Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Anatel lança aplicativo que mostra qualidade das operadoras móveis


A Anatel lançou, durante a Futurecom 2014, o ANATEL Serviço Móvel, um aplicativo para smartphones que mostra a qualidade das operadoras móveis em todos os municípios do país. O app, em versões para Android e iOS, mostra a localização das antenas e a disponibilidade de acesso em 2G, 3G e 4G, além das taxas de conexão de voz e dados.

De acordo com o presidente da Anatel, João Resende, a intenção não é confrontar os usuários com as empresas mas, sim, dar a chance deles terem maior contato com o trabalho da agência, além de informações sobre a qualidade da rede ofertada pelas operadoras em seu município e escolher aquela que tiver o melhor serviço.

“Pensamos no que interessa ao consumidor e adotamos dois grandes indicadores: a conectividade, ou seja, se existe rede disponível, e se, uma vez conectado, consegue concluir uma chamada. Além das estações radio base, apresentamos um ranking de voz e dados”, explica o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Roberto Pinto Martins.

Segundo Martins, esse primeiro aplicativo da agência é uma prova de conceito, um teste para outros apps. “São informações que já estavam publicadas, mas aqui criamos uma interação com o usuário”, disse o superintendente. “Esse é um app da Anatel para o usuário. O interessante é termos um app que venha do consumidor para a Anatel”, completou.

O programa pode funcionar com a identificação da localização por GPS, ou o usuário pode escolher o município sobre o qual quer as informações. “Esse aplicativo vai ter informações sobre a realidade dos serviços prestados em cada município brasileiro”, destacou o presidente da agência, João Rezende.

O aplicativo também pode ser acessado pela web, na página da Anatel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário