Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de julho de 2014

O que é HDMI?

HDMI refere-se à sigla para High-Definition Multimedia Interface, que é uma interface condutiva digital de áudio e vídeo que permite transmitir dados não comprimidos, mostrando-se, assim, uma melhor alternativa aos padrões analógicos, como o VGA, rádio frequência e muitos outros.


Um conector HDMI consegue substituir todos os atuais conectores existentes, utilizados em aparelhos DVD, computadores, TVs, monitores e outros equipamentos. Além de possuir uma qualidade de transmissão bem mais elevada do que a maioria das demais alternativas, o HDMI fornece uma interface de comunicação entre qualquer fonte de áudio e vídeo digital, compatível com qualquer dispositivo.

Por meio de um único cabo, o HDMI suporta qualquer formato de vídeo. Isso inclui resoluções padrão (480i/p, 576i/p), de alta definição (720p, 1080i/p) e nas especificações 1.4 e 2k (2160p). Segundo a norma do Consumer Eletronics Control, essa interface de comunicação suporta atualmente até 32 canais de áudio digital, sendo o sinal de áudio e vídeo codificado em TDMS (Transition Minimized Differential Signaling) para transmissão digital não comprimida por meio do cabo HDMI.

No quesito segurança, o HDMI também é compatível com o HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection) que é um sistema anti-pirataria.

O conceito do HDMI é realizar a ligação de sinais de áudio e vídeo de um aparelho por apenas um cabo, sem que exista a necessidade de várias conexões para conectar todos os sinais. As empresas Panasonic, Philips, Silicon Image, Hitachi, Sony, Toshiba e Thomson são as principais desenvolvedoras desse padrão.



Por ser feita digitalmente, a conexão HDMI promove uma melhor qualidade de áudio e vídeo, o que é uma grande vantagem para a utilização desse padrão. Ao contrário do DVI, por exemplo, o HDMI suporta resoluções maiores, enquanto que o DVI, além de ser bem mais grosso, só realiza conexão de vídeo.

O HDMI 2.0 é a mais recente versão desse padrão e foi apresentada pela primeira vez oficialmente na IFA, em setembro de 2013, em Berlim, na Alemanha. Os cabos continuaram a possuir 19 pinos, o que permite ainda que seja utilizada a tecnologia HDMI 1.4, anterior à 2.0, com o mesmo plug.

A tecnologia 2.0 melhorou a qualidade de imagem e som. As resoluções suportadas passaram a ter a 4K ou Ultra HD, com taxa de 50 ou 60 Hz de frequência. O HDMI 1.4 também possuía suporte ao 4K, porém com frequência de apenas 25 Hz, que se torna um problema para transmissão de dados em TVs com resolução de 4096 x 2160 pixels.

A atualização permitiu uma melhora também na qualidade de áudio. O som possui agora 32 canais simultâneos e até 1.536.000 Hz de transmissão. Isso significa uma capacidade 15 vezes maior do que a dos DVDs comercializados e ainda mais superior aos CDs.

Fonte: http://canaltech.com.br/o-que-e/o-que-e/O-que-e-HDMI/#ixzz38ALS6JLJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário