A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) informou nesta quarta-feira que os acessos a banda larga fixa e móvel (internet em alta velocidade) no país chegaram a 40,9 milhões no final de abril, contra 38,5 milhões em março, o que representou um acréscimo de 2,4 milhões. Nos últimos 12 meses, 14,2 milhões novos clientes passaram a ter acesso ao serviço, um crescimento de 53,2%.
O aumento da banda larga fixa foi de 24,7% entre abril de 2010, quando eram 12,3 milhões de acessos, chegando a 15,3 milhões no mês passado. Na banda larga móvel o crescimento no mesmo período foi de 77,4%, o número de modems de acesso à internet pela rede móvel subiu de 5,2 milhões para 6,4 milhões e o de celulares 3G passou de 9,2 milhões para 19,1 milhões.
Apesar do aumento dos usuários de banda larga, este número ainda é muito menor do que a população brasileira, que segundo o Censo do IBGE já chegou a 190,8 milhões. Eles também ficam bem abaixo dos acessos de telefonia móvel. Até o final de março deste ano, segundo dados da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), o país contava com 210,5 milhões de acessos na telefonia celular e nos três primeiros meses do ano, o Serviço Móvel Pessoal (SMP) registrou 7,6 milhões de novas habilitações um crescimento de 3,73% no ano.
A Anatel define banda larga no Brasil como a capacidade de transmissão de informação na forma de dados à velocidade acima de 64 Kbps.
Nenhum comentário:
Postar um comentário