Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quanto tempo deixar a bateria do notebook carregando pela primeira vez?

Muitas são as pessoas com essa dúvida: “Comprei um notebook novo. Por quanto tempo eu deixo carregando a bateria antes de poder usar?” Os fabricantes, geralmente recomendam a que a primeira carga seja mais longa. Podemos afirmar: isso é desnecessário.

Desnecessário? Por que?

As baterias atuais possuem células compostas de Íons de Lítio e um sistema de gerenciamento de carga mais inteligente que as baterias antigas, feitas de Níquel Cádmio. Por padrão do fabricante, as baterias vem de fábrica com aproximadamente 50% a 60% de carga. A bateria simplesmente precisa carregar até 100%, e isso não leva 12 horas, ou seja, não existe diferença alguma da primeira carga para as demais.

Carregando

A primeira carga completa, dependendo da quantidade de células da sua bateria (existem baterias de 3 à 12 células), pode levar de 1 à 2 horas e pode ser feita com o notebook ligado ou desligado. Ao completar a carga, um dispositivo irá detectar que o processo de carregamento está concluído e irá redirecionar a energia direto ao notebook, sem passar pela bateria. Concluímos então, que deixar a bateria carregando mais tempo do que o necessário é inútil, pois o sistema irá interromper o fornecimento de energia à bateria ao detectar que ela está cheia.
led indicador carga bateria notebook

Para identificar se a sua bateria carregou 100%, você pode procurar por um LED indicador no seu notebook ou conferir pelo sistema operacional, no ícone da bateria ao lado do relógio na área de notificações.

Recomendações

Caso você deseje que a bateria do seu notebook tenha um ótimo desempenho, a primeira coisa a ser feita junto à primeira carga de 100% é a calibragem. A calibragem da bateria nivela a carga de cada célula, que pode eventualmente vir desnivelada de fábrica. Para saber mais sobre calibração de baterias de notebook, clique neste link.

Nunca deixe a sua bateria chegar a 0% de carga, pois esse hábito, além de diminuir drasticamente a vida útil da bateria do seu notebook, sujeita-a ao risco de inutilizá-la ao deixá-la sem carga durante um certo tempo. A única exceção é quando você precisar realizar calibragens. Para saber como evitar correr esse risco, recomendamos a leitura desse artigo que explica como configurar o nível crítico de bateria.

Evite aquecer demais a sua bateria, pois o calor a desgasta e também diminui a sua vida útil. A temperatura ideal é entre 15º e 20º. Nunca guarde seu notebook em lugares abafados e sem ventilação, como por exemplo dentro do carro em um dia ensolarado. Nunca use o seu notebook no sol ou obstrua as saídas de ar (ventilação). Recomendamos que compre uma base refrigeradora para a manutenção da temperatura do seu notebook. Isso aumentará a vida útil tanto da bateria quanto das peças do notebook (placa-mãe, processador e etc).

E no dia a dia, quantas horas eu devo deixar carregando?

Não se deve pensar na “quantidade de horas”, e sim, na “porcentagem de carga”. Você pode deixar a bateria chegar até 100% de carga normalmente que continuar conectado a tomada, ele irá “pausar” a carga passando a utilizar somente a energia da fonte. Identifique este comportamento através dos LEDs de indicação de carga no seu notebook. Veja mais detalhes no post: “Posso usar meu notebook ligado direto na tomada?
Lembrando: Não é recomendado que você deixe sua bateria ficar com carga abaixo de 20% ou carregá-la até 100% frequentemente. Quando você carrega sua bateria ate o limite, ela irá aquecer e isso é prejudicial. Caso opte por usar o notebook sem a bateria, direto na fonte, carregue a bateria até 60% de carga e guarde-a num local fresco e arejado. Mas não fique mais de 15 dias sem utilizá-la.
Caso precise de uma maior duração, recomendamos que compre uma bateria para notebook com maior quantidade de células. Existem no mercado baterias de 3 à 12 células.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O perigo oculto das telas touch

Uma tela e muitos comandos. Assim poderia ser descrita a tecnologia das telas sensíveis ao toque, que a cada dia estão mais presentes na vida dos consumidores. Mas será que a utilização desses equipamentos oferece algum risco à saúde humana? Infelizmente, a resposta é “sim”, pois há uma série de problemas que podem ser causados ou agravados pela utilização dos eletrônicos touchscreen.

