A proteção de arquivos do computador é sempre necessária quando o usuário tem dados importantes e compartilha a máquina com outras pessoas.
Muitos programas oferece esta funcionalidade de proteção, mas realmente nem sempre ajuda de forma eficaz. O que muitos ainda não sabem, é que o próprio Windows pode proteger seus dados de várias formas, e então, vamos mostrar a você uma das mais fáceis e eficazes maneiras de proteger arquivos de uma pasta.
Proteger todos os arquivos dentro de uma pasta
A permissão de arquivos NTFS exige que os usuários que recebem controle total sobre uma pasta podem excluir os arquivos dessa pasta, independentemente das permissões que protegem o arquivo.
Assim, para proteger os arquivos da pasta de uma eventual exclusão, é essencial negar controle total sobre ela. Uma vez que a permissão é revogada, todos os arquivos dentro dessa pasta são automaticamente protegidos de exclusão, sem ter a permissão para cada arquivo individualmente. Os passos necessários para fazer isso no Windows são descritos abaixo:
1. Crie uma pasta na raiz de uma partição NTFS no disco rígido formatado. Se a pasta que você deseja proteger já existe e tem diversas pastas aninhadas, é recomendado mover a pasta para a raiz da partição (opcionalmente).
2. Clique com o botão direito do mouse na pasta e escolha “Propriedades”.
3. Clique na guia “Segurança” e depois em “Avançadas”.
4. Clique em “Alterar Permissão”, e na próxima janela destaque o “Administrador” e pressione “Editar”.
5. Na janela “Entrada de Permissão”, marque os itens “Excluir subpastas e arquivos” e “Excluir” na coluna “Negar” do campo “Permissões”.
6. Clique em “OK” em todas as janelas abertas.
Agora pasta já está protegida. Dentro desta pasta você pode criar novos arquivos ou editar os arquivos existentes, mas você não pode apagá-los ou renomeá-los. Se tentar fazer isso vai resultar em uma mensagem de Arquivo acesso negado.
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