Seja por mau funcionamento da fonte do seu notebook (ou simplesmente por esquecimento) você provavelmente já deve ter ficado sem poder utilizar o seu computador devido à falta de um carregador adequado – que atenda às especificações técnicas do seu aparelho.
Nesse momento, é normal algumas pessoas pegarem o carregador emprestado de um amigo (que aparentemente é compatível com o carregador original). Em outros casos, há consumidores que apenas compram a primeira fonte que encontram em uma loja de equipamentos eletrônicos sem verificar se a nova fonte é realmente compatível com a original.
O que poucos sabem é que a utilização de uma fonte inadequada pode causar danos ao aparelho e até mesmo diminuir o seu rendimento. Por isso, para garantir que o seu notebook continue funcionando normalmente, é importante conferir as seguintes especificações técnicas antes de realizar a substituição do componente: voltagem (V), amperagem (A) e potência (W) da nova fonte – informações disponíveis na etiqueta do produto.
Conheças as especificações: a amperagem deve ser IGUAL OU MAIOR do que a fonte original. Já a voltagem não pode ser maior ou menor, ou seja, deve ser IGUAL. Por fim, a potência, resultado da multiplicação da amperagem pela voltagem, deve ser MAIOR OU IGUAL. Por exemplo, um notebook que utiliza uma fonte de 65W – 19V-3,42A é perfeitamente compatível com um carregador de 95W – 19V-5.0A.
Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook em geral e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes. Quanto à amperagem “extra” não há nenhum problema, pois o notebook utilizará apenas a amperagem necessária para o seu funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário