Pesquisar este blog

sábado, 15 de setembro de 2012

Protegendo seu pen drive contra vírus (sem programas adicionais)

Com a popularização desde tipo de dispositivo, o pen drive se tornou um item essencial para todos nós. Porém, ao conectá-lo em vários computadores aumenta a possibilidade de se contrair uma dessas terríveis pragas e infectar não só seu pen drive, mas também o micro em que conectá-lo. O diferencial dessa tutorial é que não é necessário a instalação de programas para realizar tal procedimento, sendo um método rápido e que deve ser executado seguindo exatamente o que se pede.

Primeiramente, faça um backup de seus arquivos. Vá em INICIAR/MEU COMPUTADOR, clique com o botão direito em cima da unidade do pen drive e depois em FORMATAR. Na janela que se abrirá, marque a opção de sistema de arquivos como NTFS, e dê um nome ao dispositivo. O tamanho da unidade de alocação, escolha o preferido e por fim clique em Iniciar.

                                                            

Logo após a formatação, crie uma pasta com o nome que desejar dentro do seu pen drive. Retorne ao MEU COMPUTADOR, e vá até as propriedades do pen drive.

                               
Na guia SEGURANÇA, clique em editar.


Na janela em que se abriu, selecione a opção NEGAR em CONTROLE TOTAL. Logo todas as opções serão marcadas.


Na mesma janela marque permitir nos itens LER & EXECUTAR, LISTAR CONTEÚDO DA PASTA e LEITURA. Marque também a opção GRAVAR como negar. Feito o processo clique em OK.


Entre na unidade do seu pen drive, selecione a pasta que você criou, clique com botão direito e em propriedades.


Na guia SEGURANÇA, clique em editar.


Como feito na unidade, marque apenas a opção PERMITIR em CONTROLE TOTAL que os itens necessários serão selecionados automaticamente. Para finalizar clique em OK. Pronto, seu pen drive agora está protegido contra vírus.


CONCLUSÃO
O procedimento realizado é bem simples. Você proibiu que fossem gravados arquivos na raiz do seu pen drive, onde geralmente se alojam os vírus, sendo a pasta criada dentro dele permitindo que você manipule seus arquivos de forma mais segura.

Faça o teste, grave algum arquivo dentro da pasta. Gravou sem nenhum problema. Agora tente gravar algum arquivo fora da pasta. Aparecerá a mensagem abaixo, significando que todo o procedimento foi realizado com sucesso.

OBS.: Todo arquivo que for salvo no pen drive, deverá ser salvo dentro da pasta criada. A realização deste procedimento não pode ser considerada como 100% de eficácia, pois, se tratando de vírus de computador, nunca se sabe o que virá por aí.

Veja como salvar celulares e tablets molhados

Ele pode pular do seu bolso ao sair do carro e cair em uma poça, ele pode escorregar do espaço entre o ombro e ouvido e ir parar direto na pia onde está lavando a louça, ele pode dar um mergulho “sem querer” na piscina, enfim, as situações são infinitas. Mas é muito provável que, alguma vez na vida, o seu smartphone ou tablet entre em contato com água. Mas calma, nem tudo está perdido. Existem algumas dicas que podem ajudar a salvar o seu equipamento.

Importante agir rapidamente

Antes de mais nada, é importante que as pessoas tomem alguma providencia imediatamente. Todos sabem que agua e eletricidade não acabam se dando muito bem quando estão muito próximas.

A primeira coisa que deve ser feita no momento que o celular cai em um local que tenha muita água é desligar o aparelho. Se o seu smartphone ou tablet permite que seja removida a bateria, faça isso imediatamente. Não caia na tentação de tentar deixar ele ligado para saber o que está funcionando.
cellrice
Seque com uma toalha a bateria e também aproveita para retirar o seu chip e também o seu cartão de memória, secando os dois também. Depois disso, seque a água que estiver visível do smartphone ou Gadget.

Por último, retire a umidade que pode estar dentro do equipamento. Para isso, você pode usar um secador de cabelos. Depois disso, você pode deixar o seu equipamento dentro de um recipiente com arroz cru, para que ele sugue toda a água que ainda estiver no telefone.

O que é a GPU?

Uma placa de vídeo é composta por diversos circuitos e elementos eletrônicos, porém seu papel mais importante é o de comportar um processador dedicado especialmente para a renderização de gráficos em tempo real. Este tipo de processador é chamado de Graphics Processing Unit, também conhecido como GPU.

O que é GPU?GPU exposta em uma placa de vídeo (Fonte da imagem: Divulgação/BuyNewComputer)


Normalmente, a GPU fica localizada na parte mais central de uma placa de vídeo, rodeada pelos demais componentes do dispositivo. Como estes processadores geram muito calor enquanto trabalham, quase todos as fabricantes incluem um conjunto de dissipador e ventoinha acoplado ao chip para mantê-lo na temperatura ideal.

GPUs também podem ser encontradas em placas-mãe, permitindo que o PC seja plugado ao monitor sem a necessidade de uma placa de vídeo à parte. Essa configuração costuma ser chamada de “GPU onboard”. Geralmente, modelos desse tipo são capazes de suprir apenas as necessidades básicas de vídeo, e uma placa “offboard” acaba sendo necessária para os jogos mais pesados.
O que é GPU?Asus MARS II, com duas GPUs NVIDIA GTX580 (Fonte da imagem: Asus)


Atualmente, as três maiores fabricantes de GPUs são a Intel, a NVIDIA e a ATI. A Intel, porém, produz processadores gráficos mais direcionados para aplicações de baixo custo integradas à placas-mãe, enquanto que a NVIDIA e a ATI atuam nos demais segmentos.

Quase sempre, o responsável por projetar, fabricar e unir os demais componentes de uma placa de vídeo à GPU costuma ser outra empresa que atua em parceria com os fabricantes dos chips. XFX, Asus, EVGA, MSI, Sapphire e Zotac estão entre as maiores montadoras de placas de vídeo da atualidade.

O que é GPU? 
GPU de um Xbox 360 (Fonte da imagem: Reprodução/XboxScene)


Processadores gráficos dedicados também estão presentes em dispositivos portáteis, sendo que a NVIDIA tem sido a principal atuante nesse ramo. Consoles de video game modernos também costumam confiar em uma GPU para a renderização dos gráficos dos jogos, incluindo o PlayStation 3, o Xbox 360 e o Nintendo Wii.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Windows 7 supera XP e é o sistema mais usado em desktops

Enquanto a Microsoft se prepara para lançar o Windows 8, duas versões antigas da sua plataforma brigam pela liderança do mercado de sistemas operacionais.

Números da Net Applications indicam que, em agosto, o Windows 7 se tornou o sistema mais usado em desktops pelo mundo. Ele está presente em 42,76% das máquinas, enquanto o Windows XP, com mais de dez anos de estrada, aparece com 42,52%.

A Microsoft domina os sistemas para desktops com ampla vantagem em relação à concorrência. Ao todo, a família Windows está em cerca de 92% do mercado, enquanto o Mac OS X tem menos de 5% de participação e outros sistemas aparecem com 3,74% do mercado.

O Windows 7 foi lançado em outubro de 2009 e demorou quase três anos para superar o Windows XP, lançado em 2001. Entre o lançamento dos dois teve o Vista, que saiu em 2006 e atualmente está em 6,15% dos PCs pelo mundo.

O próximo sistema de Microsoft é o Windows 8, que será lançado no dia 26 de outubro.