Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Intel anuncia transistores de 22 nanômetros com arquitetura revolucionária

A Lei de Moore - que diz que o número de transistores que podem ser colocados num chip dobra a cada dois anos, aproximadamente - vai ganhar pelo menos mais uma década de vida. A Intel acabou de lançar uma nova tecnologia diminuindo o tamanho dos transistores de 32 para 22 nanômetors (o equivalente a um quarto do tamanho do vírus da gripe, segundo Joab Paiva, gerente de habilitação de mercados da Intel Brasil) e mudando sua arquitetura de modo que eles permitirão maior desempenho e menor consumo de energia, crucial para a mobiilidade dos tempos atuais. 

Os novos transistores, batizados de 3D Tri-Gate, foram modificados, tornando-se mais "tridimensionais" que os habituais circuitos mais planos usados até agora. Com isso, os futuros processadores baseados na tecnologia - a família Ivy Bridge, sucessora da atual Sandy Bridge, de 32 nanômetros - esquentarão menos e serão mais hábeis em gerenciar a corrente elétrica que passa por eles. 

- Isso permitirá PCs, notebooks, smartphones e tablets com baterias de maior duração - diz Joab Paiva. - E a nova arquitetura permitirá processadores menores e mais adequados para dispositivos móveis. 

Segundo Mark Bohr, engenheiro e Senior Fellow da Intel, as pesquisas para chegar aos 22 nanômetros nos transistores começaram em 2002. E a nova tecnologia poderá ser escalável para 14 nanômetros, garantindo assim a sobrevida do velho provérbio que se confunde com a história da tecnologia. 

Quatro fábricas nos Estados Unidos e uma em Israel começarão a produzir o Ivy Bridge no fim do ano. Máquinas e gadgets com a nova tecnologia devem chegar ao mercado só em 2012.

Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/05/04/intel-anuncia-transistores-de-22-nanometros-com-arquitetura-revolucionaria-924381462.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário