Atualmente, embora as impressoras domésticas estejam cada vez mais presentes na casa dos brasileiros, os custos com cartuchos e toners ainda são um pouco elevados. Na verdade, o que talvez dê uma sensação de produto caro, não seja nem o preço do cartucho, mas sim, a sua durabilidade. Dependendo do usuário, um cartucho pode durar apenas uma ou duas semanas. No entanto, mesmo para esses usuários, existem maneiras de economizar a tinta da impressora.
Todas as dicas apresentadas aqui são gratuitas e de fácil aplicação. A utilização dessas dicas na sua rotina de impressão pode lhe economizar algumas reais. Vamos começar!
É realmente necessário imprimir este documento?
A primeira coisa que você pode fazer para economizar a tinta da sua impressora doméstica, ou até mesmo da sua empresa, é analisar se é realmente necessário imprimir este ou aquele documento. Estamos no século 21 e, de fato, não é mais necessário imprimir tudo o que vemos pela frente. Existe dezenas de maneiras ao qual podemos transferir e manipular uma informação/documento que não envolvem uma impressora.
Se, por exemplo, você deseja que uma outra pessoa tenha acesso a determinar documento, porque não enviar o mesmo para o email dessa pessoa? Uma boa parcela da população já possui acesso a smartphones e tablets, o que ainda facilita ainda mais o acesso a qualquer tipo de material. Tornando a impressão algo necessário apenas em situações específicas.
Gráficas
A impressora que você possui na sua casa não foi criada com o intuito de substituir os serviços de uma gráfica. É claro que é conveniente possuir uma impressora em casa. Sempre que necessário, poder imprimir alguma coisa sem sair de casa é uma ótima ideia! No entanto, caso precise imprimir panfletos ou convites, por exemplo, os serviços de uma gráfica são extremamente úteis! Com um preço bastante reduzido e com maior qualidade, as gráficas conseguem lhe oferecer um produto final excelente! Coisas que você dificilmente conseguiria fazendo as impressões em sua casa.
Existe outra coisa que você não deve fazer nunca numa impressora caseira: imprimir fotos coloridas. Mesmo que imprimindo em alta qualidade, a sua foto não ficará boa. Sem falar nos gastos envolvidos.
Otimize as configurações de impressão
Configurar corretamente as opções da impressora ajuda a gastar menos tinta. Para acessar o painel de configurações e personalizar a qualidade da impressão, clique no botão“Iniciar” e abra o “Painel de Controle“. Em “Harware e Sons”, escolha “Exibir impressoras e dispositivos“. Clique duas vezes na sua impressora e aperte “Ajustar opções de impressão“.
As configurações podem mudar de acordo com cada usuário. Por isso, analise cada opção e veja como você pode ajustar as configurações para obter uma maior economia.
Uma dica é, sempre que possível, imprimir mais de uma página em uma folha. O próprio sistema se encarrega de reduzir o tamanho das páginas para que caibam em apenas uma folha.
Outras dicas
Utilize uma ecofont. De acordo com os criadores, ela reduz em até 50% o consumo de tinta. Baixe aqui.
Quando você quiser imprimir uma parte de uma site, não é necessário imprimir a página inteira do site. Você pode imprimir apenas a parte que lhe interessa. Para isso utilize o site printwhatyoulike.com. Com ele é possível selecionar a parte da página que você deseja imprimir.
Essas foram algumas dicas que, com certeza, ajudaram vocês a economizarem a tinta da sua impressora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário