Pesquisar este blog

sábado, 11 de julho de 2015

Fonte interfere no funcionamento Wireless

Olá amigos leitores do Momento Estudo, estou voltando depois de um tempo, desta vez para ficar! Na volta venho trazendo uma notícia baseada em uma experiência que eu mesmo passei. Como o pessoal não deve saber, eu trabalho com Informática. Recentemente executei um serviço em um cliente, e a atividade estava voltada a Redes, no caso, o meu cliente estava tendo muito problema com relação a rede Wireless onde caia constantemente no decorrer do dia e sempre que a internet caía, meu cliente era obrigado a reinicializar o roteador para voltar, e isso estava causando um estresse imenso.

Depois que fui avisado sobre o problema, fui até o local para executar a análise do problema, então em meio a alguns testes eu percebi que o wireless funcionava durante um tempo e então caía quanto que a internet cabeada vinda deste mesmo roteador não apresentava queda alguma. Esta questão acabou me deixando com uma tremenda pulga atrás da orelha, porém eu isolei somente a rede wireless para trabalhar na resolução do problema dela, uma vez que a rede cabeada estava ok.

Então, comecei a analisar alguns fatores que poderiam estar interferindo no sinal wireless e fui por eliminatória de erros. No cenário o roteador encontrava-se próximo a uma central de choque e alarme, então eu afastei das centrais e realizei o teste. Resultado não satisfatório. A segunda tentativa foi desligar os telefones sem-fio do local, uma vez que eles operam na mesma frequencia da rede wireless (2,4GHz), Resultado não satisfatório. Realizei alteração de canais e defini uma largura de banda, resultado não satisfatório.

Até que observei que a fonte de alimentação do roteador estava um tanto quanto diferente, então quando desliguei percebi que era uma fonte utilizada em câmeras de segurança. AHHHH DANAAADA! Apesar de as especificações serem semelhantes a fonte original do roteador não funcionava corretamente. AI VEM A PERGUNTA: Mas se era a mesma especificação, porquê tem problema? Primeiramente, a fonte em questão tratava-se de um produto XING LING, o que piora mais ainda a situação, pois fontes xing ling não tem uma correção eficiente de ruídos na transformação de tensão e corrente para alimentar o roteador, então toda “sujeira” da linha vai para o equipamento, o que influencia DIRETAMENTE na interrupção, queda e intermitência da transmissão de sinal Wireless.

Depois desta análise, eu inseri uma fonte original da mesma fabricante do roteador, e então,VUALÁ! O problema SE ESCAFEDEEEUUU.

Então pessoal, é EXTREMAMENTE importante sempre utilizar equipamentos originais, no caso de carregamento de celular ou alimentação de algum equipamento, sempre utilizar a fonte da mesma fabricante e a que for indicada para seu equipamento. Evite produtos “xing ling” para não danificar seu dispositivo.

Depois de aprender mais essa, o problema aconteceu em outras ocasiões e em outros clientes, mas consegui resolver de maneira rápida, apenas inserindo a fonte original do produto. Segue abaixo a imagem e modelo dos roteadores que apresentaram problema com fonte XING LING:

Nenhum comentário:

Postar um comentário