Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vão faltar HDs e os preços dos computadores devem subir

A produção de unidades de disco para computadores deve cair 30% por causa da inundação que paralisou fábricas na Tailândia no início do mês

HD da Western Digital
Western Digital e Toshiba, dois dos principais fabricantes de HDs, tiveram fábricas inundadas

Você vai comprar um notebook ou um PC de mesa neste fim de ano? Então corra. As enchentes que danificaram fábricas na Tailândia no início do mês estão provocando falta de unidades de disco no mercado. Os preços desses dispositivos estão subindo e tendem a encarecer os computadores.
Um relatório divulgado pela empresa de pesquisas de mercado iSupply indica que a produção mundial de unidades de disco (também conhecidas como HDs, de “hard disks”) deve sofrer redução de 30%, de 175 milhões de unidades no terceiro trimestre para 125 milhões neste.
A inundação na Tailândia prejudicou dois dos principais fabricantes. A Western Digital, maior fabricante mundial, produz 60% dos seus HDs lá. No segundo trimestre, a empresa foi responsável por 32% da produção mundial. A Toshiba, quarto maior fabricante, tem metade da sua produção numa fábrica próxima à da Western Digital. As duas tiveram suas instalações alagadas.

A enchente também afetou companhias que fornecem partes para os HDs, como a japonesa Nidec, fabricante de 70% do motores usados nesses dispositivos. Por causa disso, a inundação acabou prejudicando também empresas que não tiveram suas fábricas alagadas, como a Seagate, segunda maior fabricante no mundo.

A Seagate deve fornecer entre 41 e 45 milhões de unidades neste trimestre, passando à frente da rival Western Digital – isso se não houver falta de componentes. A Nidec diz que já restabeleceu a produção numa das fábricas, e que está ampliando a capacidade na China e nas Filipinas para compensar a redução na Tailândia.
 
Ainda assim, a previsão é que a indústria de HDs só volte ao normal em março de 2012.  Dell e Apple são duas das companhias que já avisaram aos acionistas que podem ter seus resultados afetados pela falta de HDs, problema que deve afetar todos os fabricantes de PCs. As empresas menores podem ser mais prejudicadas, já que os grandes fabricantes tendem a ter tratamento preferencial dos fornecedores.

Ninguém se arrisca a prever quanto vai subir o preço dos HDs e nem qual será o efeito disso no custo dos PCs. O impacto não é imediato porque os fabricantes de PCs mantêm, em geral, estoques para um ou dois meses de produção. Na Europa, alguns preços de HDs chegaram a triplicar no varejo, mas esse aumento acentuado parece ter sido provocado pela corrida às lojas quando as notícias sobre a enchente circularam.

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/vao-faltar-hds-e-os-precos-dos-computadores-devem-subir

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TellFree – Telefone Online Grátis

Que tal ter a possibilidade de ligar para qualquer telefone fixo através do computador e não pagar nada por isso. Pois esta possibilidade é apresentada no sistema TellFree, disponibilizado pela empresa de telefonia IP de mesmo nome. Através do próprio site da empresa (que está no fim deste artigo) é possível fazer as ligações de graça para qualquer local do Brasil.

Como usar o sistema de ligações grátis da TellFree

Ao entrar no site da companhia, você vai ter que permitir o acesso do serviço ao seu Firewall. Outro item que você precisa ter é o Java instalado em seu computador. A partir daí vai aparecer um telefone na tela e é só clicar nos números no qual deseja ligar. Lembrando que mesmo que a ligação seja local, é preciso discar o DDD. E mesmo que a ligação não seja local, não se usa código de operadora.

Após isto, vai aparecer uma propaganda de 30 segundos do serviço. Depois  do merchandising, você tem exatamente 10 minutos para falar para qualquer telefone. A qualidade de ligação é perfeita para quem tem internet com mais de 256k e pode ser realizada mais de uma vez seguida. Aproveite esta dica para ligar para aquele amigo que está distante.

Informações:

Idioma: Português;;
Licença:
Grátis;
http://www.tellfree.com.br/Compra/TelefoniaIP.aspx

Fonte: http://www.downgratis.com/dicas/tellfree/

Instalação do Windows 8 será ainda mais rápida

E as novidades referentes ao Windows 8 vindas diretamente de Redmond continuam a chegar! Já há algum tempo estamos tecendo comentários a respeito dos novos recursos incorporados ao próximo sistema da Microsoft. Recentemente, falamos sobre o processo de atualização do Windows Update. Hoje, iremos falar um pouquinho sobre o novo processo de instalação do sistema.

Excetuando-se o Windows XP, que demorava cerca de 40+ minutos para ser instalado, as mais recentes versões do SO da Microsoft oferecem um processo simples e rápido de instalação, principalmente o 7. No entanto, a Microsoft quer melhorar ainda mais esta parte. Adotando medidas simples, como por exemplo, transferir de uma vez pastas completas, em vez de arquivos únicos, a empresa conseguiu tempos bem menores. A atual versão do sistema demora cerca de 32 minutos em uma instalação limpa. O Windows 8 consome apenas 21 minutos de seu precioso tempo.

Instalação Windows 7
Quantidade de telas na instalação do Windows 7

No entanto, é na forma de atualização de um sistema para outro que a mágica fica mais evidente. Suponhamos que você use o Windows 7 e queira atualizar para o 8, sem perder nenhum programa, configuração e arquivo pessoal. Hoje em dia, esse processo é um tanto complicado, às vezes bem demorado, e burocrático. Com o Windows 8 isso acabou! À título de exemplo, a Microsoft tentou atualizar uma máquina que tinha 1,44 milhões de arquivos e 120 programas instalados. O Windows 7 levou 8,5 horas para atualizar. O Windows 8? 52 minutos. Menos de uma hora, gente!

Com isso, a Microsoft pretende diminuir o número de cópias vendidas em mídias físicas e priorizar o download do sistema. Neste método, o usuário não precisaria mais inserir o código serial, o próprio sistema verificaria a autenticidade da cópia online. De uma forma geral, reunindo todas as melhorias no que diz respeito à instalação do Windows 8, o usuário terá 82% menos cliques, em números exatos, apenas 11.

Instalação Windows 8
Quantidade de telas na instalação do Windows 8 - Bem menos

O instalador será um só, para as diferentes versões do sistema. Se algum dos seus programas instalados no sistema anterior não for compatível com o Windows 8, e isso inclui drivers, o instalador avisará com antecedência, permitindo que você tome alguma atitude. O post original (em inglês), publicado no blog Building Windows 8 contém ainda uma infinidade de detalhes, inclusive para profissionais de TI e empresas, então vale a pena dar uma olhada. Quanto mais detalhes a Microsoft divulga sobre o Windows 8, mais ansioso eu fico para usar a versão final, que talvez chegue no final de 2012.

Fonte: http://www.guiadopc.com.br/noticias/21593/instalacao-windows-8-sera-ainda-mais-rapida.html

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Perdeu a senha da conexão Wireless?

O Windows 7 te ajuda se isso acontecer.

1 – Vá em “Central de Rede e Compartilhamento”, depois em “Gerenciar Rede Sem Fio”.


2 – Escolha a rede que quer recuperar a senha, botão direito do mouse nela, depois clique em “Propriedades”. 


3 – Na guia de segurança, clique em “Mostrar Caracteres”. A opção “Chave de Segurança de Rede” disponibilizará sua senha.

Fonte: http://www.winajuda.com/dicas-tutoriais/perdeu-a-senha-da-conexao-wireless.html

Como controlar um computador à distância usando o TeamViewer

Sua tia favorita ligou pedindo para você “instalar a webcam”; você foi trabalhar e deixou o PC de casa ligado fazendo aquele download enorme que tanto queria, mas ocorreu um problema e você terá que colocar para baixar novamente; seu cliente está com dificuldades para utilizar o software da empresa. Em todas estas situações, você provavelmente teria que explicar por telefone os passos para executar cada tarefa. Não seria ótimo se você tivesse acesso a cada PC para executar pessoalmente cada ação? Pois com o TeamViewer este “sonho” já é possível. Com ele, você pode controlar via internet outro computador como se estivesse sentado em frente ao PC – e sem sair de casa.

Para utilizar o TeamViewer e acabar com esses “pesadelos”, primeiro, você deve baixá-lo direto do site oficial e instalá-lo no seu PC. Seja qual for o seu problema, com a versão completa instalada no seu computador você pode prestar suporte a outros PCs ou controlá-lo remotamente por outro computador ou smartphone com iOS ou Android.

Controlando outro PC remotamente via Team Viewer.

Após a instalação, abra o TeamViewer no seu PC e peça para o usuário do outro computador fazer o mesmo. A tela principal do programa vai aparecer contendo uma combinação de números em “ID” e outra em “senha”. Peça para o usuário do computador a ser controlado informar estes números a você. Informe a ID em “Id de parceiro” e clique em “Conexão ao Parceiro”. Uma nova janela vai surgir pedindo a senha informada pelo usuário do outro computador. Preencha e confirme. Pronto, em alguns segundos você terá acesso quase total ao outro computador, podendo realizar desde tarefas comuns como instalar ou remover um programa, até outras mais “complexas”, como transmitir áudio, vídeo e arquivos entre os dois computadores, tudo feito através de uma conexão segura utilizando o firewall do Windows ou o seu firewall predileto.

Informe o ID do parceiro e clique em conectar. A senha será solicitada na próxima tela.

O download e a utilização do TeamViewer para fins não-comerciais é gratuito. Você pode baixar qualquer versão (completa, QuickSupport ou Portable, sendo que as duas últimas dispensam instalação) e usar nos computadores de amigos, familiares ou em seus próprios PCs. Porém, se quiser prestar serviços a clientes (ou seja, ser pago pelo suporte), deve comprar uma licença. O TeamViewer Mobile também possui versões gratuitas e pagas, tanto para Android quanto para iOS, e podem ser baixados/adquiros em suas respectivas lojas (Android Market e AppStore, versões gratuitas).

Existem diversas outras maneiras de prestar suporte remoto ou controlar seu PC a distância, e o próprio Windows possui esse recurso. Porém, talvez a maioria delas não seja tão fácil e intuitiva de usar quanto o TeamViewer. Você pode (e deve) testar outras alternativas e utilizar aquela que melhor se encaixa às suas necessidades. Mas uma coisa é certa: instalar os drivers da webcam no computador da sua tia querida nunca foi tão fácil.

Fonte: http://www.guiadopc.com.br/dicas/20193/como-controlar-um-computador-a-distancia-teamviewer.html

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Quebrar seus links nunca foi tão fácil

Várias vezes os links que encontramos para fazer nossos downloads estão criptografados, solicitando números de celulares ou cadastros que fogem de nosso consentimento.

Vamos mudar esta visão, oferecer maior liberdade aos internautas e acabar com os estelionatos envolvidos por trás das páginas de "proteção".

Serviço gratuito

Os recursos disponíveis neste sistema é de uso gratuito. Nenhum serviço oferecido aqui será cobrado. Utilize a vontade, quantas vezes quiser.

http://www.dicasemgeral.xpg.com.br/kryptonita/#pronto

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como evitar o cansaço da vista por uso de eletrônicos

Nós cada vez mais ficamos na frente de conteúdos em telas: seja no monitor do computador, na tela de um smartphone ou, mais recentemente, com os tablets ou leitores eletrônicos. Uma reclamação comum dos usuários desses aparelhos é o cansaço proporcionado pela tela dos aparelhos. No entanto, segundo especialistas, o incômodo na visão não é causado pela tela em si, mas pelo tempo que o usuário fica exposto à luz do display.
O que cansa os olhos são os grandes contrastes. Por exemplo, se alguém trabalha com papel branco sobre uma mesa preta, ficará com a visão cansada após pouco tempo de trabalho”, afirma Paulo Augusto, oftalmologista e professor da Unifesp.

O mesmo, explica o professor, acontece com os monitores e tablets. Ao utilizar um desses equipamentos que emitem luz direta nos olhos do usuário, em um ambiente completamente escuro, a vista cansará mais rapidamente pelo fato de o contraste ser grande.

Além do ambiente, outro fator agravante é o tempo de uso do computador. A tela, em si, não causa problemas. Mas o uso de um computador ou de um tablet por algumas horas seguidas e sem descanso pode trazer complicações para o usuário.

A questão do excesso de tempo de exposição dos olhos a telas emissoras de luz é parecida com a de qualquer outro trabalho: em excesso, sempre fará mal. “Se você ficar lendo por quatro horas seguidas, após um tempo você ficará fadigado. O mesmo acontece com o uso do computador”, explicou Augusto.

Os smartphones – com tela menor que as de computadores tablets ou de monitores convencionais – também merecem a atenção dos usuários. “Esses aparelhos, por terem telas pequenas, exigem maior esforço visual. Portanto, o uso contínuo e intenso pode causar desconforto mais facilmente”, explicou Aderbal Alves, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

O cansaço pode causar no usuário dor de cabeça ou irritação nos olhos – o mais comum é que os olhos comecem a apresentar vermelhidão. Esses problemas podem ser potencializados caso a pessoa esteja usando lentes corretivas com graduação errada. As consequências são as mesmas, mas a sensação de cansaço é “sentida” mais rapidamente.

Outro problema relacionado ao uso do monitor é a concentração do usuário na tela. Ao usar por muito tempo o computador, a tendência é que ocorra a diminuição da frequência de piscadas. “Quando os olhos ficam muito tempo sem piscar, o usuário pode ter a lubrificação da vista prejudicada”, disse Alves, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
Vídeos 3D
Outra tecnologia que também é alvo de críticas por causar cansaço nos olhos é a 3D. Apesar de, em alguns casos, os conteúdos incomodarem, não há problemas em ver vídeos com os efeitos.

Por enquanto não há estudos que comprovem que vídeos 3D façam mal para os olhos. Valem os mesmos cuidados para o monitor comum. O único cuidado especial que o usuário deve ter é com a conjuntivite, que pode ocorrer em função do uso de óculos não higienizados corretamente”, disse Augusto.
E-readers
Leitores eletrônicos, como o Amazon Kindle, oferecem a vantagem de terem as telas feitas com “tinta eletrônica”, um tipo de impressão que simula o papel. Essa característica proporciona uma leitura mais confortável, pois não há emissão de luz intensa como em monitores ou tablets. No entanto,os cuidados com esse tipo de aparelho são os mesmos: quanto mais tempo olhando fixamente para a tela, mais fadiga terá o usuário.
Cuidados que os usuários devem tomar

Pessoas que sentem os olhos “secos” na frente do monitor devem usar algum tipo de colírio para lubrificar a vista.

É importante que o usuário procure a orientação profissional de um oftalmologista antes de optar por um produto específico.

Evite utilizar, por muito tempo, o computador, tablet ou smartphone em ambientes pouco iluminados.

Além da iluminação, é importante que o ar condicionado do ambiente não deixe o local muito seco, pois isso ajuda a deixar a vista seca.

O mesmo vale para ventiladores: evite que o aparelho fique ligado diretamente na sua direção, sobretudo na altura dos olhos.

De hora em hora, é importante que quem trabalha em frente ao computador tenha alguns minutos de descanso.

Ao usar óculos 3D compartilhados, certifique-se que o acessório esteja bem higienizado.

Pesquisa: 69% das empresas já rejeitaram candidatos por causa das redes sociais

De acordo com uma pesquisa realizada pela Reppler, uma consultoria especializada em gerenciamento de imagens nas mídias sociais, 69% dos recrutadores norte-americanos já rejeitaram um candidato devido a informações nos perfis de redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter. A empresa entrevistou 300 profissionais de RH.

O estudo afirma que mentir sobre as qualificações é a principal razão pela qual os recrutadores desistiram de contratar o candidato, seguida de postagem de fotos e comentários inapropriados, como frases negativas a respeito do antigo chefe, por exemplo. A falta de habilidade em se comunicar nas redes sociais também faz parte do ranking.

O monitoramento do conteúdo compartilhado nas redes sociais deve ser constante, já que um bom perfil pode garantir uma contratação. Segundo a pesquisa, 68% dos ouvidos já contrataram um profissional devido à boa imagem passada em suas contas.

Outras razões que levaram os recrutadores a contratar após a análise dos perfis nas mídias sociais são: criatividade, boa comunicação, boas referências e prêmios recebidos pelo candidato, além das qualificações profissionais do currículo estarem inclusas em seus respectivos perfis.

