Pesquisar este blog

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Como descartar lixo eletrônico?



O crescimento do número de produtos em nosso dia a dia também provoca um aumento de dispositivos, que mais cedo ou mais tarde, precisarão ser jogados fora por não atenderem mais as necessidades. Mas, de olho na natureza, é necessário entender que nosso papel como consumidor também envolve encontrar o local correto para descartar lixo eletrônico.

Muitas empresas, operadoras, prefeituras e cooperativas já fazem ou a retira, ou disponibilizam espaços para que o descarte correto seja feito e você não cause problemas para o meio-ambiente. Veja nossa lista completa agora mesmo.

O que a lei diz sobre descarte de eletrônicos?

Desde 2010, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (também conhecida como PNRS) obriga as empresas fabricantes de dispositivos a realizarem a logística reversa de tudo o que produzem e vendem. De uma forma simples: se as companhias colocam eletrônicos no mercado, também precisam oferecer canais/locais para que os clientes devolvam produtos que não funcionam mais. A PNRS tem 15 focos:
  • Proteção da saúde pública e da qualidade ambiental;Não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos;
  • Estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços;
  • Adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais;
  • Redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos;
  • Incentivo à indústria da reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados;
  • Gestão integrada de resíduos sólidos;
  • Articulação entre as diferentes esferas do poder público, e destas com o setor empresarial, com vistas à cooperação técnica e financeira para a gestão integrada de resíduos sólidos;
  • Capacitação técnica continuada na área de resíduos sólidos;
  • Regularidade, continuidade, funcionalidade e universalização da prestação dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, com adoção de mecanismos gerenciais e econômicos que assegurem a recuperação dos custos dos serviços prestados, como forma de garantir sua sustentabilidade operacional e financeira, observada a Lei nº 11.445, de 2007;
  • Prioridade, nas aquisições e contratações governamentais, para produtos reciclados e recicláveis, bens, serviços e obras que considerem critérios compatíveis com padrões de consumo social e ambientalmente sustentáveis;
  • Integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos;
  • Estímulo à implementação da avaliação do ciclo de vida do produto;
  • Incentivo ao desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental e empresarial voltados para a melhoria dos processos produtivos e ao reaproveitamento dos resíduos sólidos, incluídos a recuperação e o aproveitamento energético;
  • Estímulo à rotulagem ambiental e ao consumo sustentável.
De uma forma geral, esta é a lei aprovada para evitar que as empresas não sejam responsabilizadas por colocar tantos produtos no mercado. Pois quanto maior a quantidade de descartes incorretos, maior é a chance da natureza ser afetada no futuro.
Empresas permitem descarte de eletrônicos

Atendendo o que manda a lei e também seguindo um conceito de ser uma empresa que também cuida do meio ambiente, existem muitas formas de você conseguir entregar aquela peça, smartphone ou computador que não funciona mais e está sendo apenas o motivo de problema em sua casa.

Operadoras

A TIM é uma das empresas que mais investe no processo de logística reversa e no Brasil, conta com mais de 150 pontos de coleta nas lojas. É muito simples: basta comparecer ao local e deixar seus eletrônicos que não funcionam mais.

TIM tem mais de 150 espaços espalhados por todo o Brasil (Foto: Reprodução/Internet)

A empresa tem uma parceria com a GM&C, que cuida de todo o processo para que nada de errado aconteça. Os pontos, nomeados de “Recarregue o Planeta”, estão espalhados pelos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. A lista completa pode ser acessada no site da própria TIM.

A Claro é outra operadora que permite que você faça o descarte correto de lixo eletrônico e basta comparecer às mais de 2.000 lojas espalhadas em todo o Brasil. O programa Claro Recicla atende todo o Brasil e basta e quem é cliente, ao fazer a entrega dos dispositivos, também pode ganhar pontos no Claro Clube, que permite a troca por benefícios. A lista de lojas pode ser consultada no site oficial da operadora.

Claro Recicla até mesmo entrega pontos para clientes (Foto: Reprodução/Internet)

A Vivo é outra operadora que está no time de empresas que também disponibiliza pontos de coleta em todas as suas lojas, por meio do programa Recicle com a Vivo. Basta preencher o formulário, informando principalmente seu CEP, e diversos locais, incluindo escolas estaduais, serão informadas para que você consiga descartar lixo eletrônico.
Empresas

Muitas fabricantes permitem que os visitantes de suas lojas físicas realizem o descarte de eletrônicos e algumas delas até oferecem descontos, independente do que for entregue. Confira a lista com páginas dos endereços em todo o Brasil e programe-se para deixar seu lixo eletrônico:

Boa parte dos procedimentos apenas incluem que você encontre um ponto para descartar lixo eletrônico perto de sua casa e deixe os dispositivos, que incluem smartphones velhos, baterias, teclados, placas de computador e mais, nos pontos de coleta. O segundo trabalho correto de descarte e possível reciclagem será feito pelas empresas.
Muitas empresas disponibilizam opções para descarte correto (Foto: Reprodução/Internet)

Vale a pena falar sobre o programa RE+ da Samsung, que oferece descontos de até R$ 3 mil para quem entregar sua geladeira antiga, quando tiver a vontade de comprar uma nova. Já falamos mais sobre isso em uma matéria especial, não deixe de conferir.
Cooperativas e ecopontos

Existem muitas cooperativas que também permitem que você deixe os produtos e baterias que não funcionam mais. A plataforma eCycle funciona como um grande agregador de cooperativas que permitem que você consiga descartar lixo eletrônicos.
Além de empresas, cooperativas e ecopontos podem receber lixo eletrônico (Foto: Reprodução/Internet)

O uso é bem simples: basta acessar a página inicial e em seguida clicar em Onde Descartar. Então, é só preencher os três campos para ver uma lista de locais perto de onde você está. Ao clicar no nome de um dos resultados você terá acesso ao endereço, telefone e mais informações para fazer o descarte de forma adequada.
eCycle tem plataforma com endereços de todo o Brasil (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetec)

A Green Eletron é outra empresa com diversos pontos espalhados por todo o Brasil. Fundada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), basta usar o localizador e digitar seu CEP para saber onde você pode descartar lixo eletrônico.
Green Eletron também tem mapa para localizar espaços de descarte correto (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Ao clicar no nome do local, é possível ter acesso a dados de funcionamento e telefone. Então, basta separar tudo e fazer uma visita ao ponto de coleta. Outra alternativa é o mapa da Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição). É importante ligar no local, pois nem todos os ecopontos recebem lixo eletrônico.
Dados de lixo eletrônico no mundo

Apenas em 2019, o Monitor Global de Lixo Eletrônico 2020 da ONU registrou um recorde de 53,6 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos gerados em todo o mundo. O grande problema disso tudo é que como estamos usando mais dispositivos em nosso dia a dia, o aumento foi de 21% nos últimos cinco anos.
Quantidade de lixo eletrônico no mundo está aumentando com passar dos anos (Foto: Reprodução/Internet)

Você pode imaginar que há apenas plástico nos eletrônicos que utilizamos no dia a dia, mas há componentes que podem trazer problemas para toda uma vegetação se entrarem em contato com a natureza. O mesmo estudo da ONU mostrou que a Ásia gerou o maior número de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), com o número de 24,9 megatoneladas. O top 3 é completado pelas Américas (13,1 Mt) e Europa (12 Mt). África e a Oceania geraram 2,9 Mt e 0,7 Mt, respectivamente.

Com isso em mente, sempre que tiver alguma bateria, computador, smartphone ou qualquer outro aparelho eletrônico que não funciona mais, sempre deixe tudo organizado em uma caixa separada para fazer o descarte correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário