Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

IE9 é o navegador mais seguro contra malware

Browser da Microsoft bloqueou mais de 90% das pragas em testes; rivais Chrome, Firefox e Safari ficaram muito atrás, com apenas 13%.

O Internet Explorer 9 fornece o melhor bloqueio contra malware entre navegadores estáveis, segundo pesquisa recente do NSS Labs, conforme publicado pelo site especializado Ars Technica
Nos testes, o IE9 bloqueou 92% de malware com seu filtro baseado em URLs, e nada menos que 100% com o filtro baseado em reputação de aplicativos. Em segundo lugar, seu “irmão mais novo” IE8, bloqueou 90% das pragas virtuais. Já em terceiro, ficaram empatados os rivais Safari 5, Chrome 10 e Firefox 4, cada um com 13% de bloqueio de malware. Em último lugar, o Opera 5 conseguiu ficar abaixo das duas casas decimais, bloqueando 5%.
A partir de uma lista com 5 mil sites suspeitos, foram selecionadas 650 URLs que efetivamente continham malware e foram acessadas a partir de todos os navegadores, explica a pesquisa.
Entre os trunfos do IE9 está o "SmartFilter" de URLs, que apresentou resultados muito melhores do que os outros browsers, além do recurso "Application Reputation", que foi capaz de barrar os arquivos executáveis maliciosos que o primeiro não conseguia, diz o estudo. 
Mas por que os rivais Firefox, Safari e Chrome foram tão mal e ainda conseguiram resultados praticamente idênticos? Segundo o instituto que fez a pesquisa, isso aconteceu porque esses navegadores usam a mesma fonte de dados para seu blacklist (lista negra) de sites: o sistema de Navegação Segura da Google (Safe Browsing). E apesar de algumas pequenas diferenças de velocidade, o desempenho geral deles foi o mesmo. Já o resultado de apenas 5% do Opera foi na verdade uma vitória, pois o navegador costumava atingir 0% nos testes antes de começar a usar um serviço da fabricante AVG.
Vale lembrar que o estudo utilizou apenas sites que dependiam de enganar os usuários para instalar programas maliciosos em suas máquinas (golpes de engenharia social), as ameaças de segurança mais comuns atualmente segundo o NSS Labs. Assim, não foram incluídas páginas que usassem falhas no código dos navegadores. Como lembra o site, o foco da pesquisa do NSS Labs foi apenas em pragas direcionadas a usuários da Europa. No entanto, o IE9 também conseguiu resultados altos em outros testes globais.
 
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/07/18/ie9-e-o-navegador-mais-seguro-contra-malware-diz-pesquisa/

2 comentários:

  1. Mais também... é o que fica em primeiro lugar em lentidão.

    ResponderExcluir
  2. O que dizer... gosto é gosto, trabalho é trabalho. Eu particularmente prefiro o Firefox. Para o que eu faço é bem melhor, mas pra quem quer apenas navegação o chrome é mais interessante, e no fim, cada um tem suas vantagens, resta ao usuário, conseguir equilibrá-las em um único navegador para melhor satisfazê-lo.

    ResponderExcluir