Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Um computador infectado deve ser limpo ou formatado?

Reformatar o disco rígido e reinstalar o sistema apenas por conta de arquivos detectados por um antivírus é uma medida bastante radical. Isso porque, às vezes, arquivos detectados por antivírus não são de fato pragas digitais que estão ativas em seu sistema, mas apenas arquivos maliciosos que foram baixados por conta da navegação web, por exemplo, e que não conseguiram realizar nenhuma atividade maliciosa em seu computador.

É preciso, primeiro, avaliar se o sistema está funcionando adequadamente e, segundo, se o antivírus conseguiu remover ou mover para a quarentena todos os arquivos sem dificuldades. Caso o antivírus repetidamente detecte arquivos maliciosos, sem nenhuma atividade entre um exame e outro, aí pode ser o caso de um vírus estar realmente ativo no computador e reinstalando os arquivos maliciosos.

Mas atenção: qualquer uso da internet é suficiente para que algum site acabe redirecionando seu navegador para uma página maliciosa que pode vir a tentar atacar seu computador, o que fará com que o antivírus volte a detectar uma praga digital, mesmo que o ataque falhe. Por isso, vale a pena realizar um exame imediatamente após o anterior ter removido os arquivos detectados.

Se problemas persistirem ou se os arquivos não puderem ser removidos, aí sim a reinstalação do sistema pode ser o caminho mais rápido e garantido para um computador limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário