Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Mais rápido, novo Bluetooth 5 chega em breve ao mercado

Especificação final do sucessor do Bluetooth 4.2 deve ser divulgada até o começo de 2017 e também terá alcance bem maior.



Uma nova versão da especificação do Bluetooth chegará em breve aos aparelhos, dando aos usuários uma conectividade mais rápida entre aparelhos com distâncias maiores.

Chamada de Bluetooth 5, a nova versão representa um grande upgrade em relação ao Bluetooth 4.2, a especificação atual. Em uma linha clara de visão, o alcance do Bluetooth 5 pode chegar a até 400 metros, segundo uma pesquisa publicada pelos analistas do The Linley Group. Isso significa que será possível conectar o celular a um alto-falante Bluetooth que talvez nem esteja visível.

As especificações finais do Bluetooth 5 serão reveladas entre o final de 2016 e começo de 2017, apontam os analistas do Linley Group.

Em uma configuração típica e realista, o Bluetooth 5 oferecerá um alcance de até 120 metros, que é quatro vezes o do Bluetooth 4.2. A nova versão da especificação também será mais rápida, com taxas de transferência de dados de 2Mbps, afirmou o diretor de estratégia para negócios do Bluetooth-Special Interest Group, Chuck Sabin.

Historicamente, assim que uma especificação final de Bluetooth é lançada, os aparelhos seguem rapidamente a novidade. Então se as especificações do Bluetooth 5 forem finalizadas e lançadas até o final de 2016, os aparelhos que a usam podem chegar já no começo do próximo ano, afirmou Sabin.

Versões iniciais do Bluetooth eram usadas em equipamentos de áudio, fones e carros. Mas a tecnologia evoluiu desde então e hoje é central para a Internet das Coisas, sendo usada em produtos para casas inteligentes, aparelhos médicos, drones, robôs, medidores inteligentes e wearables.

Nenhum comentário:

Postar um comentário