Pesquisar este blog

domingo, 17 de junho de 2012

Uma forma mais conveniente de copiar e mover arquivos

O Windows tem um recurso que facilita a cópia e movimentação de arquivos mesmo quando a pasta de destino não está visível. Infelizmente ele está oculto. Veja como ativá-lo!

É difícil encontrar uma forma mais intuitiva de copiar e mover arquivos do que simplesmente arrastá-los de uma pasta para a outra. Mas isso só é prático se a pasta de destino já estiver visível na tela. 

Felizmente o Windows oferece alternativas mais convenientes para esses casos: caixas de diálogo que perguntam onde você quer colocar os arquivos. Mas essas opções não irão aparecer em menus de contexto (como o mostrado abaixo) até que você as coloque lá. 

Então como chegar a elas?
copiararquivos-360px.jpg
Esta caixa de diálogo facilita a cópia de arquivos. O problema é que ela está escondida

No Windows Explorer, selecione os arquivos e pastas que você deseja copiar ou mover. Se você usa o Windows Vista ou Windows 7, tecle Alt e um menu deve aparecer na janela do Windows Explorer. Selecione Editar e então Copiar para pasta... ou Mover para pasta... No Windows XP é só acessar o menu diretamente, não é necessário pressionar Alt antes.

Claro que faria muito mais sentido colocar estes recursos no menu de contexto, para que você possa acessá-los clicando com o botão direito do mouse nos arquivos. Você consegue isso com dois ajustes simples no registro, que podem ser feitos automaticamente.
copiararquivos_menubr-360px.jpg
Com duas mudanças no registro os itens Copiar para pasta e Mover para pasta aparecem no menu
 
Baixe o arquivo copyto_moveto.zip. Dentro dele você irá encontrar dois arquivos com a extensão .reg. Basta dar dois cliques sobre cada um deles para executá-los. Depois disso, sempre que você clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo ou pasta irá ver as opções Copiar para pasta... e Mover para pasta... no menu

Nenhum comentário:

Postar um comentário