Conheça agora quais são as doenças mais comuns que podem ter a causa relacionada à utilização de telas sensíveis ao toque. Boa parte dos problemas está nas articulações e juntas, muito mais por falhas de postura dos usuários do que outra coisa. Aproveite para verificar se você não comete alguns desses “pecados” com seus gadgets.

Lesão por Esforço Repetitivo

Infelizmente, a utilização de aparelhos portáteis não é uma das mais confortáveis. Devido ao pouco espaço disponibilizado para digitações, por exemplo, fica complicado realizar movimentos amplos e saudáveis. Quando digitamos uma mensagem, articulamos pouco nossos dedos e pulsos.

Essa repetição de movimentos é uma das principais causas para doenças ortopédicas, como a Lesão por Esforço Repetitivo (a famosa LER). Para evitar esse tipo de problema, recomenda-se o alongamento das mãos e braços, além da adoção de intervalos na utilização dos aparelhos. Dessa forma, evita-se o acúmulo de carga sobre apenas alguns dedos.


Outra doença relacionada à utilização de celulares é a Síndrome de De Quervain. Apresentando sintomas muito mais intensos do que a LER comum, esta síndrome pode levar ao enrijecimento das juntas entre pulso e polegar, impedindo que os portadores consigam realizar digitações por muito tempo, além de atrapalhar a vida em vários outros momentos.
Quando falamos em computadores touchscreen, também vemos alguns problemas sérios, mas não tão relacionados à digitação. Em frente aos notebooks e desktops com tela sensível ao toque, a falta de apoio para os braços pode fazer com que o pulso seja sobrecarregado e muitas dores apareçam.

Lesões de postura

Utilizar um computador exige uma mesa. Notebooks exigem pelo menos um apoio no colo. E smartphones e tablets? Bem, eles permitem que as pessoas fiquem deitadas enquanto os utilizam. Enquanto uns chamam isso de conforto, ortopedistas de todo o mundo afirmam que a falta de postura é um veneno para o corpo humano.

A coluna vertebral não é maleável, mas ficar por muito tempo em determinadas posições pode forçá-la a se adequar para evitar dores. Só que isso está muito longe de ser uma solução, afinal de contas, durante a maior parte do tempo, precisamos estar com as costas retas. Nesses momentos, surgem as fortíssimas dores nas costas, causadas por deformações como escoliose, lordose e cifose.
 
(Fonte da imagem: Reprodução/Só Biologia)
O pescoço também pode sofrer com a postura. Quem costuma utilizar os gadges deitado de bruços, com o travesseiro sobre o queixo para facilitar a visualização, sabe bem do que estamos falando.

Também existe um problema relacionado à digitação. Ao contrário do que acontece com teclados físicos, telas touchscreen não apresentam resistência das teclas, fazendo com que nós apliquemos mais força do que o necessário em vários momentos. Principalmente em tablets, isso pode causar alguns problemas no pulso – tudo devido à falta de apoio. Se estivermos em postura inadequada, isso pode ainda gerar mais lesões.

Fadiga ocular

Tente ler por 30 minutos na tela do computador e depois faça o mesmo com um livro. Você já fez esse teste? Mesmo que nunca tenha feito, deve saber que as telas eletrônicas causam muito mais cansaço para a vista do que as páginas de um livro impresso, não é mesmo? Isso acontece porque luminosidade pode realmente incomodar.

Aparelhos touchscreen fazem o mesmo, mas com a complicação de estarem muito mais próximos dos olhos do que outros eletrônicos – ainda mais quando falamos de smartphones. Mas é preciso deixar claro que a grande maioria dos gadgets especializados em leitura não  o mesmo, pelo menos aqueles que são produzidos com telas e-ink (Kindle, por exemplo).

Proliferação de germes

Já foram publicados vários estudos relacionados à presença de micróbios em aparelhos eletrônicos – principalmente devido à utilização dos aparelhos em banheiros. Mesmo assim, há muita gente que não considera os micro-organismos que existem nas telas como reais ameaças para a saúde.

Quando a utilização dos dispositivos é compartilhada, os riscos são ainda maiores. Controlar aplicativos e depois coçar olhos ou boca pode fazer com que muitos germes sejam colocados para dentro do seu corpo. Lembre-se sempre de que existem grandes possibilidades de alguém ter tossido sobre a tela touchscreen – ou utilizado o aparelho depois de ir ao banheiro, sem lavar as mãos corretamente.
.....
Você já cometeu alguns dos erros descritos acima? Ainda há tempo para reverter a situação. Basta que você se lembre sempre de manter a postura correta, fazendo intervalos na utilização e também higienizando suas mãos, sempre que utilizar os aparelhos (ainda mais se eles forem compartilhados).

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Opinião: 7 razões pelas quais os ultrabooks estão revolucionando o mercado

Apontados por muitos como tentativa frustrada da Intel ou apenas cópias do MacBook Air, os notebooks ultrafinos e leves podem significar o futuro da computação.

Na CES 2012, os ultrabooks são os novos tablets. É claro que também existem muitos novos rivais do iPad sendo mostrados, mas 2012 está se preparando para ser o ano dos ultrabooks.

Então, os ultrabooks são a segunda vinda dos laptops, ou apenas um tentativa desesperada e fútil de "segurar" a revolução dos tablets e manter alguma relevância no mercado móvel para os PCs mais tradicionais? Ou ainda, os ultrabooks são apenas clones do MacBook Air, da Apple?

Os ultrabooks pegam a portabilidade de um netbook, e misturam-na com as capacidades de um notebook de tamanho completo para permitir que os usuários móveis sejam mais produtivos em trânsito. Confira abaixo 7 razões pelas quais os ultrabooks estão revolucionando a computação móvel.

1.Mais fino e leve
Os ultrabooks são – pela sua própria natureza – mais finos e leves do que outros laptops de poder comparável. A Intel definiu as especificações dos ultrabooks com espessura máxima de 2cm e peso de até 1,4kg. Mesmo nos limites das especificações aceitáveis, os ultrabooks possuem metade da espessura e peso de um notebook padrão.

2.Duração
Outro aspecto das especificações dos ultrabooks da Intel exige que eles tenha duração de bateria de pelo menos cinco horas – preferivelmente oito ou mais. Quando o assunto é trabalhar com o computador em trânsito, a duração da bateria é provavelmente um dos maiores problemas para muitos laptops. Um ultrabook que consegue funcionar por oito horas significa que você pode passar por um dia inteiro de trabalho com uma única carga, sem precisar carregar o adaptador de energia ou uma bateria extra no caminho.
Por mais eficientes no uso de energia que os ultrabooks atuais sejam, quando os processadores Intel Ivy Bridge chegarem ao mercado até o final do ano, as coisas ficarão ainda melhores. Os chips Ivy Bridge são de uma voltagem menor, e rodam de forma mais eficiente, o que permite que os ultrabooks estendam sua duração de bateria para muito além de oito horas.

3.Conversível em tablet/laptop
Existem vantagens em possuir um sistema operacional padrão de desktop, e o poder completo de um laptop, mas os tablets também possuem muitos benefícios. Você poderia carregar um tablet junto com um ultrabooks, mas os fabricantes também estão apresentando produtos que misturam as linhas e entregam as duas experiências em um único aparelho.

A Acer, por exemplo, revelou um tablet conversível que confunde a linha com os ultrabooks. Ele se parece com um ultrabook, mas sua tela pode ser destacada para que torne-se um tablet separado. No entanto, opções ainda mais intrigantes são os ultrabooks que podem atuar como tablets sem precisarem de mudanças físicas, como o modelo da Acer com a tela giratória, ou o Lenovo IdeaPad Yoga.

4.Tela sensível ao toque
Os puristas dos PCs provavelmente vão lutar contra isso com todas as suas forças, mas para a maioria das tarefas de rotina as telas sensíveis a toque (touchscreens) substituirão a dupla “mouse e teclado”. A interface Metro, do Windows 8, é desenvolvida para ser uma experiência interativa e sensível ao toque, e os ultrabooks equipados com touchscreens permitirão que os usuários aproveitem os benefícios de uma interface baseada em gestos como toque e deslizamento, enquanto ainda mantém um sistema operacional padrão de desktops e um teclado e mouse/trackpad para outras tarefas.

5.Reconhecimento de voz
Apesar de as interfaces touchscreen estarem revolucionando a computação, o futuro é o reconhecimento de voz. Os comandos de voz estão por aí há um bom tempo, mas a Apple aumentou a barreira com o assistente pessoal Siri no iPhone 4S, e na CES 2012 vemos novos gadgets de todos os tamanhos e formas que podem ser controlados e gerenciados com a sua voz. A intel revelou que os próximos ultrabooks vão incorporar reconhecimento de voz para também trazer essa experiência “parecida com a do Siri” para os Pcs mobile.

6.Segurança embutida
A Intel também está trabalhando para fornecer uma experiência de computação móvel mais segura. A companhia gastou uma boa quantia de dinheiro para comprar a empresa McAfee e poder ter a expertise na área para integrar a proteção na arquitetura dos ultrabooks. A Intel oferece as tecnologias Anti-Theft (anti-roubo, AT), e Identity Protection (Proteção de Identidade, IPT) como opções para seus ultrabooks.

A primeira te permite desabilitar o acesso aos seus dados a partir de qualquer lugar no mundo caso seu ultrabook seja roubado ou perdido. Se e quando for recuperado, o PC pode ser reativado sem que nenhum dano seja causado aos dados. Já a Intel IPT ajuda a proteger sua identidade e informações pessoais.
 
7. Tecnologia NFC
Alguns ultrabooks, o HP Envy 14 Specetre (apresentado na CES 2012), também são equipado com a tecnologia NFC (Near Field Communications), um protocolo wireless de curto alcance usado em smartphones como o Samsung Galaxy Nexus para facilitar pagamentos com o aparelho. O HP Envy 14 Spectre também poderá ser capaz de realizar pagamentos, mas a NFC no ultrabook da HP é desenvolvido para habilitar o compartilhamento wireless de informações entre aparelhos com capacidade NFC.

Conclusão
Os ultrabooks são tudo em que os usuários móveis corporativos dependem com seus notebooks tradicionais, combinados com a maioria dos benefícios e vantagens dos netbooks e tablets, além de alguns truques extras. É uma combinação poderosa que tem potencial para revolucionar o mercado de computação mobile.

Apenas o tempo dirá se os ultrabooks são uma evolução brilhante dos laptops, ou uma tentativa desesperada da Intel de redefinir a categoria e manter alguma relevância em um mundo móvel que ameaça deixá-la para trás.

CES 2012: câmera de 14 MP da Polaroid imprime as fotos na hora

Pra quê esperar para "revelar"? Z340 produz cópias instantâneas de suas fotos em papel especial.

A Polaroid apresentou na CES 2012 (10 a 13 de Janeiro em Las Vegsas, EUA) uma câmera digital que remonta às origens da empresa: a Z340 tem uma impressora integrada e produz instantâneamente cópias em papel das fotos. Embora a tecnologia seja diferente, o resultado lembra as antigas Polaroid com filme instantâneo.

A câmera tem um sensor de 14 MP, tela retrátil de 2.7 polegadas e armazena as imagens em cartões SD, como qualquer câmera moderna. Já a impressora na base usa a tecnologia Z-Ink, que "imprime" em papel especial sem usar tinta: as folhas são cobertas por microscópicos cristais que mudam de cor quando aquecidos, formando uma imagem colorida.
CES_polaroidz340
Nova câmera da Polaroid imprime as fotos na hora

Por causa da tela integrada, a Z340 é grandalhona, como as Polaroid da década de 80. O tempo de impressão de cada foto é de menos de um minuto. As imagens tem tamanho de 7 x 10 cm. A qualidade de impressão não se iguala à de um minilab em uma loja especializada, mas dá pra se divertir.

Segundo a fabricante, a Polaroid Z340 já está à venda nos EUA e na Europa. Kits com 30 folhas do papel especial custam cerca de US$ 20, e a câmera custa US$ 299.