Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Certificação 80 plus – saiba porque investir nela

Eficiência é normalmente um termo negligenciado nas especificações da fonte de alimentação. A eficiência refere-se à quantidade de energia desperdiçada enquanto você usa o micro. O problema é que você paga por esta energia desperdiçada. A certificação 80 Plus foi criada para permitir que os consumidores saibam quais fontes de alimentação  são mais eficientes e, como o próprio nome sugere, garantir que a fonte é capaz de apresentar eficiência de pelo menos 80%. Com mais e mais fabricantes tentando desenvolver fontes com eficiência acima de 80%, eles decidiram criar  três novas categorias de certificação: Gold, Silver e Bronze.


  • Porque investir em uma fonte com a certificação 80plus?

Com a iniciativa de promover a eficiência energetica das fontes (PSU), a empresa Ecos desenvolveu o selo 80Plus. As fontes certificadas com o selo 80Plus passam por uma avaliação de eficiência, e só recebem este certificado às que apresentarem uma eficiência energética de, pelo menos, 80% sobre uma carga de 20%, 50% e 100%. Além disso, é necessário que as fontes apresentem fator de potência igual ou maior que 0.9 sobre 100% de carga.



  • Mas o que isso significa?

Significa que as fontes não podem gastar (leia, desperdiçar) mais de 20% da energia consumida por elas para seu funcionamento interno. Reduzindo assim o uso da energia elétrica e gerando uma boa economia na conta de luz. Além da norma geral, em 2008, foram adicionados novos parâmetros de eficiência energética, 80Plus Bronze, 80Plus Silver, 80Plus Gold e 80Plus Platinum.

Em 2006 a certificação 80Plus entrou para os requerimentos da norma Energy Star 4.0, que entrou em vigor somente em julho de 2007. Entretanto, antes disso, ainda em 2006, empresas como Dell e HP já haviam certificado alguns de seus modelos de computadores pessoais com a norma 80Plus. Nos próximos anos, esta norma deverá ser revista. Imagina-se que seja necessária, inicialmente, pelo menos a certificação 80Plus Bronze, e depois; apenas os computadores com fontes certificadas com o selo 80Plus Silver é que estariam aptos à norma Energy Star.

  • Certificações Disponíveis

As diferenças entre as cinco certificações 80 Plus disponíveis estão resumidas nas tabelas abaixo. Os valores apresentados são valores de eficiência mínima que uma fonte de alimentação precisa apresentar em cada padrão de carga de modo a obter uma determinada certificação. Como explicamos na página anterior, os valores deles podem ser diferentes dos nossos devido às diferenças nos equipamentos de medida e especialmente na temperatura ambiente (23º C nos testes deles vs. 45º – 50º C em nossos testes).


Os requisitos mínimos para cada nível de certificação depende do mercado para o qual a fonte é direcionada. Fontes de alimentação não redundantes (isto é, o tipo que todo mundo usa) são testadas a 115 V e seguem a tabela abaixo.

115 V Não Redundante 20% da Carga (Leve) 50% da Carga (Típica) 100% da Carga (Total)
80 Plus Padrão 80% 80% 80%
80 Plus Bronze 82% 85% 82%
80 Plus Silver 85% 88% 85%
80 Plus Gold 87% 90% 87%
80 Plus Platinum 90% 92% 89%


Os requisitos para fontes de alimentação redundantes (usadas em servidores), no entanto, são ligeiramente diferentes, como você pode ver na tabela abaixo. Elas são testadas em 230 V, porque esta é a tensão usada em datacenters (datacenters usam rede elétrica de 230 V porque o consumo em 230 V é menor; como eles têm centenas de servidores ligados, eles podem economizar dinheiro na conta de eletricidade desta forma).

230 V Redundante 20% da Carga (Leve) 50% da Carga (Típica) 100% da Carga (Total)
80 Plus Padrão ND ND ND
80 Plus Bronze 81% 85% 81%
80 Plus Silver 85% 89% 85%
80 Plus Gold 88% 92% 88%
80 Plus Platinum 90% 94% 91%

Além das eficiências mínimas apresentadas nas tabelas acima, todos os níveis de certificação 80 Plus requerem um fator de potência de pelo menos 0,90 (0,95 para a certificação Platinum).

  • Considerações Finais

Por consumirem menos energia – que acaba sendo, quase que totalmente, dissipada na forma de calor, nas fontes comuns -, as fontes de alta eficiência podem utilizar coolers menos potentes, já que esquentam menos, e assim se tornam mais silenciosas que as comuns, trazendo mais benefícios no seu uso, a não ser que você goste de um computador barulhento.


Saber dimensionar corretamente a fonte para o seu sistema também ajuda a aumentar ainda mais a eficiência do equipamento. Assim como qualquer transformador, as fontes de computadores tem uma curva de eficiência que lembra uma parábola virada para baixo, ou seja, tem eficiência máxima próxima dos 50% de uso. Trabalhando sobre meia carga a fonte também terá uma vida útil prolongada, se comparado com uma fonte que trabalha o tempo todo próximo do seu limite.



Quando for adquirir uma fonte para seu computador, procure calcular qual será seu consumo para fazer a escolha certa na hora de comprar a fonte. Por exemplo, se seu computador tem um consumo estimado de 300W, a escolha ideal seria uma fonte entre 500W e 600W.

A lista de fontes certificadas com 80Plus é bastante extensa, atualmente conta com mais de 2.400 fontes certificadas, e pode ser encontrada no site oficial do programa. Empresas como a Zalman, ocz, Corsair, Thermaltake, Huntkey, entre outras, comercializam no Brasil diversos modelos de fontes 80Plus e com preços dentro da média, na faixa de potência que ocupam.

Fonte: http://www.bitscaverna.com.br/blog/5592/certificacao-80-plus-saiba-porque-investir-nela

Nenhum comentário:

Postar um comentário