A maioria dos recrutadores recorre às redes sociais no começo da seleção. 47% afirmaram que, após o recebimento do currículo, realizam uma pesquisa através dos links fornecidos pelos candidatos. O Facebook é utilizado por 73% dos entrevistados, enquanto 53% preferem o Twitter e 48% o LinkedIn.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/pesquisa_69_das_empresas_ja_rejeitaram_candidatos_por_causa_das_redes_sociais

Qual a diferença entre Desativar, Hibernar e Em espera?

Como o próprio nome sugere, os modos de espera, hibernação e desativação (ou desligamento) do Windows descrevem diversos níveis ou estados de inatividade que um computador pode assumir, de acordo com as preferências ou perfil de utilização do seu usuário. Como todos já sabem, o processo de incialização de um PC (também conhecido como boot) com Windows é um procedimento meio monótono que pode levar de algumas dezenas de segundos, ou até minutos para ser completada (dependendo da versão do sistema operacional e da configuração do sistema).
Esse processo pode durar uma eternidade ou, até mesmo, tornar-se um tormento para aqueles que precisam ligar seus PCs para acessar uma informação importantíssima, sem poder esperar quaisquer dezenas de segundos. E foi para minimizar essas situações que foram criados os modos de espera e de hibernação, que colocam o PC em um estado de “sono leve” ou “sono profundo”. A diferença fica no nível de alerta e no tempo que ele vai demorar para está pronto para o uso.

E como isso funciona? Isso pode variar de sistema para sistema mas, de um modo geral, no modo de espera o sistema operacional desliga alguns componentes do sistema — como a interface de vídeo, monitor e o disco rígido — mantendo apenas sua memória RAM ligada a todos os dados do sistema, o que pode incluir programas ativos e arquivos abertos.

E na hora de religar o sistema, basta reativar os periféricos desativados, que o sistema volta a funcionar em poucos segundos. O grande inconveniente dessa técnica é que ela não deixa de consumir energia ,o que pode ser arriscado, particularmente, nos computadores portáteis. Isso porque muitas pessoas podem esquecer que colocaram seus PCs no modo de espera e, no dia seguinte, descobrem que a bateria está mortinha junto com o resto do PC.

Já no modo de hibernação, o procedimento é parecido com o de espera, só que o conteúdo da memória RAM é descarregado no disco rígidoe depois também é desativada, o que reduz ainda mais o consumo de energia. A desvantagem, nesse caso, é que o processo de retorno pode levar um pouco mais de tempo que o modo de espera mas é, com certeza, bem menor que ter que religar o computador.

Como escolher um no-break

Existem dois tipos de no-breaks: o no-break off-line e o online. O no-break off-line usa a energia da tomada para alimentar o computador até que um problema na rede seja detectado. Neste momento, ele rapidamente liga um inversor de corrente e passa a alimentar o computador com a bateria interna do no-break. O inversor de corrente transforma a corrente contínua da bateria em corrente alternada de 120 volts a 60 Hertz.
No no-break online, o computador é sempre alimentado pela bateria e ela é recarregada constantemente. No no-break online o tempo de troca para a alimentação por bateria é nulo. Esta é uma fonte de energia bem estável.

Os sistemas de no-break off-line são mais comuns para residências e pequenas empresas porque geralmente custam a metade do preço do sistema online. Os sistemas online fornecem corrente estável e extremamente limpa, então tendem a ser usados em servidores e para aplicações críticas.

O no-break deve ser compatível com a máquina em termos de potência. Como a unidade de medida é diferente – Watts para computador e Volt-Ampère para no-break -, basta usar uma regra simples: some o valor, em Watts, de todos os aparelhos que serão ligados a ele (procure essa informação no manual ou na fonte do aparelho) e acrescente 70%.

O resultado será a potência que o no-break precisa ter. Para ligar a um computador simples, sem outros periféricos, o no-break precisa ter 350 VA, no mínimo. Se for ligar uma impressora laser, esse número aumenta consideravelmente, uma vez que o equipamento demanda cerca de cinco vezes mais energia que um PC.

Vale lembrar: compre sempre produtos certificados pelo Inmetro. Eles são exaustivamente testados quanto á sua eficiência antes de irem ao consumidor final.