Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de julho de 2014

O que é DisplayPort?

O DisplayPort foi lançado em 2006 pela VESA (Video Electronics Standards Association) e é uma interface de vídeo desenvolvida para ser um padrão aberto sem a necessidade que um desenvolvedor qualquer pague royalties para colocar a interface em seu produto.



A tecnologia foi aprimorada em 2008 e recebeu muita atenção de diversos fabricantes. A sua vantagem é que possui alimentação mais baixa que a HDMI e a DVI - consome apenas 2V, enquanto que as outras consomem mais de 3V. Em sua versão 1.1, ela possui suporte para alta resolução de 2560 x 1600 pixels, transmissão de dados de até 10.8 gigabits e suporte para áudio digital de até oito canais, mostrando-se um padrão de alta capacidade.

No entanto, essa resolução apresentada corresponde apenas quando a extensão do cabo é de no máximo 3 metros. A partir daí, a qualidade automaticamente cai para 1920 x 1080 pixels. Essa é uma grande desvantagem, só não maior devido ao uso residencial geralmente não requerer cabos tão grandes.

Ainda, o DisplayPort possui suporte a áudio digital de oito canais e proteção HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection), tecnologia anti-pirataria.

Uma de suas vantagens estratégicas que podem ajudá-lo a sobressair-se a longo prazo é a diferença visível que existe em seu conector, que é muito menor e dispensa a utilização de parafusos de retenção, como no caso do DVI. Ele é fixo por um sistema de presilhas que é destravado através de um botão.

As empresas Intel, AMD e NVidia adotaram esse padrão por ele utilizar tensões baixas como já mencionado. Essa tensão inferior permite que os controladores DisplayPort integrem diretamente os chipsets produzidos com as técnicas de 45 nm. Isso elimina a necessidade de controladores externos ou de circuitos especializados, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade.

É nítido, no entanto, que, apesar das vantagens que a tecnologia apresenta, o HDMI tem se mostrado o preferido por várias empresas e vem crescendo de maneira muito considerável, ao contrário do DisplayPort.

Fonte: http://canaltech.com.br/o-que-e/o-que-e/O-que-e-DisplayPort/#ixzz38AQU8lRs

O que é HDMI?

HDMI refere-se à sigla para High-Definition Multimedia Interface, que é uma interface condutiva digital de áudio e vídeo que permite transmitir dados não comprimidos, mostrando-se, assim, uma melhor alternativa aos padrões analógicos, como o VGA, rádio frequência e muitos outros.


Um conector HDMI consegue substituir todos os atuais conectores existentes, utilizados em aparelhos DVD, computadores, TVs, monitores e outros equipamentos. Além de possuir uma qualidade de transmissão bem mais elevada do que a maioria das demais alternativas, o HDMI fornece uma interface de comunicação entre qualquer fonte de áudio e vídeo digital, compatível com qualquer dispositivo.

Por meio de um único cabo, o HDMI suporta qualquer formato de vídeo. Isso inclui resoluções padrão (480i/p, 576i/p), de alta definição (720p, 1080i/p) e nas especificações 1.4 e 2k (2160p). Segundo a norma do Consumer Eletronics Control, essa interface de comunicação suporta atualmente até 32 canais de áudio digital, sendo o sinal de áudio e vídeo codificado em TDMS (Transition Minimized Differential Signaling) para transmissão digital não comprimida por meio do cabo HDMI.

No quesito segurança, o HDMI também é compatível com o HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection) que é um sistema anti-pirataria.

O conceito do HDMI é realizar a ligação de sinais de áudio e vídeo de um aparelho por apenas um cabo, sem que exista a necessidade de várias conexões para conectar todos os sinais. As empresas Panasonic, Philips, Silicon Image, Hitachi, Sony, Toshiba e Thomson são as principais desenvolvedoras desse padrão.



Por ser feita digitalmente, a conexão HDMI promove uma melhor qualidade de áudio e vídeo, o que é uma grande vantagem para a utilização desse padrão. Ao contrário do DVI, por exemplo, o HDMI suporta resoluções maiores, enquanto que o DVI, além de ser bem mais grosso, só realiza conexão de vídeo.

O HDMI 2.0 é a mais recente versão desse padrão e foi apresentada pela primeira vez oficialmente na IFA, em setembro de 2013, em Berlim, na Alemanha. Os cabos continuaram a possuir 19 pinos, o que permite ainda que seja utilizada a tecnologia HDMI 1.4, anterior à 2.0, com o mesmo plug.

A tecnologia 2.0 melhorou a qualidade de imagem e som. As resoluções suportadas passaram a ter a 4K ou Ultra HD, com taxa de 50 ou 60 Hz de frequência. O HDMI 1.4 também possuía suporte ao 4K, porém com frequência de apenas 25 Hz, que se torna um problema para transmissão de dados em TVs com resolução de 4096 x 2160 pixels.

A atualização permitiu uma melhora também na qualidade de áudio. O som possui agora 32 canais simultâneos e até 1.536.000 Hz de transmissão. Isso significa uma capacidade 15 vezes maior do que a dos DVDs comercializados e ainda mais superior aos CDs.

Fonte: http://canaltech.com.br/o-que-e/o-que-e/O-que-e-HDMI/#ixzz38ALS6JLJ