Faz um tempo desde que ouvimos falar do ambicioso tablet de 35 dólares da Índia. Entretanto, finalmente o dispositivo está avançando em direção à realidade. Segundo o Times of India, o controverso projeto está se aproximando de fechar um lote de 100 mil unidades esperadas para serem lançadas ainda neste meio de ano, começando neste mês. O governo espera entregar 10 mil tablets ao IIT Rajasthan no final de junho, enquanto outras 90 mil unidades serão entregues nos próximos 4 meses.
O preço de lançamento será um pouco maior na realidade, de 2200 rupees, o que equivale a aproximadamente 49 dólares. Embora seja maior que o alvo inicial, de 35 dólares, o governo planeja cortar o preço pela metade, claro, com subsídios. Assumindo que esta informação seja verdadeira, os estudantes poderão comprar seus tablets por um preço menor ainda que o original. Ainda assim, 49 dólares é um valor muito interessante para o tablet, considerando que muita gente sequer acreditava no projeto.
Chamado de "Sakshat", o tablet foi anunciado primeiramente no ano passado, sendo adiado em janeiro deste ano devido a complicações com o principal fornecedor de hardware, a HCL Infosystems. Projetado para uso acadêmico, o Sakshat possui tela sensível ao toque de 7 polegadas, suporte a vídeo conferência, 32 GB de armazenamento interno, 2 GB de RAM, uma porta USB, conectividade Wi-Fi, e poder de fogo suficiente para rodar vídeos do YouTube. E, para manter os custos baixos, o dispositivo utiliza Linux como sistema, e vem apenas com aplicativos de código aberto.
Fonte: http://www.hardware.com.br/noticias/2011-06/sakshat.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário