Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

5 indícios de que seu smartphone Android está infectado

Os malwares para Android estão se espalhando rapidamente e se tornando cada vez mais difíceis de serem detectados. Em meio a esta questão, até mesmo os usuários mais experientes são pegos de surpresa. Para ficar mais preparado para um problema no seu aparelho, o ideal é saber alguns indícios de que seu dispositivo está infectado. Confira algumas dicas para saber se seu smartphone está com algum malware.

Saiba como identificar problemas de segurança no seu Android

Bateria com baixa duração
Todos os usuários de smartphones sabem que, em boa parte dos modelos, a bateria dura pouco. Entretanto, se sua bateria sempre teve uma média de duração e de repente começou a descarregar muito mais rápido, pode ser que algum aplicativo instalado recentemente tenha incluido um malware no seu dispositivo.

Por isso, se sua bateria está agindo de maneira estranha, fique bem atento. O malware instalado pode estar escondido e, por isso, é importante ficar atento a baixa autonomia do seu aparelho.

Queda de chamadas ou interrupções
Alguns malwares podem afetar até mesmo as ligações do seu telefone. Se suas chamadas caem ou há interrupções estranhas durante algumas, é bem possível que seu smartphone esteja infectado. Procure sua operadora e verifique junto a ela se há algum problema em sua região ou rede. 

Caso não haja nenhuma anormalidade, é possível que seu dispositivo esteja com um programa “espião”: alguma aplicação ou alguém podem estar tentando escutar a sua conversa ou realizar outras atividades suspeitas. 

Cobranças indevidas ou não identificadas na sua conta de telefone
Muitos dispositivos infectados podem enviar mensagem de texto SMS para números pré-definidos sem que você saiba. Um malware pode enviar apenas uma mensagem no mês para não levantar suspeitas e, de repente, criar uma grande lista de envios contra a sua vontade. Depois, o programa pode se desinstalar sozinho, deixando um rombo em seu orçamento.

Apesar de serem detectados facilmente no seu detalhamento de conta, os efeitos do malware causam estrago rapidamente, pois a maioria dos atentendes das operadoras não possuem conhecimento técnico e não resolverão o seu problema. Ou seja, você terá que arcar com os prejuízos. Se você usa um plano fixo mensal de envio de mensagem, fique atento.

Consumo exagerado do plano de dados
Além de enviar mensagens contra a sua vontade, um programa mal-intencionado pode também consumir muito o seu pacote de dados. Neste caso, o malware pode estar capturando informações do usuário a todo o momento e transferindo-os para um local específico, gerando um aumento abusivo no tráfego de dados e aumentando consideravelmente o valor da sua conta telefônica.

Baixo desempenho
Um malware pode interferir no desempenho de um dispositivo enquanto ele tenta ler, escrever ou transmitir dados do seu celular. É como um computador infectado. A queda de desempenho do seu smartphone é mais um sinal que ele pode estar com um vírus ou programa malicioso. A verificação de como está sendo utilizada a memória RAM do seu aparelho. aliás, pode ajudar a revelar sua presença.

Smartphones são quase tão suscetíveis a vírus
quanto computadores

O que fazer ao encontrar o malware?
As versões Android mais visadas pelos malware são os mais populares: 2.3 Gingerbread, 4.0 Ice Cream Sandwich e 4.1 Jelly Bean. Estas versões possuem uma chance de 88% de serem infectadas. Para prevenir seu telefone de ser invadido, verifique atentamente cada permissão que um aplicativo Android te pedir no ato do download. 

Caso identifique o programa malicioso, exclua imediatamente o aplicativo que trouxe o malware. Se mesmo assim ele continuar a causar algum dos problemas citados acima, o ideal é reiniciar completamente o seu dispositivo e restaurar as configurações como o padrão de fábrica. Por último, baixe um aplicativo de segurança para que ele monitore o seu smartphone. Confira uma lista com os melhores antivírus para seu celular Android.


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Banda larga fixa pode ter redução do preço

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse ontem, 22/05/2013, em evento em Brasília, que vai negociar com governadores para dar início à desoneração do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para banda larga fixa.

Segundo a Agência Brasil, Bernardo reconhece que a discussão pode ser difícil, mas acredita ser possível construir um modelo de redução tributária que não implique em queda significativa da arrecadação estadual. "Estudos preliminares mostram que cobrar taxas menores de ICMS leva a uma redução do preço dos serviços e, como conseqüência, aumento do número de clientes. É esse aumento na base tributária que compensará em grande parte o que se deixar de arrecadar com a redução da taxa", explica.

Internet na área rural
O ministro também ressaltou durante o evento que irá trabalhar para a regulamentação da desoneração da faixa de 450 MHz para a internet na área rural. A ideia é usar a frequência, que, em tese, permite transmissões com alcance de até 50km, para levar serviços de voz e dados às regiões isoladas do país.

As operadoras sustentam que a oferta de serviços nessas áreas escassamente povoadas é deficitária e relutam em adquirir a faixa, portanto, seria necessário a desoneração. O ministro informou que quer levar voz e internet para 10 mil distritos brasileiros carentes. Para isso, o governo discutiu com as operadoras a possibilidade de antecipar as metas de cobertura da zona rural, que começam a vencer em abril de 2014.

A princípio, o cronograma foi apresentado de forma gradual até dezembro de 2015. Em junho de 2014, 30% dos municípios deveriam contar com ofertas de acesso à internet, percentual elevado para 60% em dezembro do mesmo ano e 100% no fim do ano seguinte.

Fonte: http://www.oblogdoseupc.com.br/2013/05/Banda-larga-fixa-pode-ter-reducao-do-preco.html#ixzz2U910pSaT

terça-feira, 21 de maio de 2013

Os melhores e mais confiáveis antivírus para Android

O Android possui uma estrutura prática e versátil que permite a criação de aplicativos dos mais variados tipos. O grande problema é que essa liberdade faz com que muitos dos programas disponíveis sejam arquivos mal intencionados, para prejudicar seu telefone ou seus dados pessoais. No entanto, esta desvantagem pode ser compensada pela grande quantidade de antivírus disponíveis no Google Play. Conheça os melhores e mais confiáveis.


Com uma versão gratuita para dispositivos móveis e outras pagas com mais recursos e específicos para certas funções, o AVG é um dos antivírus mais confiáveis na Google Play Store, tendo sido baixado por quase 500 mil usuários.

Concebido para detectar apps maliciosos depois de instalados, o aplicativo mantem um escaneamento automático funcionando junto de um sistema que alerta perigos ao navegar na web.

O programa também conta com um sistema antifurtos que bloqueia seus dados caso o aparelho seja roubado, e conta com recursos que protegem seus dados particulares de serem acessados por outros aplicativos sem o seu consentimento.

Além disso, o AVG controla o desempenho de seu aparelho, mostrando o status da bateria, gerenciando tarefas, agendando escaneamentos e oferecendo recursos para limpar dados da memória física.


Contando com mais de 400 mil downloads, o Lookout é um antivírus gratuito que conta com recursos básicos que vão desde a proteção do seu aparelho contra vírus, malware e spyware, até a cópia e o backup de todos os seus dados.

Com um rígido sistema de verificações, este programa investiga aplicativos instalados, contatos do celular e até mesmo anexos de e-mail. Ele disponibiliza ainda uma versão paga que garante uma navegação mais segura pela internet, verificando URLs suspeitos e bloqueado o acesso a dados privados por outros apps.

O Lookout Security Antivirus ainda conta com um eficiente sistema antifurtos que permite que o usuário acompanhe a última localização de seu aparelho pelo Google Maps, bloqueando dados e enviado fotos de quem estiver tentado desbloquear seu dispositivo.

Avast! Mobile Security

Considerado como um dos antivírus mais completos tanto para computador quanto para smartphones, este app garante uma extensa administração do seu dispositivo, fazendo um escaneamento assim que instalado, indicando o nível de energia de sua bateria e exibindo um ícone de controle na barra de notificação.

Com um widget bem completo para funcionar no Android, o app ainda revela as intenções de acesso aos seus dados privados por outros programas, verifica todos os sites que forem carregados, filtra mensagens de SMS e chamadas e ainda gerencia a memória interna de seu aparelho.

O Avast também possui um sistema econômico que é acionando no momento em que a bateria estiver no fim e um eficaz firewall para redes Wi-Fi, contando também com um interessante sistema antifurtos que funciona por SMS, e permite o bloqueio completo do aparelho, acionando o alarme e, em casos extremos, a limpeza dos dados de seu aparelho remotamente.


Apesar de só estar disponível em inglês, este aplicativo é bem objetivo e extremamente fácil de utilizar, contando com uma varredura que é constantemente atualizada e realizada de maneira rápida e precisa.

Garantindo uma maior proteção da memória interna de seu aparelho, o Dr.Web Anti-Virus Light também pode blindar e verificar o conteúdo presente no cartão SD que estiver inserido em seu dispositivo móvel.

Com um útil sistema de quarentena para arquivos suspeitos, o Dr.Web ainda permite o acesso a um quadro que exibe as estatística de dados dos arquivos maliciosos detectados desde a sua instalação.

McAfee Mobile Security

A versão para Android deste famoso antivírus é bem eficaz e possui vários recursos no seu sistema antifurto. Com uma varredura realizada por todo o conteúdo de seu smartphone ou tablet, o app também bloqueia o acesso a sites e mensagens de texto de origem duvidosa.

