Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Windows 8 em dual boot pode prejudicar sistema de arquivos

Microsoft implementou para o Windows 8 uma solução para tornar a inicialização do sistema operacional muito mais rápida. O chamado de Boot Híbrido, permite que o sistema não necessite acionar todas as tarefas ao ligar o computador, pulando etapas. Contudo, a solução engenhosa pode corromper o sistema de arquivos quando o Windows 8 estiver instalado com outros sistema operacionais, como Linux ou mesmo outras versões do Windows.

O problema acontece quando desliga-se o computador, que não é desligado de maneira como estamos acostumados ver. O Windows, na prática, aciona a hibernação. O sistema de inicialização rápida do Windows 8 usa um processo de hibernação avançada, que grava no disco o kernel e serviços essenciais, mas não programas abertos. Esse processo faz com que o sistema não precise ligar tarefas, umas após a outra.

O problema, então, ocorre no procedimento de gravação em disco e no acesso a outro sistema operacional. Ao deixar montada a partição do Windows para acelerar o boot, arquivos podem desaparecer ou ficar corrompidos quando em outo sistema, seja Linux ou outra versão do Windows, fizer alguma modificação na partição onde o sistema de Boot Híbrido gravou informações.

A solução do inconveniente perigoso é simples, mas tem como consequência o aumento do tempo de inicialização do sistema, fazendo com que o Windows 8 tenha um boot com velocidade do 7. Por prevenção, quem tem Linux, Windows 7 ou qualquer outro sistema operacional no mesmo computador que o Windows 8 deve desativar a inicialização rápida, que vem ativa por padrão, nas configurações do sistema.

Windows 8 boot rapido

Outra solução, pelo menos para Linux, é esperar a atualização do ntfs-3g. Os sistema Linux costumam utilizar o ntfs-3g para ler e escrever em partições NTFS, sistema de arquivos da Microsoft. As próximas versões do programa prometem detectar uma partição que usou o Boot Híbrido e deixar essa como “somente leitura”, para evitar problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário