Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp, Gmail e Facebook

Receba notificações todas as vezes em que suas contas forem acessadas e revogue os logins não-autorizados


Há muito tempo que a segurança deixou de ser algo apenas para as celebridades e representantes governamentais; hoje em dia, até nós, meros mortais e livres de qualquer visibilidade na mídia, precisamos de proteção quando o assunto diz respeito às nossas informações.

Segundo dados da Lookout Mobile Security, uma referência na segurança de dispositivos móveis, só em março de 2017, na internet, mais de 1.4 bilhões de dados foram roubados por grupos e pessoas mal-intencionadas. Emails, contas em serviços da web e até mesmo dados bancários foram sequestrados, lesando pessoas físicas e jurídicas – nomes importantes como da rede de fast-food McDonald’s (Canadá) estão incluídos na lista.
Mas a proteção também evoluiu


Diante de relatórios tão assustadores e cada vez mais frequentes, medidas de segurança como adotar diferentes senhas para cada serviço, não usar dados pessoais como palavras-chave e evitar ter senhas expostas no seu smartphone são só mais básicas atitudes que você pode tomar para se proteger. Na verdade, a mais nova camada de segurança – e que até então tem se mostrado eficiente – são as verificações em duas etapas, conhece?

Elas têm esse nome porque utilizam mais que uma simples senha para checar sua identidade: normalmente exigem um segundo código, este enviado para o seu smartphone e que irá confirmar o login foi feito por você. Além de inibir a ação de criminosos, o método acaba te avisando toda vez que sua conta é acessada em um novo dispositivo, algo útil inclusive contra xeretas com menor potencial ofensivo.

E como ativar?

Habilitar a verificação em duas etapas costuma ser muito mais simples do que parece e para te auxiliar neste processo, preparamos um passo-a-passo que te indicará como ter este recurso no Facebook, no Gmail e no Whatsapp. Veja só:


É possível configurar a rede social para solicitar um novo código a cada 7 dias

Facebook
Logado em sua conta, acesse as Configurações e busque pela seção de Segurança. A partir daí, abra a opção ‘Two-Factor Authentication’ e clique em ‘Set Up’. Note que ativar a verificação em duas etapas depende da existência de um número de telefone cadastrado na plataforma – é muito importante que este número seja seu e esteja funcionando, afinal, seu código de verificação será enviado para ele.

Caso haja a possibilidade de você ficar sem smartphone, o Facebook ainda permite que você defina Códigos de Recuperação para logar sem o auxílio do aparelho. Imprimindo ou anotando, mantenha-os sempre em um local seguro, eles poderão ser utilizados apenas uma vez.


Gmail
Estando nas Configurações de Login e Segurança, ou acessando este link, procure pela opção ‘verificação em 2 passos’ e insira suas credenciais (email e senha) novamente na plataforma. Em seguida, verifique o seu número, o método da verificação e clique em ‘próximo’. Na terceira e última tela, confirme o código enviado para o telefone cadastrado e ative o recurso.

Também na mesma página da verificação em dois passos, a Google oferece opções alternativas e que podem aprimorar suas medidas de segurança: você pode tanto definir um código de recuperação, como ocorre no Facebook, quanto optar para que, no lugar de um número enviado por SMS, a Google te peça uma confirmação de login na tela do smartphone – nestes casos, uma notificação será exibida no aparelho pedindo pra que você autorize o login.


WhatsApp
Abra o seu Whatsapp, vá para as Configurações > Conta > Verificação em Duas Etapas e insira o código que você deseja utilizar como confirmação. Nas telas seguintes, informe o seu endereço de e-mail para fazer a redefinição do código caso você eventualmente o esqueça.

Tendo o método mais ‘diferentão’ de todos, o Whatsapp leva em conta o fato de o dispositivo de login – e o de confirmação deste login – serem exatamente o mesmo. Justamente por isso ele não pede nenhum código enviado por SMS, mas sim uma senha numérica e que deve ser definida por você na hora da ativação. 
Prontinho!

Agora que você já é craque na verificação em duas etapas, realizar o processo em outros serviços não será uma tarefa difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário