Pesquisar este blog

sábado, 16 de outubro de 2010

Acerte o relógio de seu PC com a chegada do horário de verão


Horário entre em vigor a partir de meia-noite do de hoje (16/10) e vai até o dia 20 de fevereiro de 2011, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

À  zero hora do dia 17 de outubro, meia-noite de hoje, 16 de outubro, entra em atividade o horário de verão brasileiro e que será válido para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Logo, como já é de praxe, todos os relógios dessas localidades devem ser adiantados em uma hora.

E para não deixar os PCs “confusos” com a mudança de horários, a Microsoft recomenda que os usuários mantenham o PC atualizado com a versão mais recente do Windows Update (edição de setembro de 2010). Com isso, o ajuste do horário será feito automaticamente.

Se o usuário preferir, ele pode instalar o hotfix para o ajuste manualmente. Basta clicar aqui
E para saber como realizar a atualização por meio do Windows Update tanto no Windows 7 quanto no XP, você pode visitar o blog oficial brasileiro para o sistema operacional (clique aqui)

Administradores de rede também devem ficar atentos
Quem trabalha na área de TI também deve ficar atento com as atualizações.  A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) indica que o horário de verão tem relação com o timezone (fuso horário) configurado no sistema. Ao alterar o timezone altera-se o parâmetro do sistema que determina a diferença em horas entre o horário absoluto (UTC / GMT 0) e o horário local.

Se o relógio do sistema (horário absoluto) marca 16:00:00 UTC, ajustado por NTP, temos:
- Para o timezone do Brasilia (UTC-3), o horário mostrado ao usuário será 13:00h ou UTC-3 (hora local);

- Para o timezone de Paris (França - UTC+1) o horário mostrado ao usuário será 17:00h ou UTC+1 (hora local);
- No período de vigência do horário de verão o timezone de Brasilia será alterado para UTC-2, desta forma o horário mostrado ao usuário será 14:00:00 ou UTC-2 (hora local).
Além disso, o sincronismo de hora através de servidores NTP não sofre modificações devido ao início ou fim do horário de verão. Quaisquer mudanças de horário nos sistemas no período do horário de verão se devem às configurações do fuso horário local no sistema. O horário de referência oferecido pelos servidores NTP não sofre alterações.

É recomendado ainda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as últimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes.

Para visualizar o mapa brasileiro com o horário de verão 2010/2011, clique aqui.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/10/08/acerte-o-relogio-de-seu-pc-com-a-chegada-do-horario-de-verao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário