mais recursos que o antivírus da Microsoft, ainda assim preservou a simplicidade e facilidade de uso no software. As soluções AVG e Avira estão precisando de uma renovada em suas interfaces – já estão com cara de velhinhas. Por fim, o Comodo tem um bom design, mas é meio confuso na hora de usar.
Desempenho: Aqui, avaliamos a velocidade com a qual os programas escaneiam o micro. Verificamos, também, se o antivírus atrapalha a performance do PC, roubando capacidade de processamento. Aqui, o campeão foi o Avast, seguido bem de perto pelo Avira. Os dois foram os mais rápidos na hora de varrer o sistema atrás de malwares. Foram também os que menos afetaram o desempenho da máquina. AVG e Comodo tiveram nota média nesse quesito. Já o Microsoft ficou na lanterna, com o escaneamento mais lento e com um peso maior para o computador.
Eficácia: Esse é o item em que todo mundo mais presta atenção. É nesse quesito que avaliamos a capacidade dos programas na hora de eliminar vírus e outras pragas virtuais. Mais que isso, medimos, também o grau de eficiência dos programas na hora de prevenir a entrada de ameaças no seu micro. Vamos aos resultados: o Avira ficou na frente: foi quem eliminou o maior número de pragas virtuais. Em seguida, veio o Microsoft Essentials. Em terceiro lugar ficou o Avast. AVG e Comodo ficaram na lanterna e deixaram passar um bom número de vírus e outros bichos...
Recursos adicionais: Eles podem ser adicionais, mas acabaram decidindo a disputa desse laboratório digital. Se fôssemos levar em conta apenas a capacidade de eliminar pragas virtuais, Avira e Microsoft ficariam na ponta. Mas, outros detalhes precisam entrar na conta. E aí, o Avast sobrou. Ele é quem tem a melhor integração com os navegadores de internet e com outros programas, como os comunicadores instantâneos, por exemplo. Além disso, ele traz uma tecnologia relativamente nova chamada Sandbox – que é uma importante ferramenta para evitar contaminações. Logo depois do Avast no quesito recursos adicionais, ficou o Comodo – que até traz um firewall integrado, coisa que o Avast não oferece. O AVG ficou no meio do caminho, enquanto o Avira e o Microsoft perderam vários pontos por não oferecerem praticamente nenhum recurso adicional.
Conclusão: Decisão difícil e apertada! Mas, somando pontos fracos e fortes, a escolha do Olhar Digital é o Avast. Ele venceu por conta da boa eficácia na eliminação das pragas, da ótima interface, do ótimo desempenho – ele não prejudica as outras atividades do micro – e dos recursos adicionais. Só falta mesmo ao Avast um firewall integrado. Ainda assim, podemos afirmar com certeza: ele é a melhor opção entre os antivírus gratuitos.
Como você já sabe, aqui você encontra uma análise mais detalhada dos antivírus, com muito mais informação. Aproveite para dar uma olhada numa matéria que explica o que a tecnologia Sandbox que alguns antivírus oferecem. Acesse e confira.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/qual_o_melhor_antivirus_gratuito_veja_nossa_comparacao

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Claro adere ao PNBL e anuncia banda larga a R$ 29,90 por mês

A Claro aderiu ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do governo federal e anunciou hoje (24/8) um pacote de 3G popular por 29,90 reais por mês, já com impostos incluídos. O serviço terá velocidade de  1 Megabit por segundo (Mbps).

A oferta foi anunciada após encontro na tarde de hoje entre o presidente da empresa, Carlos Zenteno e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. De acordo com Zenteno, o serviço estará disponível pelo mesmo preço em todas as cidades onde a Claro está presente.

O acesso ao plano especial da Claro para o PNBL será via modem, que terá de ser adquirido separadamente. Segundo Carlos Zenteno, a Claro já atende 515 municípios com acesso 3G e a empresa assumiu o compromisso de estender o serviço para 1017 cidades até o fim deste ano.

Em julho, a empresa TIM também fechou uma parceria para oferecer banda larga popular a partir de setembro. O acesso com velocidade de 1 Mbps a 35 reais por mês será oferecido primeiramente às localidades de Samambaia e Recanto das Emas, no Distrito Federal, e de Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto, em Goiás.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2011/08/24/claro-adere-ao-pnbl-e-anuncia-banda-larga-a-r-29-90-por-mes/

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Usando o Windows ReadyBoost para melhorar o desempenho do PC

Windows ReadyBoost ajudando no desempenho do Windows.
Windows ReadyBoost ajudando no desempenho do Windows.

O ReadyBoost foi desenvolvido para ajudar quando a memória do PC for insuficiente. Pouca memória pode tornar o computador lento porque o Windows, que precisa de um local para manter os dados, recorre à unidade de disco rígido, usando o arquivo de paginação (memória virtual) quando a memória RAM está próxima do uso máximo. Pen drives, cartões de memória e outros discos removíveis geralmente são mais rápidos, e, por isso, são opções melhores (quando disponíveis). O recurso pode ser acessado a partir das propriedades do dispositivo, em Computador, na guia ReadyBoost. Ali você poderá escolher a quantidade de memória que será dedicada, clicando em Usar este dispositivo ou então usar a opção Dedicar este dispositivo ao ReadyBoost, para que ele use toda a memória livre.

Dicas e observações:

  • O Windows ReadyBoost pode ser usado com até oito dispositivos e conseguir um aumento de até 256 GB na memória (sendo no máximo 32 GB por dispositivo – 8 x 32 = 256)
  • Os dispositivos devem ter no mínimo 1 GB para poderem ser usados.
  • Para que haja um aumento realmente significativo na performance do Windows, use uma unidade flash ou cartão de memória com um espaço disponível que seja pelo menos o dobro da quantidade de memória (RAM) no computador; o recomendado é o quádruplo da memória.
  • Para usar o ReadyBoost o pen drive ou qualquer outra unidade flash USB deve ser USB 2.0.
  • Dispositivos que fazem uso do antigo sistema de arquivos FAT32 não podem armazenar mais de 4 GB de memória e, consequentemente, não podem usar mais de 4 GB para o recurso.
  • Há vários tipos diferentes de cartões de memória, como CompactFlash e Secure Digital (SD). A maioria deles funciona com o ReadyBoost. Alguns cartões de memória SD não funcionam bem com o ReadyBoost devido a problemas com a interface do cartão SD. O sistema exibirá uma mensagem de erro se você tentar usar um desses cartões.
O ReadyBoost não faz milagre nem substitui a adição de memória RAM, apenas dá uma força na hora do aperto. O recomendado é que você compre mais memória RAM e acelere seu computador de um jeito mais fácil (e permanente).
 
Fonte: http://www.guiadopc.com.br/dicas/19229/usando-windows-readyboost-melhorar-desempenho-pc.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+guiadopc+%28Guia+do+PC%29

Anatel promete metas de qualidade para 3G ainda este ano

Promessa é de técnico da agência que está participando de audiência pública convocada pela Câmara dos Deputados, em Brasília.

O gerente-geral de Comunicações Pessoais Terrestres da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, disse que a agência vai instituir metas de qualidade para o serviço de banda larga móvel (3G) ainda neste ano. Hoje, não há metas de qualidade para o serviço 3G, apenas para a telefonia celular.

As novas regras vão constar do novo regulamento do serviço móvel. Segundo Ramos, entre as metas deve constar a taxa de cumprimento efetivo da velocidade contratada. O técnico da Anatel participa de audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados sobre a qualidade da telefonia celular e da internet móvel no País, que está sendo realizada em Brasília.

Ramos informou ainda que a Anatel instaura, anualmente, os chamados Procedimentos para Apuração de Descumprimento de Obrigações (Pado), instituindo multas para as operadoras. Porém, segundo ele, há dificuldade para o efetivo pagamento das multas, devido ao grande número de recursos. “A Câmara poderia fortalecer as ferramentas do órgão regulador na imposição das multas aplicadas”, disse.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2011/08/17/anatel-promete-metas-de-qualidade-para-3g-ainda-este-ano/

Browsers: Três motivos para baixar o Firefox 6

Graças às mais de mil alterações no software, nova versão está mais rápida na inicialização e mais segura na navegação.

Em relação ao antecessor, o Firefox 6 ganhou mais de mil alterações – a maior evolução está na parte interna do software. Ainda assim, poucos motivos já justificam a atualização. Bastam três deles:

Velocidade
De acordo com a Fundação Mozilla, o tempo de inicialização do navegador está bem menor que o do antecessor, principalmente se o usuário tiver o costume de utilizar o recurso Panorama – que facilita a organização das abas.

Qualquer melhoria em relação ao instável desempenho do Firefox 5 já é uma ótima notícia, mas, a rigor, não devemos ser tão otimistas. Quando avaliado por um programa de benchmarking como o Peacekeeper, o recente modelo se mostrou mais lento que seu predecessor para abrir códigos JavaScript.

O software deu nota 4572 ao Firefox 6, menor, portanto, que os 4733 pontos da versão anterior. Para efeito de comparação, o Internet Explorer 9 obteve 4830 e o Chrome, 8400. Vale lembrar, no entanto, que a avaliação feita pelo programa nem sempre reflete na experiência do usuário. Por vezes, apesar da má nota, a impressão que fica é que o browser progrediu em termos de velocidade.

Barra de endereços
Outra boa razão para instalar o update do Firefox é o modo como ele exibe as URLs na barra de endereços. A alteração é pequena, mas facilita a visualização. Em http://www.mozilla.com/en-US/firefox/6.0/releasenotes/, por exemplo, o trecho www.mozilla.com seria destacado.

O recurso já existe há algum tempo no IE e no Chrome. Por mais simples que pareça, facilita muito na hora de identificar a página desejada ou reconhecer rapidamente se ela é legítima – ou seja, se não contém um domínio suspeito.

Segurança
A proteção do browser foi aprimorada, graças às novas opções quanto às permissões dadas aos sites. Ao digitar na barra de endereços “about:permissions”, o usuário poderá configurar quais páginas poderão coletar cookies ou exibir pop-ups, por exemplo.

A grande diferença é que o Firefox 6, dessa maneira, deixa o controle nas mãos do internauta. Ele pode personalizar ainda mais sua navegação, escolhendo os portais em que confia, e quais devem ser tratados com cuidado. Assim, as chances de a máquina ser infectada por um código malicioso – ao abrir uma página comprometedora – ficam menores.
Caso você tenha o Firefox instalado, não se preocupe: irá receber – se ainda não recebeu – um alerta para atualizá-lo. Se estiver disposto a dar uma chance ao software da Mozilla, basta visitar esta página para baixá-lo.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/08/17/browsers-tres-motivos-para-baixar-o-firefox-6

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Seis formas para reaproveitar um notebook antigo

Você tem em casa um velho notebook que está encostado porque não dá mais conta do dia-a-dia? Com alguns upgrades rápidos de hardware e software você pode trazê-lo de volta à vida, e quem sabe evitar gastar mais dinheiro com uma máquina nova.

Não esqueça o backup!
Não custa lembrar: antes que fazer qualquer mudança em seu notebook, seja de hardware ou software, faça um backup de todos os arquivos importantes (especialmente os insubstituíveis, como fotos e vídeos das férias, e-mails antigos e documentos) em um HD externo. 

Hardware: três upgrades fáceis
Instale mais memória: a forma mais fácil, rápida e barata de aumentar o desempenho de qualquer PC é adicionar mais memória. Se seu notebook tem apenas 512 MB de RAM, por exemplo, um upgrade para 1 GB pode deixá-lo até 30% mais rápido.

Memória é barata (um pente de 1 GB para notebooks custa cerca de R$ 50) e essencial para rodar sistemas operacionais mais novos como o Windows 7, portanto recomendo que você instale o máximo que sua máquina suportar. Use o Configurador de Memória no site da Kingston para descobrir qual o limite de seu notebook, e que tipo de memória usar.
ram_sodimm-360px.jpg
Módulos de memória SO-DIMM: baratos, e aumentam o desempenho do PC

Troque o HD: um novo HD não vai lhe dar apenas mais espaço em disco, mas também pode melhorar o desempenho do computador. Discos mais antigos costumam funcionar a 4.200 RPM, velocidade considerada baixa hoje em dia. Um disco de 5.400 ou 7.200 RPM vai tornar o acesso às informações mais rápido, e produzir uma diferença notável na inicialização, cópia de arquivos e uso geral.
 
Assim como a RAM, instale o HD com a maior capacidade que você puder encontrar. Mas antes de comprar, verifique qual o tipo de HD seu notebook usa: dê uma olhada no próprio disco, anote a marca e o número do modelo e confira as especificações no site do fabricante. Notebooks geralmente usam HDs de 2.5 polegadas (popularmente conhecidos como “HD de Notebook), mas a interface pode variar: máquinas produzidas antes de 2006 provavelmente usam discos com interface IDE, enquanto as mais recentes usam discos SATA.
A troca geralmente pode ser feita em minutos e basicamente consiste em remover uma tampa na parte de baixo de seu notebook, tirar um ou dois parafusos, desencaixar o HD antigo do conector e colocar o novo no lugar. Os detalhes variam de máquina para máquina, consulte o manual ou faça uma busca na internet pelo nome do modelo mais a palavra “desmontar” ou “dissassembly”.

Troque a bateria: baterias tem um ciclo de vida pré-definido, e com o tempo perdem a capacidade de reter a carga. A solução é comprar uma nova bateria, que pode ser encontrada no site do fabricante ou em assistências técnicas autorizadas. Os preços variam conforme o modelo, idade e até popularidade da máquina: baterias para um modelo relativamente obscuro que saiu de linha há 4 anos serão mais difíceis de encontrar, e mais caras. 

Software: escolha seu sistema operacional
Reinstale o Windows: com o tempo o Windows vai ficando mais “pesado”, resultado de resíduos deixados para trás por programas desinstalados, fragmentação do disco, atualizações passadas e desgaste do dia-a-dia. A melhor forma de resolver o problema é usar o CD de recuperação do sistema que veio com seu notebook para reinstalar o Windows e deixá-lo como no dia em que saiu da fábrica. 

O problema é que isso irá instalar também todos aqueles softwares indesejados que o fabricante resolveu incluir com a máquina (como versões de demonstração de jogos, anti-vírus e pacotes office). para removê-los você pode usar utilitários como o Revo Uninstaller Portable, que é gratuito, ou o Total Uninstall (US$ 30), que tem mais recursos, funciona em programas de 64 Bits e lida até com desinstalações que requerem uma reinicialização. E se você quiser uma solução mais automática, experimente o PC Decrapifier.

Atualize para o Windows 7: se seu notebook ainda roda o Windows XP ou o Vista, migre para o Windows 7 (se possível) para conseguir desempenho muito melhor. A Microsoft oferece uma ferramenta gratuita chamada Windows 7 Upgrade Advisor que ajuda a determinar se seu notebook pode ou não rodar o sistema. Talvez você tenha de fazer os upgrades de RAM (1 GB é o mínimo, mas recomendamos 2 GB) e HD que mencionamos.

Sim, sabemos que uma cópia do Windows 7 Home Basic custa mais de R$ 200, e que isso não é barato. E de fato, se você quer usar o notebook esporadicamente como uma máquina secundária ele pode não valer a pena. Mas se você pretende usar a máquina diariamente, tenha em mente que o Windows 7 já provou rodar bem mesmo em notebooks mais antigos e netbooks, e tem uma tonelada de novos recursos para conexão a redes, organização de documentos, segurança e mais.

Experimente o Linux: quer um sistema operacional leve, seguro e grátis? Experimente uma das muitas versões (ou “distribuições) do Linux disponíveis. Para os iniciantes recomendamos o Ubuntu, a distribuição mais popular na atualidade.

ubuntu_11_04-360px.jpg
Ubuntu: uma das distribuições Linux mais populares da atualidade
 
Ele não só é fácil de instalar, como vem com quase todo software de que você pode precisar no dia-a-dia, como navegador, pacote office, media player, editor de imagens e mais. E se você quer apenas experimentar em vez de migrar, pode instalá-lo lado-a-lado com o Windows ou rodar o sistema a partir de um pendrive ou CD sem instalar nada no HD de seu notebook. Já dissemos que é grátis?

Outra alternativa é o Jolicloud, um sistema operacional também baseado em Linux que combina serviços na “nuvem” (como o Google Docs) com aplicativos locais, dando ao usuário o melhor dos dois mundos. O conceito (tirar o máximo proveito de serviços online) é similar ao do Chrome OS, mas a implementação é menos radical já que você ainda pode instalar programas e usá-los mesmo quando seu computador estiver offline.

O Jolicloud foi desenvolvido para netbooks, então roda bem em notebooks mais antigos e com menos poder de processamento. E assim como o Ubuntu, pode ser instalado lado-a-lado com o Windows, ou executado a partir de um CD ou pendrive se você quiser experimentar.

E o que fazer com um notebook antigo?
Há várias formas de reaproveitar uma máquina. Você pode deixá-la de prontidão como um “backup” para quando seu PC falhar, colocá-la na cozinha para ler receitas e notícias na hora do café, dar para as crianças se divertirem com vídeos do YouTube e joguinhos, doá-la para caridade e muito mais.

Recentemente transformei um velho notebook que tinha uma bateria morta, teclado com mau-contato e monitor que não funcionava em um desktop simples. A máquina fica numa mesa ligada à tomada (dispensando uma bateria nova), com um teclado e mouse sem fio e ligada a um monitor de 19”.

Com um processador Intel Core 2 Duo de 2 GHz, 2 GB de RAM e 120 GB de espaço em disco, ela é mais do que suficiente para navegar na web, editar texto, assistir vídeos no YouTube e rodar jogos simples (Spelunky é um sucesso com as crianças). E como eu já tinha monitor, teclado e mouse em casa, o único custo foram os pentes de memória. Bem melhor do que jogar o computador fora.

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/08/09/seis-formas-para-reaproveitar-um-notebook-antigo/

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Nova versão do Chrome promete abrir páginas num piscar de olhos

Navegador agora conta com visualização de impressão e o recurso Instant Pages, que promete carregar as páginas quase instantaneamente.

A Google liberou a nova versão de seu navegador, o Chrome. Essa é a 13ª atualização do software, um número impressionante, já que ele foi lançado no fim de 2008.

As mudanças, como sempre, são sutis. A principal chega para suprir uma falha que, desde o primeiro modelo, os usuários vinham pedindo para ser corrigida: visualização de impressão. A boa notícia é que ela funciona também com arquivos PDF, que são abertos pelo browser sem que nenhum programa adicional seja necessário. O recurso, porém, ainda não chegou ao Mac OS X, mas, segundo comunicado no blog oficial, isso não deverá a acontecer.


Outra função destacada pela Google é o Instant Pages (Páginas Instantâneas). Segundo a companhia, ao fazer uma pesquisa em seu motor de busca, o primeiro resultado será carregado automaticamente – quando ela achar que a página em questão é a que o internauta procura. Assim, quando o link for selecionado, aparecerá instantaneamente.

Por último, a barra de endereços – omnibox – foi aprimorada. Segundo a gigante, ela está mais esperta, ou seja, mais eficiente na hora de identificar o que o usuário deseja – buscar por uma palavra ou recuperar uma página do histórico.

Para quem já possui o navegador, a atualização será instalada automaticamente. Se você quiser baixá-lo, acesse o portal oficial. Há versões para Windows, Mac OS X e Linux.

De acordo com o instituto Net Applications, o Chrome possui 13,4% do mercado de navegadores. Está trás, portanto, do Internet Explorer, com 52,7%, e do Firefox, com 21,4%, mas à frente do Safari, que tem 8,1%.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/08/02/nova-versao-do-chrome-promete-abrir-paginas-num-piscar-de-olhos/

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Concorrente do Skype, serviço de telefonia do Google chega ao Brasil

Os internautas brasileiros terão acesso, a partir desta terça-feira, ao serviço de ligações telefônicas via internet do Google. O produto, que estava disponível apenas para usuários nos Estados Unidos desde 2010, foi expandido para mais de 150 países, inclusive o Brasil.

Para acessar o serviço de voz sobre IP (VoIP) do Google, é necessário instalar um plugin e ser usuário do Gmail. Ligações de usuário para usuário são gratuitas, assim como ligações feitas entre dois telefones fixos nos Estados Unidos. Brasileiros precisam comprar crédito e pagar valores a partir de US$ 0,01 por ligação.

Para telefones brasileiros, o custo por minuto é de US$ 0,03 (cerca de R$ 0,05) para linhas fixas e US$ 0,15 (ou R$ 0,23) para celular. No Skype, o custo é de R$ 0,07 nas ligações para linha fixa e R$ 0,49 para celular.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/08/concorrente-do-skype-servico-de-telefonia-do-google-chega-ao-brasil.html