Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Seu smartphone travou? Saiba o que fazer

Os smartphones representam a evolução da telefonia celular, no entanto, quem tem ou já teve um aparelho do tipo sabe que depois de um tempo de uso, ele está sujeito a apresentar problemas. Seja pela memória que o dispositivo consome ou pelas atualizações no sistema operacional, muitos já passaram por momentos de stress quando ele trava.

Apesar da troca por um novo celular parecer a única solução em muitos casos, não é bem assim. Separamos abaixo algumas dicas para destravar o aparelho ou ainda, evitar que isso aconteça. Confira:

iOS

Se o iPhone "congelar" na tela atual em que você estava trabalhando, basta segurar obotão Home e o botão de liga/desliga juntos, por 10 segundos. Espere pelo logo da maçã aparecer na tela e deixe o smartphone reiniciar normalmente.

Caso o iPhone não destrave, o usuário pode ainda tentar conectar o celular ao iTunes pelo computador ou esperar pela bateria acabar e então recarregá-lo. Se nenhum desses procedimentos funcionar, então a solução é procurar por assistência técnica.

A dica para evitar travamentos no iPhone é fazer uma limpeza periódica no armazenamento do dispositivo, tirando aplicativos que não são mais usados ou até mesmo históricos e conversas de apps.

Android

A primeira forma de resetar um aparelho Android é removendo a bateria. Contudo, o método não é indicado para ser feito toda hora, já que pode danificar componentes internos do smartphone.

Se você usa um celular Samsung, Huawei, LG ou Asus, pode ainda apertar e segurar obotão liga/desliga por alguns segundos e quando a tela acender novamente, soltar o botão.

Já em dispositivos Sony e HTC, o usuário deve apertar e segurar os botões de volume e obotão liga/desliga ao mesmo tempo, até que ele seja reiniciado. No caso da Sony, alguns aparelhos ainda possuem um botão de reset dedicado, localizado ao lado da entrada do chip.

Por fim, smartphones Motorola devem ser reiniciados com a combinação do botão de diminuir volume e o botão de liga/desliga, segurando-os até que o celular seja desligado. Depois, ligue-o novamente.

Assim como no iOS, a dica para Android é retirar os aplicativos que não são usados com frequência, especialmente porque o sistema do Google reinicia alguns aplicativos sozinho, se julgar necessário. Outro ponto importante é observar o quanto de memória RAM o dispositivo possui. Se o seu smartphone possui 1GB de RAM ou menos, rodar um jogo de alto gráfico pode não ser uma boa pedida.

Windows Phone

O Windows Phone usa o mesmo procedimento de reinicialização dos smartphones Motorola, isto é, o usuário deve apertar e segurar o botão de volume para baixo e o botão de liga/desliga juntos, até que o aparelho desligue. Em seguida, basta ligar o celular novamente.

Caso o procedimento não dê certo, outra opção é remover a bateria no caso dos aparelhos que possuirem essa opção.

Para evitar travamentos, a dica da Microsoft é procurar pela atualização mais recente do Windows Phone compatível com o aparelho. Vale frisar que uma boa administração da memória interna também é válida neste caso.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Posso usar uma fonte no meu notebook com amperagem diferente?

Seja por mau funcionamento da fonte do seu notebook (ou simplesmente por esquecimento) você provavelmente já deve ter ficado sem poder utilizar o seu computador devido à falta de um carregador adequado – que atenda às especificações técnicas do seu aparelho.

Nesse momento, é normal algumas pessoas pegarem o carregador emprestado de um amigo (que aparentemente é compatível com o carregador original). Em outros casos, há consumidores que apenas compram a primeira fonte que encontram em uma loja de equipamentos eletrônicos sem verificar se a nova fonte é realmente compatível com a original.

O que poucos sabem é que a utilização de uma fonte inadequada pode causar danos ao aparelho e até mesmo diminuir o seu rendimento. Por isso, para garantir que o seu notebook continue funcionando normalmente, é importante conferir as seguintes especificações técnicas antes de realizar a substituição do componente: voltagem (V), amperagem (A) e potência (W) da nova fonte – informações disponíveis na etiqueta do produto.

Conheças as especificações: a amperagem deve ser IGUAL OU MAIOR do que a fonte original. Já a voltagem não pode ser maior ou menor, ou seja, deve ser IGUAL. Por fim, a potência, resultado da multiplicação da amperagem pela voltagem, deve ser MAIOR OU IGUAL. Por exemplo, um notebook que utiliza uma fonte de 65W – 19V-3,42A é perfeitamente compatível com um carregador de 95W – 19V-5.0A.

Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook em geral e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes. Quanto à amperagem “extra” não há nenhum problema, pois o notebook utilizará apenas a amperagem necessária para o seu funcionamento.





Wallpaper escuro ajuda a economizar bateria do celular?

Papéis de parede escuros podem ajudar a economizar bateria do seu aparelho. Mas será que isso é realmente verdade? Tudo vai depender da tela do seu aparelho. A tecnologia AMOLED permite que você reduza a quantidade de energia gasta, mas, se o seu dispositivo conta com outros tipos de displays, certamente você não terá uma melhoria no desempenho apenas mudando o seu wallpaper.

Ao contrário da tecnologia LED, as telas AMOLED não precisam de uma luz de fundo para funcionar. Os displays com tecnologia LCD produzem essa luz, que brilha através dos pixels e entram diretamente no seu globo ocular. No caso destas telas, a cor preta é apenas um pixel que fica opaco porque bloqueia toda a luz enviada do fundo. Ou seja, a luz continua a ser emitida.

Tela AMOLED curva da Samsung

Por outro lado, as telas AMOLED não contam com uma luz de fundo. Ao invés disso, cada sub-pixel é composto por pequenas luzes azuis, vermelhas ou verdes. Se a tela é instruída a mostrar a luz preta, não é preciso bloquear nenhuma luz, já que a única coisa que acontecerá é que nenhuma das pequenas cores dos sub-pixels vão ser ativadas.
Economizando

Teoricamente dessa forma, os pixels pretos ajudam o dispositivo a economizar bateria, já que esses pixels ficam completamente desativados. Entretanto, muitas pessoas acabam pensando por engano que essa é uma função do brilho e que qualquer cor escura, como o cinza, terá a mesma eficiência.


Embora exista uma relação entre brilho e intensidade, é preciso que o “preto real” seja usado (definido pelo valor hexidecimal #000000) para que haja uma economia de energia. Ou seja, qualquer cor diferente desta significará que o pixel vai estar ativado.
Testando

Ryan Whtwam, do site de notícias Green Bot, resolveu testar a eficiência da cor preta na tela AMOLED. Para isso, ele manteve durante 30 minutos a tela ligada usando o aplicativo Reddit Sync, tanto no modo normal (colorido), quanto no modo noite (que usa o “preto real”).


O resultado é que a tela preta gastou 41% menos de energia que a tela colorida, uma experiência bastante impressionante.


E que impacto isso realmente oferece a um dispositivo com tela AMOLED? Se você usa seu aparelho com muita frequência, deve saber que a tela é um dos recursos que mais consomem bateria no aparelho.

Então, se você usar aplicativos com cores pretas ou programas que contenham um modo noturno, isso significa que você vai economizar entre 15 a 20% de bateria. Esse valor é estimado, lembrando que pode variar dependendo da forma que você usa o aparelho.
Minha tela não é AMOLED

Se a tela do seu smartphone não é AMOLED, você pode usar um aplicativo como alternativa para economizar bateria. O Pixel Battery Saver foca totalmente na configuração da tela como maneira de poupar bateria.


O programa tem um truque muito interessante: ele diminui a resolução geral do display e minimiza a quantidade de pixels ativos. Os pixels desativados não consomem energia e assim o seu smartphone pode ter um fôlego extra para você aproveitar como quiser.