Pesquisar este blog

sábado, 17 de setembro de 2016

Usar notebook no colo pode fazer mal a saúde? E ao aparelho?

Os notebooks se tornaram ferramentas essenciais em nosso dia-a-dia, ele está na lista dos aparelhos eletrônicos mais usados para trabalhar, para o lazer entre outras atividades.

Em todos os lugares é possível encontrar uma pessoa usando um notebook, seja na praça, escritório, em casa, seja na sala ou até mesmo no quarto. No entanto o nosso maior costume é usar notebook no colo em qualquer lugar que estamos devido a sua versatilidade.

O notebook veio para trazer mais comodidade, assim não é preciso mais ficar sentado em uma cadeira desconfortável o dia todo para fazer pesquisas, estudar, jogar, assistir filmes enfim, isso já coisa do passado, agora com os notebooks você pode acessar a web em qualquer lugar que você deseja.

Os notebooks possuem bateria recarregável o que permite levá-lo para qualquer lugar depois de carregado, mas como apoiar um notebook em um local onde não há mesa? Muitas pessoas tem o costume de usá-lo no colo, no entanto elas desconhecem os riscos que isso pode oferecer para o notebook e também para a sua própria saúde.

Foto: Reprodução
Riscos à saúde de usar notebook no colo

Os notebooks realmente seriam excelentes se não fosse alguns fatores que podem causar riscos a saúde humana e também a vida útil do notebook, tudo isso pelo o simples fato de usar notebook no colo.

Para comprovar a veracidade desse fato médicos especialistas realizaram estudos para comprovar se realmente usar o notebook dessa forma, pode ocasionar algum mal para a saúde.

A doutora Kerstin Taniguchi Abagge participou dos estudos e afirma que usar notebook no colo pode sim causar danos à saúde, devido a alguns fatores como radiação infravermelha, que quando em contato com a pele pode fazer mal a sua saúde. Mais quais são os riscos que pode trazer para nossa saúde?

Queimadura leve na pele: Esse é um dos riscos mais comuns, essas queimaduras leves ocorrem devido à radiação infravermelha, ou seja, o calor que o notebook gera.
Ferimentos: Normalmente esse tipo de computador possui bateria recarregável e geralmente são apoiados no colo para serem usados, no entanto devido a sua radiação, a temperatura do mesmo cresce e consequentemente a temperatura do corpo também aumenta podendo assim ocorrer a explosão do aparelho e ocasionar ferimentos no corpo da pessoa.
Atrofia: Usar notebook no colo também pode ocasionar atrofia dos nervos existentes nessa região do corpo, devido ao calor do mesmo.
Câncer de pele e outros: Quando temos o costume de usar constantemente o aparelho dessa forma, o calor excessivo pode ocasionar queimaduras, alterações de pigmentação, ceratoses e por fim gerar câncer de pele.
Baixa produção de espermatozoides: O calor gerado pelo o notebook pode também, impedir a geração de espermatozoides.

Mas qual a temperatura pode oferecer riscos à saúde? Normalmente a temperatura de um notebook é inferior a 45 ºC, no entanto quando temos o costume de usar notebook no colo essa temperatura pode elevar e se tornar superior a 45 ºC, o que leva a esses riscos.

Segundo especialistas usar notebook no colo não é recomendado, além dos riscos que pode oferecer para sua pele, usá-lo dessa forma, também pode comprometer o aparelho.
Riscos ao aparelho de usar notebook no colo

Se observarmos as orientações do fabricante notaremos que eles não advertem quanto essa forma de uso, embora quando usamos o computado portátil no colo pode ocorrer alguns problemas no aparelho como por exemplo.

Descarregamento rápido da bateria: Esse é um dos principais riscos que você pode ter ao usar notebook no colo, pois quando usamo-lo no colo, normalmente a bateria fica em contato direto com a nossa pele, que por sua vez também puxa energia, favorecendo assim o descarregamento rápido.
Explosão do aparelho: Esse risco é pouco comum, no entanto, devemos ficar atentos quando usamos notebook no colo, pois quando a temperatura é excedida o aparelho pode chegar a explodir causando danos ao aparelho e também a sua saúde.
Queima do aparelho: O superaquecimento pode fazer com que seu notebook venha parar de funcionar, normalmente o superaquecimento pode ser ocasionado por usar ele no colo, exposto a luz solar ou até mesmo deixá-lo muito tempo conectado na tomada.

Mas como evitar esses problemas? Se você não quer correr o risco de perder seu notebook e ainda causar danos a sua saúde, evite usar notebook no colo, sempre que for usá-lo, procure apoia-lo em um local seguro desde que não esteja em contato com sua pele, assim você estará livre desse risco.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Descubra se alguma senha sua já vazou na internet

Um ataque em massa ocorrido em 2012 gerou alguns frutos nas últimas semanas: informações de usuários do Dropbox, Last.fm, LinkedIn e até Brazzers vazaram na web. O problema é grande especialmente para quem tem o hábito de reaproveitar as mesmas senhas em múltiplos serviços e acaba colocando várias contas em risco. Mas há uma forma de descobrir se suas informações foram vazadas.

Um dos mais conhecidos para verificar vazamentos é o Have I Been Pwned: eles capturam as informações vazadas e as incluem num banco de dados, que já possui 134 serviços e 1,4 bilhão de contas cadastradas. Basta fazer uma pesquisa pelo endereço de e-mail ou nome de usuário que você costuma utilizar nos serviços e o site retornará uma lista dos vazamentos que continham suas informações.


Outra boa fonte é o LeakedSource, que permite fazer pesquisar mais específicas: além do nome de usuário ou endereço de e-mail, você pode buscar por número de IP, nome completo ou até número de telefone. No blog do LeakedSource são publicadas estatísticas sobre os vazamentos — e frequentemente há centenas de milhares de e-mails @uol.com.br, @globo.com ou @yahoo.com.br no bolo, então tem muito brasileiro no meio das 2,2 bilhões de contas registradas pelo site.

A julgar pelos acontecimentos recentes, é bem mais provável que seus dados já tenham sido vazados do que o contrário. E a experiência mostra que não dá para confiar nas empresas que guardam seus dados, já que várias utilizam algoritmos de hash fracos (caso do Last.fm, que mantinha tudo em MD5 e teve 96% das senhas quebradas em duas horas) ou, pior, guardam as combinações em texto puro no banco de dados.

Estamos no meio de uma onda de vazamentos e amanhã é feriado. Talvez seja uma boa ideia gastar uns 30 minutos mudando as suas senhas (ao menos as mais importantes),organizando seu gerenciador de senhas e ativando a verificação em duas etapas, se você ainda não fez isso.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Troca de lâmpadas em casa ou escritório

Pensando em trocar de lâmpadas, olhe a tabela pra não comprar mais forte/ fraco do que já tem.


Mais rápido, novo Bluetooth 5 chega em breve ao mercado

Especificação final do sucessor do Bluetooth 4.2 deve ser divulgada até o começo de 2017 e também terá alcance bem maior.



Uma nova versão da especificação do Bluetooth chegará em breve aos aparelhos, dando aos usuários uma conectividade mais rápida entre aparelhos com distâncias maiores.

Chamada de Bluetooth 5, a nova versão representa um grande upgrade em relação ao Bluetooth 4.2, a especificação atual. Em uma linha clara de visão, o alcance do Bluetooth 5 pode chegar a até 400 metros, segundo uma pesquisa publicada pelos analistas do The Linley Group. Isso significa que será possível conectar o celular a um alto-falante Bluetooth que talvez nem esteja visível.

As especificações finais do Bluetooth 5 serão reveladas entre o final de 2016 e começo de 2017, apontam os analistas do Linley Group.

Em uma configuração típica e realista, o Bluetooth 5 oferecerá um alcance de até 120 metros, que é quatro vezes o do Bluetooth 4.2. A nova versão da especificação também será mais rápida, com taxas de transferência de dados de 2Mbps, afirmou o diretor de estratégia para negócios do Bluetooth-Special Interest Group, Chuck Sabin.

Historicamente, assim que uma especificação final de Bluetooth é lançada, os aparelhos seguem rapidamente a novidade. Então se as especificações do Bluetooth 5 forem finalizadas e lançadas até o final de 2016, os aparelhos que a usam podem chegar já no começo do próximo ano, afirmou Sabin.

Versões iniciais do Bluetooth eram usadas em equipamentos de áudio, fones e carros. Mas a tecnologia evoluiu desde então e hoje é central para a Internet das Coisas, sendo usada em produtos para casas inteligentes, aparelhos médicos, drones, robôs, medidores inteligentes e wearables.