Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cooler sem fan pode ser mais eficiente que os atuais

Embora os coolers tenham permitido que o clock dos processadores avançassem muito, quebrando a barreira do que seria possível obter com dissipação passiva, não é preciso ir muito longe para encontrar problemas com eles, já que eles são muito grandes ou muito barulhentos e tendem a acumular um bolo de poeira com o tempo, o que compromete a eficiência. Outro problema são os defeitos mecânicos, que atingem principalmente os produtos de baixa qualidade.


Um desenvolvedor do Sandia National Laboratories publicou um white paper com uma solução interessante para essa deficiência. Em vez de usar um grande dissipador fixo, com fans girando sobre ele, o próprio dissipador gira, dissipando o calor de forma mais eficiente e sem acumular poeira:



Na prática, o design é um pouco menos radical do que pode parecer à primeira vista, pois de qualquer forma existe uma base fixa com o motor, que em um PC faria contato com o processador. Sobre esta pequena base fixa temos o restante do dissipador, que gira sobre ela:


A principal diferença em relação aos coolers atuais é que como todo o conjunto é metálico, o calor da base é diretamente transmitido para o dissipador móvel. Entre as duas peças, existe um espaço de apenas 25 microns, suficiente para o que o conjunto funcione sem precisar de lubrificação, mas pequeno o suficiente para coibir a entrada de poeira entre as duas peças.


O movimento da parte móvel faz com que a poeira seja automaticamente expelida, em vez de se acumular como atualmente. O grande problema com este conceito é que o conjunto tende a ser muito caro e pesado, devido ao grande volume de material usado e à necessidade de as duas partes serem forjadas de forma muito precisa. Em outras palavras, é uma ideia interessante, que pode revolucionar o ramo caso consiga chegar ao mercado a um preço competitivo, mas existe uma grande possibilidade de que o conceito não saia dos laboratórios.

O paper com os detalhes do projeto pode ser lido no: http://prod.sandia.gov/techlib/access-control.cgi/2010/100258.pdf

Fonte: http://www.hardware.com.br/noticias/2011-07/fanless.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário