Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Notebook Esquentando Muito? Motivos e Soluções Rápidas!

Ter um notebook é bastante compensador, seja para usar por entretenimento ou trabalho. Independente de qual for a tarefa que você fará em seu notebook, é frustrante ter esse equipamento com baixo desempenho, concorda?


Os notebooks por terem pouco espaço interno aquecem mais rapidamente do que os computadores que possuem gabinetes. Além disso, os notebooks não resfriam esses aparelhos o suficiente quanto um PC tradicional.

Devido a esse e outros fatores, os notebooks superaquecem com facilidade e isso pode causar prejuízos a ponto de você perder o equipamento.

PORQUE SERÁ QUE MEU NOTEBOOK ESTÁ ESQUENTANDO MUITO?

Pergunta chata não é verdade? Se você se esbarrou com essa dificuldade, gostaria de entender melhor os motivos que levaram a acarretar esse problema e conferir algumas soluções rápidas, veja a seguir!

Tempo em uso

Além do que já foi informado inicialmente, outro motivo pelo qual seu notebook está esquentando muito pode ser por causa da quantidade de tempo que você o utiliza.

Quando você usa esse equipamento por horas e mais horas é normal que o HD dele, a placa de vídeo e o processador funcionem em mais alta capacidade.
Vários programas abertos

Abrir vários programas pesados de uma vez só, como o SolidWorks, Photoshop ou mesmo usar o notebook para jogos a máquina fica sendo utilizada de maneira intensa e nessa mesma proporção ela irá esquentar, pois estará trabalhando além do necessário.

Deixar o notebook em ambientes quentes

Um dos fatores que levam o notebook a esquentar bastante é deixá-lo em ambientes quentes como, perto de um aquecedor, deixá-lo exposto ao sol, colocá-lo em uma sala quente principalmente nos dias de verão em que a temperatura fica alta, e outras situações semelhantes.

Apoiá-lo sobre cama, travesseiros e afins

Às vezes você até pode querer relaxar deitando em sua cama e apoiando o notebook sobre o travesseiro e ficar ali utilizando o aparelho…

Mas, isso faz com que haja obstrução da ventilação existente em seu notebook. Colocar o notebook sobre locais como cama, travesseiro, cobertor e outros impede que ocorra a passagem de ar para dentro do equipamento e também permite que entre poeira na área de ventilação.

E qual é o resultado? Isso mesmo. Notebook Esquentando Muito!

Como Detectar o Aquecimento de Notebooks?

Normalmente, apenas quando o notebook começa apresentar algumas falhas é que será possível saber que seu aparelho está com superaquecimento. Destacamos a seguir os 4 motivos mais comuns:

O notebook trava por muito tempo ao abrir um arquivo, foto ou mesmo a área de trabalho.

Surgimento de “tela azul” que em alguns aparelhos ocupam espaço de até 100% da tela. Aparecimento de tela preta, fazendo você reiniciar o equipamento.

Notebook desliga sozinho.

O cooler do processador começa a trabalhar excessivamente e passa a emitir um som mais alto que o normal.
6 Soluções Rápidas e Práticas Para Evitar o
Aquecimento de Notebooks!
Como o notebook possui o sistema de ventilação na parte inferior, evite bloquear essa superfície ou deixá-la abafada.

Prefira deixar seu notebook em uma base dura, plana e fria, sempre que possível.

Outra dica muito útil que contribui para que seu notebook não esquente muito é fazer uma limpeza completa nele. A poeira que normalmente acumula dentro dela acaba que bloqueando as saídas de ar.

Uma das soluções para que evitar o superaquecimento do notebook é baixar um software de monitoramento como o Speccy e Everest. Esse primeiro é gratuito e mostra várias informações importantes sobre seu computador como, por exemplo, a temperatura da máquina.

Para ajudar a manter sua máquina com uma temperatura estável utilize um suporte para notebook.

O cooler extra é bem eficaz no que diz respeito a ajudar o seu notebook a não superaquecer, pois deixará o seu aparelho mais resfriado vez que ele ajuda a puxar o ar aquecido da máquina.

Conclusão!

Logo, com todas essas informações fica mais fácil você usar o seu equipamento sem transtornos proporcionando maior desempenho a ele. Na hora de comprar um faça uma boa escolha e fique atento/a a todos esses cuidados que certamente assim você terá um notebook que não te deixará na mão por motivo de bateria.

Agora quando o notebook estiver esquentando muito você já saberá o que deve ser feito.

sábado, 23 de julho de 2016

8 dicas de um profissional para você virar craque em fotos com o celular

Muita gente já dispensou câmeras profissionais na hora de fazer uma viagem ou passear pela própria cidade. Câmeras de celular hoje em dia já são capazes de cumprir um trabalho no mínimo básico de registrar retratos e paisagens.

Só que a vantagem da mobilidade não significa que todo mundo virou fotógrafo: você ainda precisa se preocupar com vários elementos que compõem uma boa imagem e não só podem fazer a sua postagem bombar nas redes sociais, mas também tornar mais bonito o registro que você fez.

O fotógrafo, instagrammer e criador de conteúdo Paulo del Valle (veja o perfil dele aqui) deu uma série de dicas de fotografia mobile à imprensa durante o evento Explore Rio with Google — e elas servem para qualquer usuário. Confira algumas delas a seguir.

1) Conheça a câmera e as funções que ela oferece
Aprenda a utilizar o app de câmera do seu celular. Busque atalhos para disparar a foto se você não quiser tocar na tela, encontre os reguladores e filtros, ajuste a resolução e por aí vai. Procure funções como o flash e o HDR para dar um toque especial. Recursos como fotos em panorama ou o PhotoSphere, da Google, também são de fácil acesso e trazem bons resultados.

2) Luz é muito importante
O horário em que você faz os cliques ao ar livre é mais importante do que parece. As duas primeiras horas após o nascer do Sol e as duas últimas horas antes do pôr-do-Sol são as "golden hours", ou seja, as horas douradas para fotografias com o melhor da iluminação natural.

3) Use a regra dos terços
Uma boa forma de deixar as fotos bem enquadradas e alinhadas é inserir a opção de "grid" no visor do app de câmera do seu celular. Esse recurso divide a tela em nove pedaços e cabe a você escolher onde o elemento fotografado vai ficar (normalmente na intersecção entre duas linhas). Use o grid também para deixar o horizonte alinhado e a foto simétrica.

Alinhe o horizonte e posicione o principal elemento do retrato como quiser.

4) Fique parado e firme
Pode parecer uma dica boba, mas muita gente perde grandes registros por se descuidar nessas horas. Deixe a mão parada na hora do registro da foto e só se mova novamente quando o app de câmera avisar que ela foi registrada — isso pode demorar uma fração de segundo a mais no modo HDR, já que mais de um clique é efetuado. Se não tiver jeito e a foto for mais produzida, use um tripé para o celular.

5) Limpe a lente da câmera
Por ser menor que a de câmeras profissionais, a lente do celular às vezes fica suja e isso passa despercebido. Passe um pano na lente volta e meia para eliminar manchas ou partículas que podem prejudicar o seu retrato.


6) Tente diferentes ângulos
Por melhor que você ache que o seu primeiro retrato saiu, não tenha medo de ousar. Mude o ângulo, aproxime-se, busque outra perspectiva e não tenha medo de tirar várias fotos do mesmo lugar. A criatividade pode recompensar você com grandes imagens.

7) Pós-produção
Aplicativos que fazem edições pontuais atualmente são mais bem vistos do que filtros que mudam uma foto inteira de uma só vez. Vários apps, como o Snapseed (Android/iOS), fazem alterações significativas nas imagens sem exigir conhecimento técnico avançado. Clique aqui para ver outras dicas de download na área.

Um exemplo de app de edição é o Snapseed.

8) Bateria externa
Se você possui uma bateria externa, leve com você durante o passeio fotográfico. Isso é importante porque você pode usar no turismo os apps de câmera, edição, as redes sociais e uma boa iluminação da tela — coisas que consomem bastante energia. Atualmente, temos vários modelos acessíveis no mercado, inclusive no Brasil).

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Qual a utilidade daquele cilindro preto no fio dos carregadores?


Para que serve aquele cilindro preto no fio dos carregadores? Você tem um notebook? Então, com certeza já deve ter percebido este pequeno objeto embutido no fio de carregamento.

Se olharmos bem para a configuração dos carregadores que usamos hoje em dia, você vai perceber que eles vêm com alguns acessórios que chamam a atenção.

Alguns deles fornecem energia, transmitem informações, permitem o funcionamento de dispositivos, mas já reparou em um cilindro com cerca de 3 centímetros que aparece bem perto do conector do carregador do notebook, por exemplo? Para que será que ele serve?

Esses cilindros de cor preta se chamam “núcleos de ferrite“. Estes pequenos objetos foram inventados no século XIX pelo físico Mihajlo Pupin, eles “ajudam a evitar que os cabos se comportem como antenas.

Esses cilindros evitam que variações grandes e picos de energia nas correntes que seguem fluxo pelos cabos aumentem a indutância dos fios.

Ele é uma espécie de controlador de ondas eletromagnéticas, que evita que aqueles chuviscos ou pixelados apareçam nos monitores dos computadores ou até mesmo celulares e televisões.

Por dentro do núcleo de ferrite

Por dentro dele existe uma bola ou espécie de cilindro que é feita à base de ferrita, um material bastante parecido com a cerâmica. A ferrita é feita de óxido de ferro, uma substância dura, quebradiça e bem escura.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Quando e Como Trocar a Bateria do Notebook? Confira!

Se você é adepto ao notebook, já deve ter ouvido falar que se deve ter cuidado para não viciar a bateria. Caso isto ocorra, é porque chegou o momento de trocar a bateria do notebook, pois ela não será tão útil sem estar plugada na tomada.

Todo aparelho eletrônico corre esse risco, seja notebook, celular, tablet e é preciso que saiba o que fazer nesta hora e como trocar a bateria do notebook.

Existem vários fatores que aceleram o desgaste de uma bateria. Em muitos casos os usuários desconhecem o mal que estão fazendo quanto ao assunto, por isso, você precisa estar ciente de alguns cuidados e aprender com essas dicas.

Fatores Que Levam a Trocar a Bateria do Notebook

Não utilize o notebook até a bateria acabar
Esta situação é comum aos usuários que costumam passar muito tempo na internet, por descuido ou falta de atenção a essa situação, utilizam o notebook até que sua bateria descarregue completamente ou fique em níveis muito baixos para só então conectar o carregador.

Recomenda-se mantê-la carregada sempre entre 40% e 60%. Este é um ponto de equilíbrio e não deixa a bateria correr o risco de esquentar muito.

Não permita que a bateria fique exposta a altas temperaturas
Evite lugares quentes e com pouca ventilação, pois são situações que também prejudicam a vida útil da bateria do seu notebook, forçando-o a trocá-la mais rapidamente.

Se for deixar o notebook dentro do carro que está estacionado durante o dia ao ar livre, não ache que estará tudo bem. Seu equipamento poderá não estar protegido. O sol não estará batendo no interior do carro, mas certamente a temperatura se elevará.

Foto: Reprodução

Situações Que Podem Ser Consideradas Como Fator de Risco

Listamos abaixo algumas situações que podem ser consideradas como fator de riscos e devem ser evitadas também, para atrasar o tempo de troca da bateria do notebook.

  • Altas temperaturas levam possíveis incêndios, pois as baterias são inflamáveis;
  • Seu invólucro ou capa de proteção plástica, deve ser mantido intacto e em hipótese alguma ser tocado;
  • Toda bateria tem compatibilidade com o aparelho, portanto ela não deve ser colocada em notebook incompatível, pois poderá causar danos ao aparelho ou até alguns acidentes.
Dicas Para Medir a Vida Útil da Sua Bateria

Existem programas que ajudam a perceber como anda a vida útil da sua bateria. O Battery Info View, por exemplo, tem a função de monitorar o sistema de energia do notebook, além de te informar o nome da bateria, a capacidade atual, porcentagem de vida útil e várias outras características importantes.

Se você for usuário do Windows 7, o sistema operacional irá te avisar quando a capacidade da bateria do notebook estiver alcançado 40% e você receberá uma notificação com a informação “Experimente substituir a bateria”.

Calibre sua bateria quando o sistema operacional te der informações erradas sobre o status de energia – realize os seguintes passos.

Carregue o aparelho em 100% e deixe-o desligado por 2 horas, sem desconectá-lo da energia

Desligue-o da tomada, ligando o computador em seguida e desative as opções de descanso de tela e outras configurações de economia. Vá a Painel de Controle > Opções de Energia > Alterar configurações do plano.
Vá em “Opções Avançadas”, clicando em “+” em “Bateria” e siga as opções como na imagem abaixo
Foto: Reprodução

Deixe a bateria descarregar até o computador desligar, deixando-o descansar em seguida
Ligue-o a tomada novamente e espere carregar.

Refaça as configurações recomendadas.

Escolhendo a Bateria do Seu Notebook

Após os 18 a 24 meses a bateria provavelmente já começará a dar sinais de que precisa ser trocada. Este é o tempo médio de vida útil se for utilizada em condições normais. Então passado esse período e observada à necessidade de troca da bateria do notebook siga algumas dicas.

Neste momento deve sempre levar em consideração o modelo da sua bateria original, observando fabricantes, numeração… Desta forma estará evitando um desgaste natural do seu aparelho ou outro tipo de acidente como foi citado anteriormente neste artigo.

A bateria a ser substituída deverá sempre seguir as características originais. Portanto, compre do fabricante do notebook que te dará um prazo de garantia e evitará possíveis dores de cabeça.

Como trocar a bateria do notebook

Para trocar a bateria do notebook você precisará seguir dois passos simples.

1º passo: remova a bateria
Na posição destravada, deslize e segure a trava de liberação da bateria;
Remova a bateria da baia erguendo a borda dianteira da bateria.

2º passo: coloque a bateria nova
No compartimento da base, incline a borda traseira da bateria;
Pressione a bateria devagar, após baixar a borda frontal e continue com o procedimento até ouvir o clique da trava de liberação.
Foto: Reprodução

Observação:

Se a bateria do notebook for interna, esses procedimentos não poderão ser realizados. Será necessário que a encaminhe para a assistência técnica especializada. Algumas formas de verificar se a bateria do notebook está precisando trocar pode ser feita por você, sem grandes dificuldades.

Conclusão!

Viu como é simples analisar o momento correto para trocar a bateria do notebook? Oferecemos várias dicas a você, bastá colocá-las em prática. Os cuidados diários com seu notebook permitirão um maior tempo de uso e mais felicidade ao seu bolso. Aproveite!

O tempo está se esgotando... se você gosta claro