Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

12 perguntas e respostas sobre o Windows 8

O Windows 8 foi lançado oficialmente no dia 25, quinta-feira. Tanto o sistema avulso como os notebooks, tablets e PCs de mesa equipados com ele já estão à venda. Com esse lançamento, a Microsoft faz uma das mudanças mais radicais nos 26 anos de existência do Windows.

O motivo para esse movimento arriscado é claro. O mercado de PCs está estagnado, enquanto o de tablets cresce explosivamente. A Microsoft (assim como a Intel e fabricantes de PCs como HP e Dell) está praticamente fora do mercado de tablets. Com o Windows 8, a empresa tenta conquistar uma parcela desse mercado, competindo com o iPad e com os tablets que rodam o sistema Android
Embora funcione melhor em tablets e em PCs com tela sensível ao toque, o Windows 8 vai ser usado também em máquinas convencionais, com teclado e mouse. Ao "tabletizar" a interface gráfica, a Microsoft procura dar uma aparência mais modernas a esses computadores. Mas nem todos os usuários vão gostar das mudanças. Nos Estados Unidos, há até pessoas correndo às lojas para comprar um notebook com Windows 7 antes que esse sistema desapareça das prateleiras. Confira 12 perguntas e respostas sobre o Windows 8.

1 Que diferenças há entre o Windows 7 e o Windows 8?
A mudança mais óbvia está na interface gráfica. O Windows 8 apresenta, ao usuário, um ambiente de trabalho completamente novo. Ele tem uma tela inicial com blocos ("tiles") que representam aplicativos, fotos, documentos e outros itens. Esses blocos são funcionais, ou seja, exibem informações correspondentes a cada aplicativo. Se o espaço na tela não for suficiente para exibir todos eles, ela pode ser rolada horizontalmente.
A nova interface era inicialmente chamada de Metro, mas a Microsoft abandonou esse nome e, agora, se refere a ela como Modern (moderna). Ela torna o Windows adequado aos tablets. Mas também pode torná-lo menos prático em PCs sem tela sensível ao toque. 

2 O que é a barra de charms?
A barra de “charms” (literalmente, “encantos”), é uma barra de ferramentas que aparece à direita na tela. Ela oferece opções de configuração, busca e outras que, no Windows 7, residem no menu Iniciar. É nela, também, que se desliga o computador. Quando a barra de charms é exibida, surge também um quadro com o relógio, um indicador da carga da bateria e outro que mostra a intensidade do sinal da conexão sem fio.
Há três maneiras de ativar a barra de charms. Num tablet, isso é feito deslizando-se o dedo da direita para a esquerda. Num PC, o caminho mais prático é teclar Win+C (a tecla com o símbolo do Windows junto com a letra C, de charm). Outro caminho é mover o cursor do mouse para um dos cantos à direita.
3 Quais são os benefícios do Windows 8 para usuários de PCs?
A promessa da Microsoft é que o computador vai iniciar mais rapidamente com o novo sistema. Para que a máquina receba o selo de aprovação para o Windows 8 da empresa, ela deve ser capaz acordar do estado de espera em 2 segundos ou menos. 
Há também melhoramentos na segurança. Um antivírus básico, o Windows Defender, entra em ação sempre que não houver outro software de segurança ativo. A ideia é que o computador nunca fique desguarnecido.

Além disso, o Windows 8 trabalha melhor com múltiplos monitores de resoluções diferentes. Isso é interessante, por exemplo, para quem usa um notebook e costuma acoplar um monitor externo a ele em casa ou no escritório.

4 O que muda no Internet Explorer
O Windows 8 vem com o novo Internet Explorer 10. Ele tem duas versões. Uma delas, feita para a interface clássica (do Windows 7), é similar ao Internet Explorer 9. A outra segue o estilo da nova interface gráfica. Nela, o browser roda na tela inteira em vez de ficar numa janela móvel. 

5 Há recursos do Windows 7 que foram removidos no Windows 8?
Sim. O Windows Media Center, por exemplo, não faz mais parte do sistema, mas deverá ser oferecido como um download avulso. O Windows Media Player não trará codecs para a exibição de filmes em DVD (que poderão ser instalados separadamente). O Windows DVD Maker foi eliminado. Além disso, sumiram vários recursos que são específicos da interface Aero do Windows 7 e do Vista. Entre eles, estão o menu Iniciar e a possibilidade de teclar Win+Tab para ter uma visão 3D dos aplicativos abertos.

6 Pode-se usar a interface do Windows 7 no Windows 8?
Sim. É possível abrir a interface clássica do Windows 7 no Windows 8. Mas ela não tem menu Iniciar e os usuários vão sentir falta dele. Para acionar um aplicativo, há três possíveis caminhos. Pode-se fazer uma busca na barra de charms ou voltar à interface nova clicando no canto inferior esquerdo da tela. A terceira opção é deixar um atalho para o app na área de trabalho ou na barra de tarefas para acesso rápido.

7 Como se faz para ter o menu Iniciar no Windows 8?
O Windows 8 não tem menu Iniciar. Quem sentir falta dele tem a opção de adicioná-lo usando programas de terceiros. Estes são alguns deles:
Pokki Start Menu — Além de acrescentar o menu Iniciar, o Pokki permite abrir a interface clássica ao dar a partida no Windows 8. Ele também possibilita pesquisar aplicativos, documentos e pastas e montar uma lista de itens favoritos. 
Classic Start Menu — Parte do kit Classic Shell, o Classic Start Menu é dirigido aos saudosistas mais radicais. Ele implementa um menu Iniciar no estilo do Windows XP.
Skip Metro Suite — Outra opção para forçar o Windows 8 a abrir a interface tradicional quando o computador é ligado. 

8 Os aplicativos do Windows 7 funcionam no Windows 8?
A maioria dos aplicativos do Windows 7 deve rodar sem problemas no Windows 8. Alguns apps específicos, principalmente os mais antigos, podem, porém, ser incompatíveis com o novo sistema. 

Isso vale para o Windows 8 completo. O Windows RT, edição simplificada para tablets com processador ARM, não roda aplicativos do Windows 7. Ele é compatível apenas com apps criados especialmente para a nova interface gráfica.

9 O que é a Windows Store?
A Microsoft seguiu o exemplo da Apple e de outras empresas e criou uma loja online de aplicativos para o Windows 8. Deve ser inaugurada no dia do lançamento do Windows 8. Ela vai oferecer apps feitos para a nova interface Modern. Alguns serão gratuitos, enquanto outros terão preços entre 1,49 e 999 dólares.

10 Meu computador atual pode receber o Windows 8?
Em princípio, as exigências de hardware do Windows 8 são espartanas. Ele requer um processador razoavelmente recente com frequência de clock de pelo menos 1 GHz. Também exige 1 GB de memória para a versão de 32 bits e 2 GB para a de 64 bits. Na prática, há outros requisitos mais esotéricos (como sistema gráfico compatível com DirectX 9 e WDDM 1.0) que podem impossibilitar a instalação do sistema em computadores mais antigos. Além disso, para que o sistema rode com bom desempenho num PC, um processador mais potente e pelo menos 4 GB de memória são recomendados.

A melhor maneira de verificar se um PC é compatível com o Windows 8 é baixar o Assistente de Atualização da Microsoft, que faz uma verificação de compatibilidade no computador. Além disso, pode-se pesquisar dispositivos e aplicativos específicos no Centro de Compatibilidade do Windows 8.

11 Quantas edições tem o Windows 8?
Serão quatro edições: Windows 8, Windows 8 Pro, Windows 8 Enterprise (para empresas) e Windows RT (para tablets com processador ARM). Além disso, haverá versões de 32 e 64 bits. Se o computador e os aplicativos forem compatíveis com o sistema de 64 bits (a maioria dos PCs é), é recomendável usar essa versão, que tende a ser mais estável e veloz que a de 32 bits.

12 Quanto custa o Windows 8?
Uma cópia do Windows 8 Pro para atualização de PCs que rodam Windows 7, Vista ou XP pode ser comprada por 69 reais via download. Já a versão embalada tem preço de tabela é 269 reais, mas pode ser encontrada por menos de 250 reais em algumas lojas. Quem comprou um computador com Windows 7 depois de 2 de junho pode fazer a atualização para o Windows 8 Pro por 29 reais. Esses preços valem até 31 de janeiro.

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/12-perguntas-e-respostas-sobre-o-windows-8?page=1&utm_campaign=news-tecnologia.html&utm_medium=e-mail&utm_source=newsletter

Nenhum comentário:

Postar um comentário