Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dicas para aumentar o seu QI

Algumas pessoas são mais inteligentes do que as outras, isso é fato. Os cientistas ainda tentam descobrir se isso está relacionado diretamente com o DNA, mas o fato é que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível sim ficar mais inteligente e elevar seus resultados de QI ao longo da vida. Mas as pessoas também podem ficar menos inteligentes se não derem atenção par alguns aspectos de sua vida.
 
Confira algumas dicas que já foram comprovadas cientificamente para aumentar o seu QI:

Saia da Rotina

Segundo diversos estudos, a rotina acaba acostumando os neurônios, que deixam de criar novas conexões e vão limitando a capacidade de pensar. Algumas mudanças simples no dia a dia já podem mudar este quadro, como vestir uma roupa diferente.

Aprenda um idioma difícil

Brasileiros que aprendem espanhol não estão forçando muito o seu cérebro, já que os idiomas são parecidos. Mas aprender chinês, por exemplo, é algo bem diferente. Por isso, aprenda idiomas diferentes para fazer com que a lógica também saia da rotina. Esta atividade também estimula uma área especifica do cérebro que é a da linguagem.

Tome banho de olhos fechados

Uma habilidade que temos mas que acabamos não desenvolvendo muito ao longo de nossa vida é chamada de Propriocepção, que é a capacidade de reconhecer os membros em relação ao resto do corpo. O problema é que estamos muito acostumados a usar apenas a visão para fazer este reconhecimento. Quando se fecha os olhos é possível aguçar outros sentidos do corpo, como o olfato, o tato, etc.

Beba Café

Realmente esta pode ser uma excelente desculpa para quem não consegue viver longe do café. A cafeína bloqueia os receptores da adenosina, neurotransmissor que causa a sonolência. As pessoas que bebem café ao longo do dia conseguem aumentar a velocidade do processamento das informações e também ficar mais atento para resolver tarefas mais complexas.

Durma bem

Por mais perda de tempo que possa parecer, ainda mais nos dias de hoje que temos muitas atividades, dormir 8 horas por dia é fundamental para aumentar o seu QI. O sono pode ser dividido em duas partes, sendo que a primeira, que dura cerca de uma hora e meia, o cérebro regenera as células lesadas durante o dia. Nas 6 ou 7 horas seguintes existe um processo de reorganização da memória, e se a pessoa acorda antes tem este processo prejudicado.

Ouça Mozart

Já foi comprovado cientificamente que a música do compositor clássico estabiliza as chamadas ondas alfas no cérebro, que estão diretamente relacionadas a diminuição da tensão mental. Este som estimula áreas relacionadas à memória e também exige uma atividade mental complexa.

2 comentários:

  1. que bom esse comentário eu precisp de mais inteligencia e vou fazer mais

    ResponderExcluir
  2. hehehe, inteligência nós temos, às vezes dá um pouco de preguiça de usá-la.

    ResponderExcluir