Quando sai da fábrica, a bateria do seu notebook já tem uma vida útil mais ou menos definida – que pode variar de acordo com o fabricante. Acontece que essa vida útil pode ser estendida ou encurtada, dependendo dos cuidados que você tiver enquanto usuário.
Confira o que você não deve ser feito com a bateria do seu notebook:
Não deixe o notebook esquentar demais
O calor excessivo acelera a degradação da bateria reduzindo sua capacidade e vida útil. No caso dos notebooks, esse problema pode ser ainda mais grave, devido ao pouco espaço para a ventilação e resfriamento.
Preferencialmente, utilize o notebook em lugares limpos e arejados, evitando a incidência direta do sol e partículas que podem entrar na estrutura de refrigeração, como poeira, areia, serragem, pólen, etc. Além disso, evite apoiar o notebook em superfícies irregulares, como almofadas, cobertores e pernas, pois elas podem obstruir o sistema de arrefecimento.
Não espere a bateria do notebook acabar para carregá-la
É importante ter em mente que a bateria não vicia, por isso a ideia de descarregá-la completamente, antes carregá-la novamente pode ser descartada. A verdade é que é mais recomendável carregar o notebook quando a bateria estiver entre 40% e 60%, assim você não esgota a carga nem superaquece os componentes do computador.
Vale a pena lembrar que as baterias modernas, com íons de lítio, têm a vantagem de poder ser carregadas a qualquer momento, por isso esqueça totalmente essa história de bateria de notebook viciada.
Não Ignore os Sinais de Vírus
A presença de malwares no notebook podem drenar a bateria rapidamente – entre outros prejuízos que os programas maliciosos trazem para o sistema. Isso ocorre, principalmente, porque muitos vírus funcionam como programas, que ficam ocultos, operando enquanto o computador está ligado, enviando e recebendo dados.
Para evitar vírus e todos seus males, a melhor solução é instalar um antivírus no seu notebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário