Em momento de economia, a lâmpada pode trazer um valor significativo, já que não temos apenas UMA na residência/ empresa.
Muitas vezes na hora de comprar, olha-se apenas o consumo em watts (W), mas se esquece de notar outras referências, que produziram uma economia maior, pois de nada adianta uma lâmpada 9w, com um fluxo luminoso baixo, ou com uma temperatura de cor baixa, pois o obrigaria a ter 2 ou mais no ambiente.
Segue abaixo um bom descritivo para entender e comprar melhor uma lâmpada, independente do ambiente, e que às vezes o "mais caro", no custo-benefício, pode ser o "mais barato".
Obs.: Lembre que quando falamos em economia em watts (W), a conta deve ser feita em relação a uma lâmpada e não sobre o total da conta de energia elétrica.
Intensidade Luminosa
É a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa em uma determinada direção. Utilizada em lâmpadas refletoras, onde a intensidade luminosa está ligada ao ângulo do fecho.
Fluxo Luminoso
É a quantidade de luz emitida por uma lâmpada em todas as direções.
Unidade: Lumem - Im | Símbolo: O
Iluminância
É o fluxo luminoso que incide em uma área, ou seja, a quantidade de luz que chega a um ponto.
Unidade: Lux | Símbolo: E
Índice de Reprodução de Cor (IRC)
É a relação entre a cor real de um objeto ou superfície e a aparência percebida diante de uma fonte luminosa. Esse índice varia de 0 a 100%, sendo que, quanto mais próximo de 100%, maior a fidelidade e precisão das cores dos objetos.
Temperatura de Cor
É a aparência cromática da luz emitida por determinada fonte luminosa. Quanto mais alta a temperatura de cor, mais branca é a tonalidade da luz emitida.
Unidade: Kelvin | Símbolo: K
Vida útil
É a expectativa de durabilidade de uma fonte luminosa. A maior parte das normas internacionais atualmente considera que o término da vida útil de uma fonte luminosa ocorre quando a mesma atinge 70% do fluxo luminoso (LM70).
Nenhum comentário:
Postar um comentário