Você já perdeu uma ótima foto porque a bateria de sua câmera morreu sem aviso? Veja algumas dicas para fazê-la durar mais.
Se você já perdeu alguma foto porque a bateria de sua câmera “morreu”
sem aviso, sabe como isso é frustrante. Mas não se preocupe: siga as
dicas a seguir para fazer ela durar mais e continuar fotografando por
mais tempo.
Use o viewfinder: se sua câmera tem um LCD e um
viewfinder (visor óptico), você pode economizar energia desligando o LCD
e usando o viewfinder para compor as cenas. O LCD consome muita
energia, especialmente os novos modelos de três polegadas.
Reveja as imagens depois: tente resistir à tentação de rever todas as fotos que tirou antes de chegar em casa. Novamente, usar o LCD por muito tempo aumenta o consumo de energia. Também recomendamos esperar até chegar em casa para apagar as fotos indesejadas, a não ser que o cartão de memória esteja quase sem espaço, porque o acesso a ele também consome bastante energia.
Diminua o tempo de exibição no LCD: outra forma de reduzir o consumo de energia é reduzir o tempo durante o qual a câmera mostra uma imagem recém-capturada. A maioria das câmeras exibe cada nova imagem por cerca de 5 segundos, mas muitas delas permitem reduzir o tempo, ou desligar completamente esta função. Você já entendeu o tema? Quanto menos você usar o LCD, mais tempo a bateria irá durar.
Use a economia de energia: se sua câmera tem um modo
de economia de energia, ative-o. Assim, a câmera irá se desligar
sozinha após um certo período de tempo se você se esquecer de fazer
isso.
Desligue o autofoco contínuo: se você não está fotografando objetos em movimento, desligue o autofoco contínuo para economizar energia: neste modo a câmera usa constantemente um motor para mover a lente e manter a cena em foco. Use o foco manual se possível.
Evite o flash automático: este sistema geralmente prevê direitinho quando a cena precisa de luz extra, mas não é perfeito. Se você está fotografando uma paisagem à noite, ou se está longe da cena, o flash terá efeito quase nenhum sobre a imagem final. Desligue-o. Um bônus: com isso, e com o passar do tempo, você irá aprender quando uma cena precisa ou não de flash, o que vai acabar levando a fotos melhores. Acredite.
Não deixe as baterias no frio: se você está fotografando em clima frio, irá descobrir que a bateria da câmera não dura tanto quando em climas mais amenos. Isso acontece porque a baixa temperatura deixa as reações químicas na bateria, que produzem a energia, mais lentas. Para evitar o problema, quando você não estiver fotografando mantenha a câmera “quentinha” no bolso do casaco ou junto ao seu corpo.
Cuide da bateria: se você vai guardar sua câmera por um longo período de tempo, remova a bateria. Se puder descarregá-la completamente antes disso, melhor ainda. Mas não a mantenha vaiza por muito tempo: tente carregá-la completamente e usá-la pelo menos uma vez por ano. Caso contrário ela pode “morrer” de vez.
Tenha extras: isso é para quando tudo o mais falhar: sempre carregue uma bateria de backup, carregada, para o caso da bateria principal se esgotar antes do tempo. Você pode encontrar pilhas e baterias extras para a sua câmera online, ou na mesma loja onde a adquiriu.
Fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/10/10/como-fazer-a-bateria-de-sua-camera-durar-mais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário