Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de junho de 2015

Como identificar e consertar/resolver problemas comuns em teclados de notebook

Uma das coisas que podem irritar a maiorias das pessoas é quando o teclado do notebook não funciona como deveria. Tentar digitar e não sair nada, falhar ou trocar caracteres pode levar uma pessoa ao desespero.

Se o teclado do seu notebook está com problemas e você quer identificar o que está acontecendo com ele, esteja ciente de que existem inúmeros fatores que podem acarretar no mau funcionamento do aparelho. Para te ajudar a entender melhor essa questão, listamos os 4 problemas mais comuns em teclados de notebook. Confira:

1 – Vírus

Sintomas: O vírus pode deixar o teclado “louco”, fazendo com que teclas sejam digitadas sozinhas, abrindo funções indesejadas ou trocando a função dos caracteres.

Nesse caso, será necessário executar um antivírus de sua confiança devidamente atualizado. Se mesmo com o antivírus, os problemas persistirem, é possível também restaurar o sistema para um ponto/data que tenha sido agendado por você ou automaticamente pelo sistema. Outra forma mais drástica é o caso da formatação da partição do HD (Hard Disk ou Disco Rígido) e reinstalar todo o sistema operacional, o que não é muito recomendado ou fácil de fazer para um usuário leigo.

2 – Sujeira

Sintomas: As teclas passam a grudar, a digitação falha, as teclas não sobem, etc. Isso pode ser sinal de acúmulo de pó ou consequência de algum acidente com líquidos como café ou refrigerante.

Para evitar que isso aconteça, realizar a manutenção do aparelho é fundamental. Lembrando que é necessário ter bastante cuidado na hora de realizar a limpeza do notebook, para que nenhum componente interno seja danificado. Utilize frascos de spray de ar específicos para limpeza, pincéis relativamente médios/macios, cotonetes ou panos finos e até mesmo aspiradores de pequeno porte com bicos especiais.

Atenção: Não devem ser utilizados produtos químicos de limpeza geral.

* O único líquido recomendado para a limpeza desta peça é o álcool isopropílico, pois a porcentagem de água em sua composição é menor do que 1%, e por isso, a hipótese de oxidação das peças é quase nula. Cuidado, é um produto inflamável, veja mais sobre aqui: álcool isopropílico

3 – Troca de Linguagem

Sintomas: Os caracteres das teclas digitadas estão trocados, como exemplo “Ç”, “;” ou +/-, entre outros.

Neste caso, é provável que tenha ocorrido a troca de idioma no sistema operacional. Também pode ser uma configuração de outros softwares que tenha desconfigurado os idiomas ou gerado conflito entre software e hardware. Deve se observar as configurações de idioma do teclado acessando: Menu Iniciar > Painel de Controle > Região e Idioma > Teclados e Idiomas (caminho útil somente a sistemas operacionais Windows).

Clique em ALTERAR TECLADOS e verifique se o idioma destacado é o compatível com o seu teclado. Geralmente podem ser: Português Brasil (ABNT), Estados Unidos US (internacional) ou Português – Portugal. Caso esteja errado, substitua adicionando ou removendo conforme sua necessidade.

4 – Defeito físico – Desgaste, dano ou acidente

Sintomas: Defeitos que não foram resolvidos com as sugestões acima ou foram visivelmente ocasionados por algum tipo de acidente ou desgaste do equipamento. Infelizmente nesses casos, o mais indicado é a troca do teclado. 

Dica: Caso o problema não seja resolvido imediatamente, recomendamos a utilização do teclado virtual, um recurso do próprio sistema operacional Windows. Para acessar, vá em: Iniciar > Todos Os Programas > Acessórios > Acessibilidade > Teclado Virtual.


Teclado Virtual do Windows

Com a o uso do teclado, é possível ativar os recursos necessários através do mouse ou da tela touch screen, caso o seu display (tela) possuir esta tecnologia.

Entenda a superioridade dos teclados mecânicos



Quando se fala em fazer um upgrade do computador, inevitavelmente trazemos à tona produtos como placas de vídeo, processador e placas-mães. Porém, dificilmente são levados em considerações os acessórios essenciais a uma máquina poderosa, como mouses e teclados, normalmente vistos como peças adicionais dispensáveis.

Apesar de desprezados, esses componentes podem fazer uma grande diferença no que diz respeito ao conforto proporcionado por uma máquina. Embora o mercado esteja inundado de produtos baratos que nos dão a ilusão de que todos os periféricos são iguais entre si, basta utilizar um dispositivo de qualidade para ver que a história não é exatamente essa.

Neste artigo, vamos explicar os motivos pelos quais investir em um teclado mecânico muitas vezes pode se mostrar uma escolha melhor para aumentar seu nível de conforto do que fazer um upgrade no hardware de seu PC. Especialmente para quem gosta de jogar ou usa o computador como ferramenta de escrita, um dispositivo do tipo pode virar rapidamente uma parte essencial de sua vida.
Convencional x mecânico

A maioria dos teclados encontrados no mercado atualmente possui três camadas plásticas combinadas entre si que estão localizadas logo abaixo de seus botões. Quando a parte superior e a parte inferior desse material se conectam (quando você digita algo), elas enviam um sinal elétrico ao computador que indica qual letra, numeral ou símbolo deve aparecer na tela.

Já a camada central desse material possui um pedaço de borracha ou silicone em fórmula de cúpula que não só é responsável por fazer a ligação entre as demais partes, como providencia a resposta tátil que você sente ao apertar uma tecla. Tecnicamente, um teclado convencional opera usando os mesmos conceitos vistos em controles remotos ou nos controladores de fornos micro-ondas.

O interior de um teclado convencional (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Esses dispositivos apresentam como principal vantagem o custo reduzido (o que se traduz na possibilidade de pagar R$ 20 ou até menos por um acessório novo) e uma maior resistência a contato com líquidos. No entanto, a borracha utilizada não providencia uma resposta tátil muito boa, o que faz com que você nem sempre saiba qual a pressão necessária para ativar um botão.

(Fonte da imagem: Divulgação/ZF Electronics)

Em contrapartida, teclados mecânicos substituem essa película de borracha por molas ou outros mecanismos mecânicos. Isso se traduz em um retorno mais rápido das teclas à sua posição original e em uma redução na força necessária para digitar, já que os botões providenciam uma resposta tátil mais aguçada que vem acompanhada de um sinal sonoro bastante perceptível — o famoso “clique” que lembra o som produzido por máquinas de escrever.

Dispositivos do tipo também empregam uma camada de resina eletrônica recoberta por material condutor (cobre), o que permite que diversas teclas sejam pressionadas e registradas ao mesmo tempo. Esse feito, conhecido como “anti-ghosting”, possibilita digitar rapidamente sem que uma letra seja “perdida” acidentalmente, também se mostrando importante para jogos eletrônicos nos quais é preciso inserir diversos comandos em sequência.
Tipos de keyswitch

Atualmente, a maioria dos teclados mecânicos disponíveis no mercado utiliza mecanismos conhecidos como “keyswitches” fabricados pela ZF Electronic Systems. Apesar de operarem de maneira semelhante, cada uma dessas peças dá ao usuário respostas sonoras e táteis diferentes, o que resulta na necessidade de empregar quantidades diferentes de força para acionar um botão.

Esses componentes podem ser identificados através de um código baseado em cores que, mais do que ditar a estética de um produto, informa o tipo de tecnologia empregada por ele. Descobrir qual o tipo de mecanismo utilizado em um teclado é essencial para determinar se ele vai ou não se adaptar a seu gosto pessoal e à maneira como você escreve.

(Fonte da imagem: Reprodução/PC World)

Cherry MX Blue — a versão azul do mecanismo se destaca pela grande sensibilidade, permitindo que os comandos do usuário sejam registrados sem que ele precise apertar uma tecla até a sua base. Isso se mostra especialmente útil para tarefas que exigem digitação intensa, como a composição de textos ou o registro de uma grande quantidade de dados. Em compensação, a tecnologia é conhecida por provocar uma quantia intensa de barulho, o que pode tornar indesejável seu uso em ambientes públicos.

(Fonte da imagem: Reprodução/PC World)

Cherry MX Brown — apresentando uma quantidade de volume inferior ao Cherry MS Blue, teclados do tipo exigem o uso de uma quantia de força ligeiramente maior para funcionar. Na prática, isso significa que você continuará tendo uma resposta tátil boa aos seus comandos, sem ter que se preocupar tanto com os ruídos provocados por seu teclado.

(Fonte da imagem: Reprodução/PC World)

Cherry MX Black — o principal diferencial desse tipo de keyswitch é o fato de ele minimizar a resposta tátil e sonora que o usuário obtém. A intenção é incentivar o pressionamento completo de cada botão, o que em tese evita acidentes e permite digitar textos com uma maior precisão. Esse tipo de tecnologia é bastante empregada em acessórios que têm os jogadores hardcore como seu público-alvo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Likehacker)

Cherry MX Red — uma variação do Cherry MX Black, os keyswitchs com cor vermelha se destacam por exigir menos esforço na hora de ativar alguma função. A tecnologia é empregada por fabricantes como a Corsair, que afirmam que ela é a opção ideal na hora de desenvolver teclados voltados a jogadores do gênero FPS.

Vale notar que esses não são os únicos tipos de keyswitchs disponíveis no mercado, já que também há variações nas cores verde e vermelha — isso sem contar nas tecnologias desenvolvidas por outros fabricantes. No entanto, preferimos detalhar somente as três variações que são mais facilmente encontradas atualmente.
Barulhentos? Depende de quem usa

Uma das principais críticas feitas aos teclados mecânicos é o fato de, quando comparados a dispositivos convencionais, eles produzem uma quantidade de barulho bastante acentuada. Embora isso não seja exatamente um problema quando o acessório é utilizado em um ambiente solitário, isso pode resultar em severos incômodos em locais que são divididos com outras pessoas, como escritórios e salas de aula.

Vale notar que o nível de ruído provocado por um dispositivo do tipo pode variar bastante dependendo da técnica de digitação de cada pessoa. Testes conduzidos pelo site PC World mostram que é possível que alguém com “dedos pesados” faça mais barulho em um teclado com película plástica do que outra pessoa que utiliza um dispositivo mecânico.


(Fonte da imagem: Divulgação/Cooler Master)

No entanto, é preciso aceitar que o “clique” de um acessório do tipo dificilmente vai passar despercebido. A única maneira de minimizar esse problema é escolher um tipo de keyswitch que se adapte tanto à maneira como você gosta de digitar quanto aos objetivos para os quais o produto será direcionado.

A tendência natural é que o volume provocado por um acessório do tipo diminua conforme você o utilize e se acostume com suas características únicas. Ao perceber que é preciso se esforçar menos para acionar um botão, tendemos a realizar movimentos de maneira mais delicada, o que diminui o “clique-clique” típico desses aparelhos. Só não espere que as pessoas a seu redor tenham paciência para aguentar o barulho enquanto você passa por esse processo de adaptação.
Preço: o grande vilão

O grande problema relacionado aos teclados mecânicos é o preço elevado que esses aparelhos possuem tanto no Brasil quanto no exterior. Enquanto nos Estados Unidos os modelos básicos não saem por menos de US$ 100, em território nacional o valor médio cobrado por dispositivos mais simples é de R$ 250.

Já os modelos que se dizem especializados em jogos eletrônicos podem custar ainda mais à sua carteira. O Steelseries 7 G, um dos produtos mais conhecidos e elogiados da categoria, chega a custar mais de R$ 500 em lojas especializadas — valor semelhante àquele cobrado pelos diferentes modelos do Razer BlackWidow.

(Fonte da imagem: Divulgação/Razer)

Dessa forma, é preciso pensar em um teclado mecânico da mesma forma como pensamos em novas placas de vídeo ou em chips de memória RAM de nova geração, tarefa que se torna bastante difícil quando se leva em consideração que basta entrar em uma loja de informática qualquer para se deparar com acessórios cujo preço é um décimo daquele cobrado por um produto do tipo.

Vale notar que o preço elevado se traduz não só em um dispositivo mais preciso e veloz, mas também em algo mais resistente e duradouro. Enquanto um teclado convencional costuma apresentar problemas após você pressionar suas teclas 5 milhões de vezes, em média, um dispositivo mecânico é capaz de resistir a cerca de 50 milhões de pressionamentos — ou seja, em vez de ter que comprar um teclado barato a cada ano, você pode usar uma quantia semelhante de dinheiro para comprar um acessório que vai funcionar muito bem durante mais de uma década.
Vale a pena adquirir um?

Decidir pela compra de um teclado mecânico tem tanto a ver com a maneira como você utiliza o computador quanto com o que você espera de um bom acessório. Caso sua máquina seja usada principalmente para navegar por redes sociais e conferir rapidamente emails, adquirir um acessório do tipo se mostra dispensável.

No entanto, quem costuma utilizar o computador para escrever (seja para o trabalho, pesquisas escolares ou textos em blogs) deve achar o investimento em um teclado mecânico bastante válido. Não só um dispositivo do tipo permite que você digite mais rápido, como há a tendência de que seu número de erros ortográficos caia depois de certo tempo de uso.

(Fonte da imagem: Divulgação/ZF Electronics)

A lógica por trás disso é bastante simples: graças às respostas tátil e sonora aguçadas, esse tipo de teclado permite que você acione teclas com menos esforço, o que se reflete em uma maior velocidade de escrita. A diminuição no número de caracteres repetidos se deve tanto à combinação desses elementos quanto ao efeito “anti-ghosting” dos aparelhos, que registram tudo aquilo que você digita sem que nenhum elemento seja “comido” acidentalmente.

Isso se mostra especialmente importante para jogadores que têm o PC como sua principal plataforma de jogos eletrônicos. Games como Torchlight II, Diablo 3, MMOs e MOBAs em geral (ou qualquer título que utilize vários atalhos) podem ser melhor aproveitados com o auxílio de um teclado mecânico capaz de registrar corretamente todos os comandos feitos por uma pessoa, por mais velozes que sejam seus dedos.

Infelizmente, só é possível sentir os benefícios proporcionados por um bom teclado mecânico depois de utilizá-lo durante algum tempo, algo que nem sempre é possível. No entanto, caso você possa ter essa experiência, não pense duas vezes antes de aproveitá-la — são grandes as chances de que após isso você nunca mais queira saber dos dispositivos que utilizam películas plásticas para funcionar.

Vírus no Facebook posta conteúdo pornográfico; saiba removê-lo

Um vírus chamado "Amazonaws" tem atrapalhado alguns usuários do Facebook. Sem o consentimento do usuário, ele publica vídeos de conteúdo pornográfico em perfis do site social, marcando diversas pessoas nas postagens, e se aloca no computador na forma de uma barra de busca.

O vírus se espalha através de anexos de e-mails, páginas comprometidas da internet ou mesmo através dos posts maliciosos do Facebook. Por isso, caso você receba uma notificação dizendo que um amigo seu disse que esteve com "você e mais 19 pessoas", é melhor não clicar no link.


Como remover?

Para remover o vírus, é necessário vasculhar seus aplicativos do Facebook e extensões de navegador em busca de algo estranho. Veja como fazer isso abaixo:

No Facebook, vá até "Configurações" (a opção aparece sob uma lista do lado direito da barra superior). Em seguida, clique em "Aplicativos" (a primeira opção da última aba, à esquerda). Quando a lista aparecer, clique em "Mostrar todos", veja se há algum aplicativo de aparência maliciosa associado à sua conta e remova-o (aproveite para remover os aplicativos inúteis que acabam se associando à sua conta).

Em seguida, é necessário verificar as extensões do navegador. No Chrome, clique no ícone com três barrinhas horizontais, à direita na barra superior do navegador, e vá em "Configurações". Na tela que se abre, do lado esquerdo, há um ítem chamado "Extensões": clique nele. Você verá então uma lista com todas as extensões associadas ao seu navegador. Se alguma lhe parecer estranha, delete-a clicando no lixinho ao lado dela.

No Firefox, o procedimento é semelhante: basta clicar na opção "Complementos" para ver a lista de complementos que seu navegador está usando, e apagar qualquer um que seja suspeito. No Internet Explorer, por sua vez, clique em "Gerenciar complementos" e depois em "Barra de ferramentas e extensões". 

Caso essas opções não funcionem, pode ser necessário desinstalar o navegador e reinstalá-lo de novo em seguida. De qualquer maneira, após removido o programa malicioso, vale a pena fazer uma varredura com algum programa antivírus para garantir que nenhum outro arquivo nocivo foi instalado no computador durante o período de vulnerabilidade.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Multilaser apresenta pendrive para tablets e smartphones

A Multilaser novamente se mostra presente no mercado de dispositivos moveis, dessa vez para ajudar com um problema encontrado na grande maioria dos aparelhos, a memória interna. A empresa acaba de apresentar seu novo gadget, que nada mais é que um pendrive que pode ser utilizado em smartphones e tablets, através da entrada Micro USB.





A ideia de umm pendrive feito para dispositivos moveis vem se mostrando presente a um bom tempo já e de tempos em tempos novas empresas acabam entrando na brincadeira, a Multilaser notando que isso pode ser promissor decidiu investir também. O pendrive OTG Dual USB (nome dado ao produto), pode ser utilizado tanto em desktops, como em smartphones e tablets. A transferência de dados se mostra bem rápida e simples, bastante apenas possuir um aparelho com Android 4.0 ou superior que seja compatível com a tecnologia chamada de OTG (On the Go), atendendo a esses dois requisitos o usuário poderá plugar o gadget e transferir todos os dados desejados.

Para utilizar em computadores, o OTG Dual USB funciona de maneira comum e pode ser plugado em MAC OS e Windows, a grande sacada desse produto é realmente o fato de poder ser plugado em smartphones e tablets, já que a utilização em computadores é a normal encontrada hoje em dia.

Com o pendrive OTG Dual USB da Multilaser o usuário poderá transferir fotos, vídeos, aplicativos, documentos, entre outras coisas, sem necessidade de ter acesso a WI-FI, rede de dados ou qualquer tipo de cabo. Outra sacada bem interessante encontrada no produto da Multilazer é o fato de poder utilizar os aplicativos que estão no pendrive, sem fazer a transferência para o smartphone, como por exemplo um jogo.

No momento existem duas versões disponíveis do OTG Dual UB da Multilazer, uma com 8 GB e outra com 16 GB.

Drive SSD pode perder dados se ficar sem energia por muito tempo


Que os SSDs inovaram na maneira de armazenar um número maior de dados e ainda aumentar o desempenho dos computadores não há nenhuma dúvida. No entanto, uma pesquisa publicada recentemente mostrou que a nova tecnologia ainda tem muito a se desenvolver para se tornar a melhor opção em armazenamento de dados.

Segundo informações divulgadas por Alvin Cox, da Seagate, o SSD pode perder dados se ficar sem energia por um longo período – principalmente se a unidade estiver armazenada em ambientes mais quentes.

Cox revelou que as unidades de SSD conservadas a uma temperatura de 30º graus Celsius podem conservar os dados com aparelho desligado por aproximadamente 1 ano. Caso a temperatura eleve 5 º graus Celsius, esse tempo cai pela metade. A situação é ainda pior caso a temperatura chegue na casa dos 55º graus, já que bastarão poucos dias para que todos os dados comecem a ser perdidos.



Com esses dados, foi possível analisar também que a situação é mais alarmante para empresas do que para os consumidores que utilizam diariamente o dispositivo. Isso porque muitas empresas optam por armazenar uma grande quantidade de arquivos em SSD – sendo que muitas vezes os dispositivos acabam ficando muito tempo inativo, o que reduzir ainda mais o tempo de armazenamento dos dados.

Assim, caso você seja um consumidor comum que utiliza o seu notebook diariamente em um local com temperatura abaixo de 30º graus Celsius, não há grandes riscos de danos. O cuidado deve ser maior por parte das empresas que necessitam armazenar dados importantes por muito tempo – sendo recomendado, manter um backup atualizado (em HDs) para garantir a preservação adequada dos dados.

Como calibrar a bateria para notebook

Calibrar a bateria de forma que a mesma possua níveis iguais de energia em suas células.
Consertar problemas decorridos de desnivelamento de energia nas células da bateria.
Eliminar problemas de desligamento precoce do notebook.

Notebook desliga sozinho mesmo com o sistema operacional informando que ainda resta uma carga superior a 10% na bateria. Ou seja, a informação não é a realidade da carga.

Bateria com autonomia inferior ao de sua capacidade normal.

Diminuir o tempo para carregamento da bateria.

Estes são pontos em que este procedimento pode ajudar.

Atenção!


Este procedimento não deve ser executado de forma rotineira, é recomendado efetuar a calibragem da bateria somente quando a bateria estiver apresentando falhas de funcionamento ou na primeira utilização da mesma, caso contrário, descarregar as baterias de lítio por completo muitas vezes pode danificar a bateria e em alguns casos pode afetar por completo o funcionamento da bateria podendo até inutilizá-la.

Estes procedimentos são válidos para todos os aparelhos que utilizam baterias de íons de lítio (Lithium-ion).

Calibrando a Bateria

Seguem os passos para calibrar a bateria do seu notebook. O sistema operacional que iremos utilizar em nosso tutorial é o Windows 7, o processo em outras versões do Windows é muito semelhante a este.

Selecione -> Iniciar -> Painel de Controle ->Sistema e Segurança

Após entrar em Sistema e Segurança entre em Opções de Energia

Clique em “Alterar configurações do plano”

Selecione a Opções “Nunca” para todas as opções

Inicie o procedimento de Carga

Após alterar o plano de energia, carregue sua bateria até o sistema operacional exibir carga completa para a bateria (100%).

Agora realize o procedimento de Descarga

Com o carregamento completo desconecte o carregador do notebook e deixe o mesmo ligado até que ele se desligue sozinho.

Aviso para baterias novas, primeiro uso

Para as baterias que terão a sua primeira utilização o recomendado é executar estes passos 3 vezes.

Baterias que mesmo após a calibragem, continuarem apresentando problemas, terão somente como alternativa a substituição por uma nova bateria.

Ao finalizar

Após a execução destes passos não esqueça de voltar ao Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Opções de Energia e configurar o tempo de cada ação conforme sua necessidade. Como padrão você poderá deixar configurado da seguinte maneira:
Esmaecer Vídeo: 5 Minutos
Desligar Vídeo: 10 minutos
Suspender Atividade do Computador: 15 minutos

Se você preferir uma maior economia de energia você poderá diminuir o tempo de cada ação acima.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Windows 10 terá sete edições; veja quais são elas

O Windows 10 está quase pronto para chegar em nossos computadores e smartphones, mas enquanto isso não acontece, ele continua passando por testes e novidades vão sendo apresentadas. Nesta quarta-feira (13), a Microsoft anunciou que existirão sete versões do sistema operacional e revelou os nomes e detalhes de cada um deles.

Conheça quais são:

Windows 10 Home
Dedicada aos consumidores comuns, esta versão acompanha aplicativos básicos, como a nova assistente pessoal Cortana, o novo navegador Microsoft Edge e a ferramenta de reconhecimento facial Windows Hello. Também haverá uma integração com o Xbox na qual os proprietários do console poderão reproduzir os seus jogos a partir de qualquer PC.

Windows 10 Mobile
A versão mobile promete oferecer ao usuário uma melhor experiência em dispositivos pequenos com touchscreen, como smartphones e tablets menores. Ela conta com os mesmos novos aplicativos da primeira versão, assim como uma opção mais otimizada para toque do Office. O Windows 10 Mobile também deve permitir que alguns novos dispositivos usem o Continuum, fazendo com que o celular funcione como um PC quando conectado em uma tela maior.

Windows 10 Pro
Bastante parecido com o Windows 10 inicial, ele tem a diferença de oferecer recursos extras para atender às necessidades de pequenas empresas. Ele ajuda no gerenciamento de seus dispositivos e aplicativos, protege dados sensíveis e tem suporte a recursos em nuvem, como acesso remoto.

Windows 10 Enterprise
Parecido com o Windows 10 Pro, o Enterprise é indicado para médias e grandes empresas. Com ele, a companhia fica protegida contra as crescentes ameaças a dispositivos, identidade e dados sigilosos. Também deve ter suporte ao serviço chamado "Long Term Servicing Branch" que, quando está ativado, somente atualizações relacionada à segurança serão aplicadas.

Windows 10 Education
A única informação divulgada pela Microsoft sobre essa versão é que ela será dedicada à educação, tanto para professores e administradores, quanto para estudantes.
Windows 10 Mobile Enterprise

Esta versão é, basicamente, a união da versão mobile com a Enterprise. Ela vai acompanhar recursos de segurança e gerenciamento exclusivos para grandes empresas.

Windows 10 IoT Core
Voltado para a IoT, ou a Internet das Coisas, esta versão do sistema operacional terá um baixo consumo do hardware.

A Microsoft também anunciou, além das sete principais, versões do Windows 10 Enterprise e Mobile Enterprise para dispositivos industriais, como caixas eletrônicos, pontos de venda, terminais portáteis, entre outros.

O Windows 10 tem uma data definida de lançamento, 29/ 07, o que deve acontecer no meio do ano, e o update será gratuito para usuários de Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1.

Dores de cabeça? A culpa pode ser do seu monitor

Se você passa mais de nove horas do dia na frente da tela de um computador, tablet, smartphone ou de uma TV, talvez seja o momento de desviar o seu olhar.

Estudos da ONG Visual Council comprovaram que 68% dos jovens da geração millenial (1981-1996) e 63% dos adultos da geração X (1965-1980) estão sofrendo os sintomas da chamada Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC).

O SVRC é uma doença que atinge, principalmente, jovens e jovens-adultos e está relacionada ao desconforto visual que muitos indivíduos sentem ao passar mais de duas horas na frente de uma tela digital.

De acordo com a pesquisa da Visual Council, os dispositivos digitais mais utilizados são a televisão (76,6%), o smartphone (69,4%), o notebook (57,8%) e o computador de mesa (52%).
Causas e sintomas

Os principais sintomas do SVRC são cansaço, ardência, dor, irritação, vermelhidão, ressecamento visual e dor de cabeça. Além disso, a visão pode ficar turva e a pessoa pode ter a sensação de algum corpo estranho estar na região dos olhos.

Existem dois fatores principais relacionados à síndrome. O primeiro deles é que um indivíduo pisca menos quando está olhando para uma tela digital e isso pode causar ressecamento ou irritação nos olhos.

Segundo, a luz azul emitida por monitores digitais aumenta a tensão ocular. Segundo o Visual Council, a exposição constante à luz azul pode danificar as células da retina, ampliando o risco da pessoa ter algum tipo de deficiência visual.
Soluções

A maneira mais simples de evitar a síndrome é fazer pausas na visualização dos monitores digitais por um período.

O Visual Council recomenda seguir a regra 20-20-20. A cada 20 minutos na frente de uma tela digital, a pessoa deve fazer um intervalo de 20 segundos e olhar para qualquer objeto a pelo menos 20 pés (6 metros) de distância.

Já o Portal da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) aconselha o indivíduo a fazer pequenas pausas, de 5 a 10 minutos por hora, de preferência fixando o olhar em algo distante.

Além disso, a SBO sugere a interrupção por períodos mais longos para quem fica mais de 4 horas na frente dos monitores digitais.

Para quem tem dificuldade de saber quando deve fazer as pausas, existe um software chamado SmartBreak que pode ajudar. Ele monitora o tempo da pessoa à frente do computador e a avisa quando é preciso parar.

Outro jeito de não ter a síndrome ou diminuir os sintomas é o ajuste das configurações da tela do computador, tablet ou smartphone.

O aplicativo F.Lux faz a cor da tela do computador se adaptar à hora do dia para que a luz do monitor fique parecida com a do sol. Além disso, alguns tablets possuem a opção de mudar a cor do display para bege ou preto.

Finalmente, quem já usa óculos de grau deve falar com o oftalmologista sobre a utilização de lentes especias que podem reduzir a fadiga ocular digital. 

Microsoft planeja lançar o Windows 10 em julho

O Windows 10 deve realmente ser lançado em julho deste ano. O site The Verge, citando fontes ligadas à Microsoft, afirma que a Microsoft mira o mês e chegou a pensar em fixar a data de lançamento em 29 de julho, mas desistiu da ideia.

A data seria anunciada na conferência Build, que aconteceu no dia 29 de abril. O objetivo era marcar uma distância de três meses entre o anúncio e o lançamento, mas a companhia achou melhor não dar um prazo definitivo tão cedo, por medo de não conseguir cumpri-lo.

A informação, no entanto, é compatível com o que afirmou Lisa Su, CEO da AMD, empresa parceira da Microsoft. Ela “deixou escapar” em uma conferência com investidores que os computadores com Windows 10 começariam a sair no final de julho.

Segundo o jornalista Tom Warren, um dos principais conhecedores dos meandros da Microsoft, a companhia busca finalizar a programação do Windows 10 no mês de junho. A partir daí, a empresa teria em mãos a versão RTM, enviada para as fabricantes, para que os computadores já estejam prontos no dia do lançamento.

Confirmando-se a intenção de lançar em junho, seria um prazo bastante apertado. No passado, a Microsoft espaçava mais a versão RTM e o produto finalizado pronto para o consumidor.

No entanto, o que se espera é que, no lançamento, o Windows 10 seja usável e estável, mas ainda não esteja completo com todos os recursos. Um exemplo é o navegador Microsoft Edge, que terá suporte a extensões, mas já se sabe que isso só acontecerá depois de o W10 ser liberado para o público.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Como resolver 9 problemas comuns em PCs


Se você utiliza computadores Windows com frequência, provavelmente você já se deparou com problemas universais. E, embora alguns deles possam ter causas sérias e soluções custosas e complicadas, é possível também que algumas rápidas mudanças consertem a máquina e facilitem sua vida.

Antes de começar, é importante conhecer uma ferramenta muito útil para resolver problemas do computador: o gerenciador de dispositivos do Windows. Ele pode ser acessado pelo menu iniciar, indo em “painel de controle”, “hardware e sons” e “gerenciador de dispositivos”. Ele mostra todo o hardware instalado em sua máquina, e identifica problemas de instalação ou compatibilidade.

Veja abaixo algumas possíveis soluções para problemas comuns em PCs: 

Tela azul da morte

As temidas telas azuis do Windows podem aparecer por uma enorme quantidade de motivos, desde arquivos maliciosos até problemas de hardware. Em geral, porém, elas estão relacionadas a novos componentes instalados no computador. Caso você tenha instalado qualquer novo hardware, desde RAM até placas de áudio ou rede, e tenha começado a ver estas telas azuis, é provavel que o problema seja de compatibilidade.

Na maioria dos casos, vale a pena conferir o Gerenciador de Dispositivos para verificar se há algum conflito de hardware no computador. Eles aparecerão como um pequeno “!” ao lado do dispositivo em questão. Caso ele exista, provavelmente será necessário reinstalar os drivers dos novos aparelhos, ou buscar drivers atualizados no site da fabricante do hardware.

Caso o computador esteja fazendo barulhos estranhos além de mostrar a tela azul, o problema pode ter outros motivos: calor ou sujeira. Nesses casos, pode ser suficiente abrir o computador de limpá-lo para remover a poeira: ela pode causar problemas de contato entre os componentes e dificultar a circulação de ar, aumentando a temperatura da máquina. Há ainda a possibilidade de que os ruídos sejam causados por um HD antigo e com problemas. Nesse caso, é recomendável fazer backup dos dados do HD e substituí-lo o quanto antes.

Há ainda a possibilidade de um vírus ou de RAM com defeito. Um bom escaneamento feito com programas de antivírus, mesmo gratuitos, pode detectar arquivos maliciosos em seu computador e, em seguida, removê-lo. Existem também programas especializados para testar a sua memória RAM. Caso ela apresente defeitos, eles podem ser a causa das telas azuis. Infelizmente, é necessário substituí-la para resolver o problema.

Som mudo


Uma das causas mais comuns que fazem com que os computadores não emitam sons são problemas de contato com os cabos. Verifique, primeiramente, se os cabos que vão de seu computador até a saída de som (as caixas ou o fone) estão em boa condição. Deixe uma música tocando e mexa no cabo para ver se o som aparece. Se isso acontecer, o problema é mau contato, e é necessário substituir o cabo.

Vale a pena conferir também o volume de saída de som do Windows. no canto inferior direito da tela, à esquerda do relógio, há um ícone de auto-falante. Clique nele, e uma barra de volume aparecerá. Verifique se ela está em um nível adequado. Algumas vezes, o computador automaticamente deixa o som no volume mínimo quando os fones de ouvido são desconectados. Se você costuma usar fones, esse pode ser o problema

Mas se o cabo estiver bom e o volume estiver alto, pode ainda se tratar de um problema de driver. Verifique no Gerenciador de Dispositivos se existe algum conflito nos dispositivos relacionados a som, e procure na internet, no site do fabricante da sua placa-mãe ou da sua placa de som, pelos drivers mais recentes. O modelo das placas aparece no Gerenciador de Dispositivos.

Touchpad não funciona


Entre usuários de notebooks, um problema particularmente frequente é que o Touchpad deixe de funcionar. Isso é particularmente frustrante, pois navegar usando apenas o teclado, ainda que possível, é bastante incômodo. Por isso, vale a pena ter um Mouse USB sobrando para caso isso aconteça.

É possível, primeiramente, que o usuário tenha desligado acidentalmente o Touchpad. Em geral, uma combinação das teclas Function (“Fn”) e uma das teclas F de cima do teclado faz isso. Tente apertar Fn+F7 ou Fn+F9: resolver o problema pode ser fácil assim. Alguns modelos também automaticamente desligam o touchpad quando um Mouse USB é conectado. É improvável, mas pode ser que outro dispositivo USB foi identificado como um Mouse. Nesse caso, desconecte os dispositivos USB e veja se o problema é solucionado.

Essa situação também pode serfruto de um problema de driver, que pode ser visualizado no Gerenciador de Dispositivos do Windows. Procure sob a aba “mouses” no Gerenciador, everifique se alguns dos dispositivos listados apresenta problemas. Em todo caso, vale a pena acessar o site do fabricante do touchpad para baixar drivers atualizados. É possível descobrir o fabricante buscando na internet o modelo do seu notebook.

Há também uma aba no painel de controle do windows dedicada aos mouses e touchpads. Procure por “configurações do mouse” no menu iniciar e, nele, procure pela aba referente ao touchpad. Ela deve ter alguma opção como “habilitar touchpad”: garanta que elas esteja ligada.

Não detecta rede WiFi


Existem diversos motivos pelos quais o seu computador ou notebook não encontrem redes sem fio. Primeiramente, vale lembrar que nem todos os computadores têm adaptadores WiFi instalados automaticamente. É raro, mas pode ser que o seu não tenha. Basta buscar no Gerenciador de Dispositivos por algo do tipo. Se nada aparecer, pode ser necessário comprar um adaptador WiFi externo, USB, ou uma placa de rede.

Entre os notebooks que possuem adaptadores WiFi, alguns deles possuem também uma chavinha liga/desliga que controla o funcionamento desses adaptadores. Verifique se a sua chavinha está na posição correta e tente novamente. Outra possibilidade é que a sua máquina está no modo de economia de energia: nesse modo, alguns notebooks desabilitam automaticamente o adaptador WiFi. Desative essa função no painel de controle, ou ligue o notebook em uma tomada para acionar o dispositivo novamente.

Pode se tratar, ainda, de uma incompatibilidade entre seu roteador e seu computador. Roteadores transmitem em 2.4 GHz ou 5Ghz, e pode ser que o seu computador só consiga receber um desses sinais. Ou, ainda, que a sua rede esteja configurada para não aparecer para outras máquinas. Nesse caso, será necessário alterar as configurações do roteador, um procedimento que varia segundo o modelo do dispositivo.

Computador desliga sozinho


Assim como as telas azuis, existem muitos motivos que podem levar computadores a desligarem do nada. Um deles são vírus: alguns programas maliciosos podem ser responsáveis por reinicializações inesperadas. Vale a pena escanear seu PC caso isso esteja acontecendo.

Outro possível motivo, no entanto, é o superaquecimento de componentes do computador, especialmente o processador. O processador possui um mecanismo que desacelera seu funcionamento caso sua temperatura exceda determinado limite. Se a temperatura continua a subir mesmo assim, ele se desliga para evitar danos maiores. Isso é comum em máquinas rápidas, com grandes placas de vídeo, e entre usuários que realizam overclocking, mas não acontece apenas nesses casos.

Se você sente que sua máquina está ficando quente durante o funcionamento, abra-a e limpe a poeira. Isso deve ajudar. Se o problema persistir, porém, pode ser necessário comprar um refrigerador melhor para o seu processador. É importante também tomar cuidado com os cabos dentro do gabinete do PC: se eles ficam jogados por todos os lados, acabam dificultando a passagem de ar e aumentando a temperatura dos componentes.

Teclado estranho


Alguns usuários podem notar que as teclas que eles apertam no teclado não correspondem exatamente ao que aparece na tela. Isso porque existem dois padrões diferentes de teclado para a língua portuguesa, e é provável que, enquanto seu teclado esteja em um padrão, o seu computador esteja configurado para o outro.

Para mudar isso, vá com o mouse ao canto inferior direito da tela, perto do relógio. Deve haver um ícone de teclado por ali. Clique nele, veja qual é a opção selecionada, e selecione a outra. As duas opções são “Português Brasil - ABNT” e “Português Brasil - ABNT2”. Se seu teclado foi comprado no Brasil, ele deve estar em uma delas.

Monitor não mostra nada

Se o seu computador liga normalmente e faz até mesmo o barulinho de inicialização do Windows, mas seu monitor não mostra nada, o problema muito provavelmente está relacionado aos cabos. Verifique primeiramente a integridade do cabo de vídeo que vai do computador ao monitor. Tente mexer nele e veja se a imagem pisca na tela. Se piscar, pode ser necessário substituir o cabo.

Vale notar também que alguns computadores possuem placas de vídeo, e a saída de vídeo da placa é diferente da saída de vídeo da placa-mãe. Pode ser que o seu computador esteja enviando sinal de vídeo pela placa de vídeo, mas o cabo esteja conectado à placa-mãe (ou vice-versa). Tente encaixar o cabo de vídeo em outra parte do computador. Isso pode solucionar o problema.

Caso a imagem apareça mas em uma resolução muito baixa, trata-se, provavelmente, de um problema de drivers. Verifique se a

Computador demora para ligar e fica lento


Não é incomum que, com o tempo, os computadores demorem cada vez mais para ligar e funcionem de forma cada vez mais lenta. Até certo ponto, o desgaste dos componentes são responsáveis por isso. O mais comum, no entanto, é que o computador tenha acumulado uma série de programas pouco úteis que precisam ser iniciados junto com o Windows, retardando a inicialização, e que continuam a funcionar sem aparecer, deixando o PC mais lerdo.

Uma forma de resolver esse problema é com a ferramenta de configuração de sistema da Microsoft. Para acessá-la, basta apertar a tecla do Windows junto com “R” no teclado. Isso abrirá uma janela chamada “Executar”. Nela, escreva “msconfig” (sem as aspas) e aperte enter. Pode ser necessário inserir a senha de administrador.

Na tela que aparecerá, é possível selecionar quais programas serão inicializados com o sistema. Quanto menos programas forem iniciados, mais rápido o computador liga. Mas é melhor não mexer em quaisquer programas que tenham “Microsoft Corporation” no campo de fabricante: esses programas podem estar relacionados ao funcionamento do Windows.

Em geral, é melhor não desligar os programas que você não conhece, mas outros, como AdobeAAMUpdater, Google Update, Pando Media Booster, Spotify podem ser desligados sem problemas. Existem também programas como o CCleaner que permitem realizar essa mesma seleção.

Pop-ups na área de trabalho


Se você costuma ver um monte de pop-ups estranhos antes mesmo de abrir seu navegador, o mais provável é que o seu sistema tenha sido infectado por algum tipo de adware (programas nocivos que ficam mostrando propagandas ao usuário).

Abra o painel de controle e, na aba “programas”, procure por “desinstalar um programa”. No menu que se abre, veja se há algum programa com nome suspeito ou relacionado a propagandas. Se não, a ferramenta de configuração do sistema da Microsoft pode mostrar alguns desses programas. aperte a tecla do windows junto com a tecla “R” e escreva “msconfig” (sem as aspas). Na janela que se abre, verifique se há algum programa com nome suspeito e desative-o. Lembre-se de não desativar programas da Microsoft.

Alguns adwares, porém, não aparecem no msconfig. Nesse caso, é necessário um programa especializado, como o CCleaner, para remover esses programas.

O cooler do notebook está fazendo barulho: o que fazer?

Seu notebook está apresentando ruídos e barulhos estranhos constantemente? Isso geralmente acontece pois os coolers do notebook (responsáveis pela refrigeração da máquina) não estão funcionando corretamente.

Para lhe ajudar nesta tarefa, apresentamos algumas dicas para acabar como esses barulhos desagradáveis.

1º Ver se tem alguma sujeira ou objeto impedindo o giro da hélices;

2º Verifique se o cooler ainda está íntegro, ou seja, se todas as peças estão intactas (incluindo cabos);

3º Checar se os cabos estão bem conectados;

4º Por último, realize a limpeza do cooler. Esse procedimento é recomendado, caso você realize as dicas acima e mesmo assim o seu notebook continuar apresentando barulho.
Como limpar o cooler do notebook

Materiais necessários

– 1 chave Philips

– 1 pulseira anti estática**

– 1 espátula plástica

– 1 pincel

**Para evitar descargas eletrostáticas que podem danificar os componentes eletrônicos é aconselhável o uso de uma pulseira anti estática


1º Desmonte o notebook

Antes de iniciar o processo limpeza, localize as saídas de ar do seu notebook.


Na maioria dos notebooks os coolers podem ser facilmente localizados na parte de baixo do notebook. Com cuidado, remova a tampa e os parafusos do notebook.



Depois de remover a tampa, localize o cooler e o dissipador de calor.O cooler é um componente de plástico com uma ventoinha. Já o dissipador de calor, na maioria das vezes, é uma placa de cobre ou alumínio que liga o processador e o chipset até o dissipador principal, que fica acoplada ao cooler.


2º Hora da limpeza

Neste modelo de notebook (Dell 1525), você encontrará primeiro o dissipador e, depois de remover algumas peças, terá acesso ao cooler.

Para limpar o componente será preciso soltar os parafusos que seguram a peça no local. É um processo bastante simples, mas exige cuidado para que nenhuma peça seja danificada. Antes de levantar a peça, certifique-se que todos os parafusos foram removidos.


Verifique também se o cooler está em perfeito estado, ou seja, se todas as peças estão intactas.Caso ele esteja danificado ou as ventoinhas não estiverem funcionando corretamente ou até mesmo estiver fazendo algum ruído, o mais indicado é realizar a troca do componente. Saiba como realizar o procedimento de troca e como encontrar o cooler compatível com o seu notebook aqui.

Após a remoção da peça, utilize um pincel para remover a poeira acumulada.


Nesta etapa, você pode aproveitar também para substituir a pasta térmica, que fica entre o processador e o dissipador. Caso o material esteja ressecado, com um pedaço de papel cuidadosamente remova a pasta antiga e aplique a pasta.

Para concluir o processo, recoloque o dissipador e o cooler no lugar e aperte bem todos os parafusos. O cabo de força da ventoinha também deve ser reconectado à placa-mãe.

Obs: lembramos que existem diferentes modelos de notebook no mercado, portanto o seu notebook pode não apresentar as mesmas configurações do aparelho apresentado neste tutorial.

Quais recursos seu PC vai ganhar (e perder) ao atualizar para o Windows 10




Se você está usando o Windows 7 ou 8.1, provavelmente já recebeu a notificação “Baixe o Windows 10″ no seu PC: com ela, você pode reservar a atualização gratuita para baixá-la automaticamente quando ela estiver disponível, a partir de 29 de julho.

Você provavelmente já sabe dos novos recursos do Windows 10: a assistente virtual Cortana; o navegador Microsoft Edge; os apps simplificados do Word, Excel e PowerPoint; entre outros. A Microsoft também fez uma lista do que você vai perder: são coisas pequenas, mas é bom ficar atento.

O que há de novo

– menu Iniciar renovado: ele está de volta, agora incluindo blocos dinâmicos, e pode ser redimensionado. Você também pode fazê-lo ocupar a tela inteira – tal qual no Windows 8 – indo nas configurações.


– Central de Ações: este recurso veio do Windows Phone, e reúne notificações de outros programas. Você pode realizar comandos direto no painel – dá para atender uma ligação do Skype, por exemplo – e acessar configurações rápidas na parte inferior.

– Microsoft Edge: o novo navegador web é exclusivo para o Windows 10, traz modo leitura e permite fazer anotações à caneta nas páginas. Ele terá suporte a extensões portadas do Firefox ou Chrome e deixa de lado aquelas terríveis barras de ferramentas.


– Office: a Microsoft criou apps simplificados do Word, Excel e PowerPoint para fazer edições rápidas em documentos, seja com toques ou com teclado e mouse.


– Xbox: você pode gravar e compartilhar vídeos de jogos com o Game DVR, e fazer streaming de jogos do Xbox One no seu computador, caso outra pessoa esteja usando a TV.

– Loja: a loja do Windows unifica apps, música e vídeos. Quanto aos apps, ela vai oferecer programas desktop “empacotados”, que não têm acesso profundo ao sistema e podem ser facilmente desinstalados. Ela também oferece apps universais, feitos para rodarem em smartphones e PCs.

– Apps Metro renovados: no Windows 8, há programas que rodam sempre em tela cheia; no Windows 10, eles podem ser redimensionados e tratados como janelas. Além disso, os apps de Música, Vídeo, Clima, Notícias, Email, Calendário e outros foram atualizados com um novo visual.


– Continuum: o Windows 10 assume um modo dedicado para tablets quando você quiser. Ele aumenta o tamanho dos botões na barra de tarefas, abre o Menu Iniciar em tela cheia e exibe um botão Voltar universal. Para tablets com menos de 10 polegadas, este modo é ativado por padrão.


– Windows Spotlight: este recurso opcional fica na tela de bloqueio e troca a imagem de fundo, exibindo diferentes informações ao longo do dia. Ele também pode exibir sugestões de apps para baixar.

– Cortana: a assistente de voz migrou do Windows Phone para os PCs. Ela responde perguntas, permite ditar e-mails e mensagens – por exemplo, diga a Fulano que vou me atrasar usando o Viber – e exibe informações relevantes ao longo do dia. A Cortana também vai se vincular a apps para iOS e Android. Infelizmente, ela está restrita aos “Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha”.
– Windows Hello: trata-se de uma forma de fazer login no Windows sem usar senha – basta mostrar seu rosto, sua íris ou sua impressão digital para obter acesso ao sistema. Isto “requer uma câmera infravermelha iluminada especializada para o reconhecimento facial ou detecção de íris, ou um leitor de impressão digital que dê suporte ao Windows Biometric Framework”, explica a Microsoft.

– multitarefa e áreas de trabalho virtuais: para alternar entre seus programas, há um novo botão na barra de tarefas. Para organizar seus apps abertos, existe o “Snap Assist”: ao arrastar uma janela para a borda direita, ela ocupa a metade da tela, e você recebe sugestões de qual programa deve ocupar o lado esquerdo.


Também é possível organizar seus programas em diferentes áreas de trabalho – separando programas para trabalho de apps para diversão, por exemplo.

– novos ícones e sons: o que você achou?




– e mais: há apenas um Painel de Controle moderno para acessar suas configurações; é possível usar o comando Ctrl+V para colar texto no prompt de comando; há gestos com três dedos para trackpad para minimizar/alternar entre programas; e Candy Crush Saga será instalado automaticamente.
O que você vai perder

Alguns recursos vêm, alguns recursos se vão. A Microsoft fez uma lista do que o Windows 10 irá remover:

– Windows Media Center: este programa, lançado em 2002, foi abandonado em 2009 mas ainda rodava no Windows 8. Agora, ele vai morrer de vez, pois não é compatível com o Windows 10 e será removido quando você instalar a atualização. Troque-o por uma destas alternativas.

– Paciência, Campo Minado e Copas do Windows 7: estes jogos também serão removidos durante a instalação. A Microsoft lembra que lançou novas versões deles, chamadas “Solitaire Collection” e “Minesweeper”, disponíveis gratuitamente na Loja.

– gadgets de área de trabalho do Windows 7: eles foram removidos do Windows 8 e não voltarão. Se você ainda usa, melhor dar adeus antes de instalar o Windows 10. Boa parte da funcionalidade deles – como calendário e previsão do tempo – é facilmente substituída por blocos dinâmicos no menu Iniciar.

– drivers de leitor USB de disquete: se você usa drives de disquete em 2015 (para fazer música, talvez?), você precisará baixar um driver mais recente a partir do Windows Update ou do site da fabricante – ele não funcionará imediatamente após instalar o Windows 10.

Além disso, a Microsoft avisa que você precisa ter um programa separado para assistir a DVDs. Isso vinha embutido até o Windows 7, e depois foi removido no Windows 8. Por quê? A ideia é cortar custos: para usar os codecs, é preciso pagar royalties a detentores de patentes. O VLC não paga esses royalties pois tem sede na França, onde patentes de software não existem.

Por fim, a Microsoft diz: “atualizações do Windows Update serão disponibilizadas automaticamente para os usuários do Windows 10 Home”. Parece que os usuários serão obrigados a instalar atualizações, mas resta ver como isso vai funcionar. (No caso do Windows 10 Pro, será possível adiar atualizações.)
Como será a atualização

Estes são os requisitos de sistema para o Windows 10:


Processador: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido
RAM: 1 gigabyte (GB) para 32 bits ou 2 GB para 64 bits
Espaço em disco rígido: 16 GB para 32 bits ou 20 GB para 64 bits
Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0
Tela: 1024×600

Esta é a tabela de atualização para o Windows 7 e 8.1:


O Windows 10 Pro “é basicamente o Windows 10 Home, mas com alguns recursos extras voltados para pequenas empresas”, explica a Microsoft.

Haverá duas formas de atualizar. Uma delas é através do Windows Update, caso você esteja rodando uma cópia legítima do Windows 7 Service Pack 1 ou Windows 8.1 Update. Siga estes passos para saber sua versão:


– no Windows 7: abra o menu Iniciar, clique com o botão direito em “Computador”, depois clique em “Propriedades”. Se você encontrar o termo “Service Pack 1″, tudo bem. Senão, siga estas instruções da Microsoft para instalar o SP1.

– no Windows 8/8.1: abra a tela Iniciar. No canto superior direito, existem botões Pesquisar e Liga/Desliga? Se sim, ótimo. Senão, siga estas instruções para atualizar.

A outra forma é queimando um DVD (ou usando um pendrive) para gravar um arquivo ISO. Neste caso, você pode atualizar a partir de qualquer versão elegível do Windows 7 ou 8(.1).

E a atualização é gratuita mesmo? SIM. Como explica a Microsoft: “Essa atualização gratuita será oferecida por um ano depois que o Windows 10 estiver disponível. Após fazer a atualização, o Windows 10 é seu.”

Isso significa que você terá até julho de 2016 para baixar a atualização. Depois de baixar e instalar, o Windows 10 será seu permanentemente.

O Windows 10 será lançado inicialmente para PCs, e virá nos meses seguintes para smartphones, Xbox One, Arduino e HoloLens.