Oferecendo backups e a restauração de dados do usuário, o programa ainda rastreia e localiza aparelhos perdidos ou roubados, permitindo a limpeza de dados remotamente, inclusive do conteúdo no cartão SD que estiver no dispositivo, enviando mensagens e acionando alarmes enquanto envia a localização do aparelho por GPS.

No entanto, o aplicativo só tem seus recursos disponíveis gratuitamente apenas por 14 dias. Depois deste prazo é necessário comprar a permissão completa por R$ 50, ou assinar um acesso mensal por R$ 5,99.


Voltado especificamente para smartphones, este antivírus esta totalmente em português e é bastante eficiente, possuindo ainda um filtro para o bloqueio de contatos indesejáveis em chamadas telefônica ou por mensagens de SMS.

Com um sistema de escaneamento bastante eficiente, o Kaspersky Mobile Security Lite verifica todos os aplicativos de seu aparelho e ainda guarda o acesso aos seus dados particulares e ao conteúdo de seu cartão SIM.

Contando também com um sistema antifurtos, este app permite bloquear ou limpar seus dados privados remotamente, salvando os seus contatos em um banco de dados virtual

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Crie blocos para reiniciar e desligar o PC na Tela Iniciar do Windows 8

A nova interface do Windows 8 (que a Microsoft chama de “Interface Moderna”) pode ser mais bonita e mais fácil de usar em vários pontos, mas em outros a Microsoft deu alguns passos para trás. Por exemplo, o simples ato de desligar o PC é desnecessariamente complicado: é preciso abrir a barra de “Charms” (Teclando Windows+C), clicar em Configurações em Liga/Desliga e em Desligar.

Mas existe um jeito mais fácil: é possível criar um bloco na tela iniciar que faça todo o serviço com um só clique. Veja como.
1. Vá ao Desktop (teclando Windows+D), clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio e escolha a opção Novo / Atalho no menu.
2. No campo Digite o local do item: escreva shutdown /p e clique em Avançar.
3. Na próxima tela dê um nome para o atalho. Por exemplo, “Desligar”. Clique em Concluir.
4. Clique com o botão direito do mouse sobre o novo atalho e no menu que surge escolha o item Fixar na Tela Inicial.
Prontinho! Na próxima vez que você voltar à Tela Iniciar, verá um bloco chamado Desligar. Basta um clique nele para desligar o PC.

O mesmo método pode ser usado para criar um bloco que irá reiniciar a máquina. O processo é o mesmo, mas no Passo 2 o comando deve ser shutdown /r /t 0. É um zero no final, não a letra O. E não inclua o ponto final depois do zero. Só tenha cuidado, porque um clique nesse bloco e seu PC será reiniciado imediatamente, se aviso.

win8_desligar-360px.jpg
Blocos "Desligar" e "Reiniciar" na Tela Iniciar do Windows 8

Você também pode mudar os ícones dos blocos que criar. Antes de fixá-los à Tela Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre o atalho que criou e escolha o item Propriedades no menu. Na janela que surge clique na aba Atalho e no botão Alterar ícone. Escolha um novo ícone para o atalho, clique em OK, Aplicar e OK novamente. Prontinho! 

FNE 2013 CEBRAC Cascavel

Obrigado a todos os alunos, colaboradores e visitantes que participaram e tornaram a FNE 2013 do CEBRAC Cascavel mais um sucesso!
 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Saiba a diferença dos tipos de tela dos tablets

Os tablets são os gadgets preferidos do consumidor. Para ler livros, ouvir músicas, assistir filmes, ele dá conta de quase todas as funções que os PCs pessoais executam. Claro que com certas limitações, já que são equipados com outro tipo de sistemas operacionais.
Quando chega a hora de escolher o melhor tablet, o consumidor pode não se ater a algumas características, como a tela do aparelho. Não são apenas as telas ruins ou boas que definem o tablet, mas sim as resistivas e capacitivas.

Resistivas

As telas resistivas são compostas por várias superfícies e os comandos podem ser acionados com os dedos ou com uma caneta própria para este uso, conhecida como caneta stylus ou caneta touch screen. O uso da caneta é o mais indicado, pois tem ação mais rápida ao comando. As telas resistivas detectam a posição do toque de acordo com a junção de suas placas condutoras sobrepostas para executar os comandos. Essa tela é muito mais resistente a choques e quedas, por isso, tablets com esse componente são indicados para crianças.

Capacitivas

Apresentam maior sensibilidade na resposta dos comandos, que é feita com os dedos. Ideais para transição de páginas da web, fotos, jogos dentre outros. São compostas por uma camada de proteção, seguida de uma com eletrodos transparentes e a última com substrato de vidro. Os comandos são captados pelos eletrodos por meio da capacitância dos dedos.