O Windows 10 tem lá suas qualidades, mas dificilmente tem preferência unânime. Para nós, a melhor definição para ele é “agridoce”, em especial pelos pequenos detalhes irritantes. Entre eles, um estranho bug que deixa o disco funcionando a 100% por longos períodos de tempo. O mais estranho é que isso acontece por diferentes motivos, dependendo da máquina, exigindo soluções particulares. Recebemos um Dell Inspiron 5000 para testes (review completo à caminho!) e nos deparamos novamente com esse problema. Conseguimos resolver esse problema, e explicamos abaixo como fazer o mesmo com o seu PC por quatro vias diferentes.
Solução 1: desabilitar o Superfetch
O Superfetch, presente deste o Windows Vista, é (ou deveria ser) um serviço para deixar a máquina mais espertinha. Basicamente, detecta os programas mais acessados e os deixa armazenados na memória. Em teoria, isso ocorreria usando o tempo ocioso do processador, não interferindo nas tarefas cotidianas. No Windows 10, especialmente, ele pode deixar o processador a 100% durante um bom tempo, o que pode ser resolvido desativando-o.
No menu iniciar, digite “services.msc” (com extensão):
Localize o Superfetch e dê um duplo clique:
Na janela que abrir, clique em “Parar” (1) e, em seguida, desabilite-o da inicialização (2):
Solução 2: desabilitar o Windows Search
O Windows Search é um serviço que indexa as informações para que estas sejam encontradas de forma mais rápida posteriormente. E-mails, imagens, documentos, enfim, são organizados usando (em teoria) o tempo ocioso do processador. Assim como o Superfetch, isso pode impactar severamente no desempenho do Windows 10, e o procedimento para desativá-lo é semelhante à primeira solução.
No menu iniciar, digite “services.msc” (com extensão):
Localize o Windows Search e dê um duplo clique:
Na janela que abrir, clique em “Parar” (1) e, em seguida, desabilite-o da inicialização (2):
Solução 3: Realocar a memória virtual
A memória virtual (conhecida como swap no Linux) é um espaço nodisco rígido ou SSD utilizado como “reserva de memória RAM”. Basicamente, quando a memória RAM “acaba”, o Windows passa a usar o próprio disco. Por ser um dispositivo de armazenamento, a memória virtual é extremamente mais lenta do que a memória RAM, mas ela é essencial para o bom funcionamento do sistema. No Windows 10, porém, ela vem com um problema frequente: má alocação por parte do sistema.
Se ela é grande demais, torna-se um espaço desperdiçado. Se é pequena demais, bom, a máquina congela, mal carregando páginas no navegador. Resolver isso é simples: basta realocar o espaço disponível.
No menu iniciar, digite “sistema” e clique em Enter:
Na tela do sistema, clique em “Configurações avançadas do sistema”:
Dentro da aba “Avançado”, clique em “Configurações…”:
Em seguida, na aba “Avançado”, clique em “Alterar”:
Primeiro, desmarque a opção “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades” (1). Em seguida, clique em “Tamanho personalizado” (2) e escolha o tamanho máximo da memória virtual (3):
Qual tamanho escolher? Uma boa regra é multiplicar a quantidade de memória RAM disponível por 1,5. Ou seja, se você possui 4 GB, o arquivo de paginação pode ser de 6 GB.
Solução 4: Desabilitar a manutenção programada
Agendada em um horário específico, a manutenção automática do Windows 10 pode ocorrer em períodos inconvenientes. Desabilitar esse recurso, fazendo uso de softwares menos famintos de recursos (como o CCleaner) pode resolver esse problema.
Entre no Painel de Controle. Em seguida, em “Sistema e segurança”:
Agora, “Segurança e manutenção”:
Vá para “Alterar configurações da Segurança e Manutenção” e desative a manutenção automática.
Outras soluções
As quatro soluções acima nos ajudaram todas as vezes que necessitamos. Mas, pesquisando no Google, encontramos outros possíveis problemas, mas não chegamos a testá-los: desabilitar o serviço de impressora(spooling) e reconfigurar o antivírus. Caso as quatro soluções acima não funcionem, é interessante experimentar essas duas opções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário