Pesquisar este blog

sábado, 29 de outubro de 2011

Provedor terá que garantir banda larga veloz

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje índices obrigatórios de velocidade mínima e velocidade média de internet rápida para reduzir o tormento de milhões de consumidores que recebem apenas 10% da velocidade contratada.


Pelas novas regras, as companhias terão de garantir 20% de velocidade mínima e 60% de média no prazo de 12 meses, antecipou à Agência Estado o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, antes do anúncio oficial da Anatel. Dentro de 24 meses, esses porcentuais subirão para 30% e 70%, respectivamente. Em 36 meses os índices alcançarão 40% para velocidade mínima e 80% para velocidade média.


As velocidades terão de ser cumpridas no período de maior tráfego de dados, que ocorre das 10h às 22h. “Serão usados os mesmos parâmetros para banda larga fixa e móvel. As empresas terão que fazer grandes investimentos”, ressaltou Bernardo.


Os regulamentos de qualidade da telefonia fixa e da telefonia móvel cumprem determinação da presidente da República, Dilma Rousseff, que fixou em 31 de outubro o prazo para que a Anatel aprovasse as novas regras, que serão aplicadas, inclusive, no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).


Pelas novas regras, as operadoras também terão de cumprir requisitos mínimos de disponibilidade mensal do serviço. No caso da banda larga fixa, a internet terá de estar disponível 99% do período, para a internet móvel, o índice será de 98%.


Além disso, no caso da banda larga móvel, a taxa de queda do acesso deve ser inferior a 5% no mês.


Os regulamentos também trazem outras novidades, relacionadas à publicidade e à transparência do serviço. As empresas terão, por exemplo, a obrigação de tornar disponível em seus sites um software de medição disponível da velocidade da internet.

As prestadoras e a própria Anatel deverão dar publicidade aos dados coletados em seus portais na internet e as operadoras terão ainda que elaborar uma cartilha informativa com todas as metas de qualidade, que devem ser entregues a todos os assinantes dos serviços.


Por fim, foram fixadas ainda metas relacionadas ao número de reclamações dos consumidores. Conforme os regulamento, o volume de queixas de usuários não poderão ser superiores a 6% da base total de clientes nos 12 primeiros meses de vigência das novas regras.


Em 24 meses esse porcentual cairá para 4% e, depois desse período, será de 2%.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/provedor-tera-que-garantir-banda-larga-veloz-27102011-43.shl

domingo, 23 de outubro de 2011

Torpedo Free – SMS Gratuitos

Está certo. As tarifas das ligações para celular estão caindo com o passar do tempo. Mas se cair ainda mais ou ficar de graça, a gente agradece. Se você pensa assim, então já pode começar a agradecer ao site Torpedo Free. Lá você vai ter acesso a um aplicativo que promete mandar mensagens via SMS para telefones das principais operadoras do Brasil.
Torpedo Free   SMS Gratuitos
O Torpedo Free envia mensagens para celulares da Tim, Claro, Oi, Vivo, Nextel e CTBC. Segundo os desenvolvedores do projeto, o sistema de envio é fácil e descomplicado.

Como enviar SMS grátis no Torpedo Free

Ao entrar na página do serviço (que está no final deste artigo), você vai se deparar com um formulário. Lá vai ter a operadora de telefone, o número de destino (incluindo DDD), a mensagem, o espaço para você colocar o seu nome e telefone, um campo de confirmação e uma caixa onde você afirma que concorda com os termos de serviço. Você só vai ter de preencher estes campos e está feito. O torpedo será enviado de forma gratuita. Ótimo para quem quer poupar um dinheirinho.

Site: http://www.torpedofree.com/

Ative o modo Deus no Windows 7

Há algum tempo, apareceu na net uma dica muito interessante para quem é usuário do sistema operacional Windows 7: a de conseguir ter acesso a todas as pastas e funções do computador através de um atalho só. Este modo é chamado de Modo Deus (em inglês God Mod) e é ativado seguindo alguns caminhos que o post vai ensinar na postagem de hoje.
Ative o modo Deus no Windows 7

Como ativar o Modo Deus (God Mod)

1 – Crie uma pasta no Desktop. Utilize um nome referência como “modo Deus”.

2 – Depois selecione a pasta e clique F2. Após isto insira o seguinte código: GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

3 – Pronto. Agora todos os itens de configuração estão acessíveis de um lugar só para você. Ou seja, tudo o que você quiser acessar de configuração está disponível nesta pasta.
Com certeza, isto vai ajudar na sua experiência como usuário do Windows 7.Detalhe: não tente fazer este truque em outra versão do Windows, pois pode causar instabilidades no sistema. Vale lembrar que quaisquer configurações que você mexer no modo Deus também pode causar problemas no sistema. Por isso, pondere se é interessante manter uma pasta tão importante no desktop.

Fonte: http://www.downgratis.com/tutoriais/ative-o-modo-deus-no-windows-7/

sábado, 15 de outubro de 2011

Prepare-se para o início do horário de verão

O horário de verão começa às 00:00 deste domingo, 16 de Outubro, e todos os relógios devem ser adiantados em uma hora. A maioria dos PCs com Windows deve ajustar o relógio automaticamente, então a princípio você não deveria se preocupar. Mas é sempre bom verificar se está tudo OK em seu micro para não ser pego de surpresa.

Em um PC com o Windows Vista ou 7, basta clicar sobre o relógio na bandeja do sistema, no canto inferior direito da tela. Logo abaixo do calendário deve surgir a mensagem: "O Horário de Verão começa no(a) domingo, 16 de outubro de 2011 às  00:00. O relógio está configurado para adiantar 1 hora nesse momento".

horario_verao_inicio-360px.jpg
Se seu micro mostrar esta mensagem, tudo está certo. Mas se ela não aparecer você precisará instalar uma correção do Windows chamada KB2570791, que foi lançada em Agosto deste ano. A instalação é gratuita, e pode ser feita via Windows Update. Clique em Iniciar, digite Windows Update no campo de busca e tecle Enter.

Se houver atualizações disponíveis para seu computador você verá uma janela com um alerta dizendo Instalar atualizações para seu computador. Clique no botão Instalar atualizações e aguarde o download e instalação. Pode ser necessário reiniciar o computador ao final do processo.

A Microsoft tem uma página que explica em mais detalhes o processo de ajuste do relógio, com instruções de como habilitar a atualização automática.

No Smartphone
Manter o smartphone Android na hora certa também é fácil. Vá em Configurações / Data e Hora. Certifique-se de que o Fuso Horário está correto: ele deve ser “GMT -03:00, Horário de Brasília”. Marque a opção Automático - Usar valores fornecidos pela rede e pronto. O horário será ajustado automaticamente no momento da mudança.

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/10/14/prepare-se-para-o-inicio-do-horario-de-verao/

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Como fazer a bateria de sua câmera durar mais

Você já perdeu uma ótima foto porque a bateria de sua câmera morreu sem aviso? Veja algumas dicas para fazê-la durar mais.
Se você já perdeu alguma foto porque a bateria de sua câmera “morreu” sem aviso, sabe como isso é frustrante. Mas não se preocupe: siga as dicas a seguir para fazer ela durar mais e continuar fotografando por mais tempo.


Use o viewfinder: se sua câmera tem um LCD e um viewfinder (visor óptico), você pode economizar energia desligando o LCD e usando o viewfinder para compor as cenas. O LCD consome muita energia, especialmente os novos modelos de três polegadas.


Reveja as imagens depois: tente resistir à tentação de rever todas as fotos que tirou antes de chegar em casa. Novamente, usar o LCD por muito tempo aumenta o consumo de energia. Também recomendamos esperar até chegar em casa para apagar as fotos indesejadas, a não ser que o cartão de memória esteja quase sem espaço, porque o acesso a ele também consome bastante energia.


Diminua o tempo de exibição no LCD: outra forma de reduzir o consumo de energia é reduzir o tempo durante o qual a câmera mostra uma imagem recém-capturada. A maioria das câmeras exibe cada nova imagem por cerca de 5 segundos, mas muitas delas permitem reduzir o tempo, ou desligar completamente esta função. Você já entendeu o tema? Quanto menos você usar o LCD, mais tempo a bateria irá durar.

Use a economia de energia: se sua câmera tem um modo de economia de energia, ative-o. Assim, a câmera irá se desligar sozinha após um certo período de tempo se você se esquecer de fazer isso.


Desligue o autofoco contínuo: se você não está fotografando objetos em movimento, desligue o autofoco contínuo para economizar energia: neste modo a câmera usa constantemente um motor para mover a lente e manter a cena em foco. Use o foco manual se possível. 


Evite o flash automático: este sistema geralmente prevê direitinho quando a cena precisa de luz extra, mas não é perfeito. Se você está fotografando uma paisagem à noite, ou se está longe da cena, o flash terá efeito quase nenhum sobre a imagem final. Desligue-o. Um bônus: com isso, e com o passar do tempo, você irá aprender quando uma cena precisa ou não de flash, o que vai acabar levando a fotos melhores. Acredite.


Não deixe as baterias no frio: se você está fotografando em clima frio, irá descobrir que a bateria da câmera não dura tanto quando em climas mais amenos. Isso acontece porque a baixa temperatura deixa as reações químicas na bateria, que produzem a energia, mais lentas. Para evitar o problema, quando você não estiver fotografando mantenha a câmera “quentinha” no bolso do casaco ou junto ao seu corpo.


Cuide da bateria: se você vai guardar sua câmera por um longo período de tempo, remova a bateria. Se puder descarregá-la completamente antes disso, melhor ainda. Mas não a mantenha vaiza por muito tempo: tente carregá-la completamente e usá-la pelo menos uma vez por ano. Caso contrário ela pode “morrer” de vez.


Tenha extras: isso é para quando tudo o mais falhar: sempre carregue uma bateria de backup, carregada, para o caso da bateria principal se esgotar antes do tempo. Você pode encontrar pilhas e baterias extras para a sua câmera online, ou na mesma loja onde a adquiriu. 

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/10/10/como-fazer-a-bateria-de-sua-camera-durar-mais/

Windows 8 consumirá menos memória do que Windows 7, segundo Microsoft

A Microsoft prometeu: o Windows 8, ao contrário das últimas atualizações do sistema operacional da empresa, consumirá menos memória que o Windows 7. Uma demonstração, realizada na conferência de apresentação do Windows 8, em setembro, nos Estados Unidos, mostrou que enquanto o atual sistema exigia 404MB de RAM para funcionar, a versão 8 consumia apenas 281MB. Steven Sinofsky, Presidente da Divisão Windows da empresa, detalhou, no blog de desenvolvimento do sistema, as mudanças que permitirão que o novo Windows seja mais leve que o anterior.

O novo sistema contará com um gerenciador de memória que detectará itens duplicados e deixará apenas um rodando, além de definir prioridades para os programas (um browser ou um editor de texto têm mais prioridade que o antivírus, por exemplo). Alguns serviços rodarão com menos frequência e não ficarão ativos continuamente na memória, como, por exemplo, o Windows Update, que rodará apenas em ocasiões específicas.

Inicialmente, a Microsoft planejava que o Windows 8 tivesse o mesmo uso de memória do Windows 7. Porém, para adaptar o sistema para tablets, a empresa decidiu diminuir o consumo, tornando o Windows 8 mais leve que seu antecessor. Além disso, ela também espera que donos de computadores comprados antes do lançamento do Windows 7 consigam manter suas máquinas e atualizar para o novo sistema em vez de precisar comprar um novo aparelho.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/windows_8_consumira_menos_memoria_do_que_windows_7_segundo_microsoft

Comunidades do Orkut devem sofrer mudanças ainda hoje

Para tentar se manter entre as maiores redes sociais da atualidade, o Orkut vai passar por algumas alterações a partir desta segunda-feira (10/10). O anúncio foi feito no Fórum de Ajuda do site pelos desenvolvedores da página, e divulgado pelo blog Google Discovery.

Uma usuária do fórum chamada Natália, que é funcionária da empresa e Guia do Orkut, explica que as mudanças ainda estão em fase de testes e, a princípio, apenas algumas comunidades vão receber as atualizações. Hoje foi disponibilizado um modelo experimental da nova interface feito para os donos das páginas iniciarem os testes. Segundo Natália, a nova versão, aos poucos, vai chegar a todas as comunidades, consideradas o maior atrativo do site.

Veja algumas das novidades anunciadas pela equipe do Orkut:

- Aproveitar um design melhor e mais rápido, incluindo uma visualização de enquetes bem mais divertida;
- Seguir as comunidades que você mais gosta e receber uma mensagem nas suas atualizações sempre que um novo tópico for criado (como acontece hoje com a Orkut Brasil);
- Adicionar vídeos na descrição da comunidade;
- Ver a foto da pessoa que criar ou responder a algum tópico;
- Responder a tópicos e enquetes sem que o usuário seja direcionado para uma nova página;
- Realizar ações em massa em comunidades que você possui ou modera.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/comunidades_do_orkut_devem_sofrer_mudancas_ainda_hoje

sábado, 8 de outubro de 2011

Veja a lista das cidades atendidas pelo plano popular de banda larga

O Ministério das Comunicações divulgou nesta sexta-feira (7/10) a lista de cidades que serão beneficiadas pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). O projeto vai oferecer internet banda larga a R$ 35 reais mensais.

A princípio, 344 municípios em 18 estados brasileiros terão acesso ao serviço, que será fornecido pelas operadoras participantes em suas respectivas áreas de atuação. As empresas que estão vendendo o plano são Oi, Telefônica, CTBC e Serecomtel com conexão de 1 megabit por segundo.

Com isso, o governo prevê que até 2014 todos os municípios do Brasil tenham a oferta de internet popular em alta velocidade.

Os dados sobre as localidades atendidas podem ser consultados no site do Ministério das Comunicações. A lista de cobertura de municípios será atualizada a cada seis meses pelas companhias que firmaram um acordo com o Ministério das Comunicações.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/veja_a_lista_das_cidades_atendidas_pelo_plano_popular_de_banda_larga

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Orkut lança recursos para facilitar interações entre usuários

Novidades incluem adição de página chamada Conversas, que traz seus scraps mais recentes; site da Google diz que mudanças chegam nos próximos dias.

O Orkut anunciou a chegada de novos recursos para melhorar as interações entre seus usuários. A principal mudança é a criação da página “Conversas”, que mostrará os seus scraps mais recentes, assim como as respostas e comentários enviados nas conversas que você participa.

Outra novidade da rede social mais brasileira do mundo é a adição de uma marcação para os itens ainda não lidos. Com isso, você verá um pequeno ícone na lateral das seções conversas, lembretes e scraps, que avisarão quando houver novos itens. 

Com essas alterações, o site da Google também tirou a faixa amarela que ficava no topo da sua página inicial com lembretes e deixou de mostrar os comentários feitos nos scraps enviados pro você – agora eles estarão disponíveis na página Conversas, que só pode ser vista por você.
De acordo com a equipe do Orkut, as mudanças chegarão a todos os usuários ao longo dos próximos dias.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/10/04/orkut-lanca-recursos-para-facilitar-interacoes-entre-usuarios/

Hotmail sofrerá algumas mudanças em outubro

A Microsoft anunciou recentemente algumas mudanças no seu webmail. Depois de um ano, quando o Windows Live Hotmail teve a sua mudança visual para a interface da Windows Live Wave 4, o serviço ganhará novas funcionalidades.

Windows Live Hotmail.
Windows Live Hotmail.

“Nós ouvimos e aprendemos. Reconstruímos o Hotmail do zero”, diz o convite enviado a alguns jornalistas.

Entre as novidades, algumas funções originárias do Outlook, como as categorias, que funcionam mais ou menos como os marcadores do Gmail. O e-mail também ganhou pequenos ícones na lista de mensagens que permitem deletar, sinalizar e limpar mensagens sem selecioná-las ou abri-las. Uma nova limpeza agendada age como um filtro, removendo mensagens de certos destinatários (como newsletters) alguns dias depois de recebidas. E, para ficar mais seguro, o Hotmail terá SSL ativado por padrão.

Gráfico: O que realmente há nas caixas de entrada.
Gráfico: O que realmente há nas caixas de entrada.
 
Segundo o post da Microsoft no blog Inside Windows Live, os índices de spam verdadeiro em caixas de entrada é de apenas 3%, graças ao filtro SmartScreen. Porém 75% dos e-mails marcados como “spam” pelos usuários do serviço não são mensagens não-solicitadas, e sim newsletters legítimas, ofertas e notificações, que geralmente são assinadas em algum lugar pelo indivíduo. Para a Microsoft, esse tipo de e-mail foi apelidado de graymail, ou e-mail cinza. 

O que é o graymail?

O problema com a caixa de entrada atualmente é a facilidade para obter e-mails indesejados. Newsletters que você se inscreveu e se esqueceu (mas continua recebendo), ou newsletters que você começa a receber quando você entra em um novo serviço (geralmente esquecendo de desmarcar a caixa “me enviar centenas de e-mails”). Ou até mesmo as atualizações que você acompanha de uma rede social ou site. O que realmente caracteriza um graymail é que a mesma mensagem que uma pessoa pensa que é “spam” pode ser realmente importante para outra pessoa.

Para evitar esses tipos de confusão, o Hotmail lançou uma categoria especial de e-mails, as newsletters. Ela funcionará como as categorias de documentos do Office, mensagens com fotos, e notificações de recebimento. O usuário poderá ajudar a Microsoft a detectar e-mails que realmente são newsletters, marcando determinadas mensagens como tal.

Se o indivíduo não quiser mais receber uma newsletter, ele pode excluir seu e-mail da lista de recebimento, geralmente clicando em um pequeno link na parte inferior da mensagem. E, graças ao Hotmail, você poderá “desinscrever-se” de uma lista de endereçamento com um clique.

Para as pessoas com muitas newsletters, o Hotmail terá outra novidade: a Limpeza Programada. Alguns newsletters são válidos apenas para uma determinada data, semana ou mês. A Limpeza Programada apaga as mensagens antigas que se tornaram inválidas, e mantém a cópia mais recente.

Aplicativo para Android

A Microsoft tem usuários dos seus serviços que os acessam a partir de celulares, com sistemas operacionais de outras empresas, inclusive. Pensando nisso, ela voltou seus olhos para o Android com um aplicativo específico para usuários do Hotmail.

O aplicativo traz notificações push para novos e-mails (alerta de novas mensagens imediatas), bem como também possui suporte ao uso de múltiplas contas do Hotmail. Se você não gosta de gastar banda do seu 3G com o push, é possível escolher em quais horários o aplicativo deve sincronizar as mensagens, contatos e eventos com os servidores da Microsoft.

O aplicativo pode ser baixado no Android Market e é compatível com Android 2.1 e mais recentes.

Fonte: http://www.guiadopc.com.br/noticias/20383/hotmail-sofrera-algumas-mudancas-outubro.html

 


Jobs entra para a história da tecnologia

 
Mesmo sem ser realmente surpresa, a morte de Steve Jobs, nesta quarta-feira, causou comoção no mundo da tecnologia. Jobs morreu aos 56 anos, depois de uma longa luta contra o câncer e um mês e meio depois de renunciar ao posto de CEO da Apple. 

A empresa que ele fundou o homenageou com uma grande foto em seu site na web e uma mensagem onde ele é chamado de “ser humano impressionante” e “gênio visionário e criativo”.  Tratando-se de Jobs, essas palavras não parecem exageradas.

A família de Jobs também divulgou um comunicado em que diz que ele morreu tranquilo na companhia dos parentes próximos. Já o CEO da Apple Tim Cook enviou uma mensagem aos empregados da companhia comunicando a morte do fundador e dizendo que haverá uma celebração em breve na empresa.

Revoluções
Steve Jobs certamente teve altos e baixos ao longo da vida. Mas, desde que voltou à Apple, em 1996, até o dia em que renunciou ao cargo de CEO, em agosto deste ano, sua carreira foi uma sucessão de lances brilhantes e audaciosos. Sob seu comando, a Apple viabilizou o mercado de música digital por meio do iPod e do iTunes, redefiniu o conceito de smartphone com o iPhone e inaugurou a era dos tablets com o iPad.

E  mesmo antes de tudo isso acontecer, ele já era parte da história. A fundação da Apple numa garagem, a criação do Apple II, em 1977, e a do Macintosh, em 1984, tiveram impacto profundo na então nascente indústria de computadores pessoais. Sua obsessão pelo design resultou em produtos elegantes e funcionais que marcaram tendências.

O fim
A morte de Jobs aconteceu depois de mais de sete anos de luta contra o câncer. Ele passou por uma cirurgia no pâncreas em 2004 e por um transplante de fígado em 2009. Mesmo vítima de uma doença tão grave, ele permaneceu o quanto pode à frente da Apple. Ao renunciar ao posto de CEO, em agosto, ele admitiu que não tinha mais condições de cumprir as obrigações do cargo. A mensagem em que anunciou a renúncia foi sua última comunicação pública.

Bill Gates, o fundador da Microsoft, divulgou uma mensagem em que diz estar “verdadeiramente triste” pela morte de Steve Jobs. Ele observa que conhecia Jobs havia quase 30 anos. “Fomos colegas, concorrentes e amigos ao longo de mais da metade das nossas vidas. O mundo raramente vê alguém que provoca um impacto como o que Steve provocou. Os efeitos serão sentidos por muitas gerações no futuro” diz. De fato, quando alguém for estudar a história do início do século XXI, no futuro, Jobs estará entre os protagonistas

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/mercado/jobs-entra-para-a-historia-da-tecnologia-05102011-83.shl