Pesquisar este blog

sábado, 17 de setembro de 2016

Usar notebook no colo pode fazer mal a saúde? E ao aparelho?

Os notebooks se tornaram ferramentas essenciais em nosso dia-a-dia, ele está na lista dos aparelhos eletrônicos mais usados para trabalhar, para o lazer entre outras atividades.

Em todos os lugares é possível encontrar uma pessoa usando um notebook, seja na praça, escritório, em casa, seja na sala ou até mesmo no quarto. No entanto o nosso maior costume é usar notebook no colo em qualquer lugar que estamos devido a sua versatilidade.

O notebook veio para trazer mais comodidade, assim não é preciso mais ficar sentado em uma cadeira desconfortável o dia todo para fazer pesquisas, estudar, jogar, assistir filmes enfim, isso já coisa do passado, agora com os notebooks você pode acessar a web em qualquer lugar que você deseja.

Os notebooks possuem bateria recarregável o que permite levá-lo para qualquer lugar depois de carregado, mas como apoiar um notebook em um local onde não há mesa? Muitas pessoas tem o costume de usá-lo no colo, no entanto elas desconhecem os riscos que isso pode oferecer para o notebook e também para a sua própria saúde.

Foto: Reprodução
Riscos à saúde de usar notebook no colo

Os notebooks realmente seriam excelentes se não fosse alguns fatores que podem causar riscos a saúde humana e também a vida útil do notebook, tudo isso pelo o simples fato de usar notebook no colo.

Para comprovar a veracidade desse fato médicos especialistas realizaram estudos para comprovar se realmente usar o notebook dessa forma, pode ocasionar algum mal para a saúde.

A doutora Kerstin Taniguchi Abagge participou dos estudos e afirma que usar notebook no colo pode sim causar danos à saúde, devido a alguns fatores como radiação infravermelha, que quando em contato com a pele pode fazer mal a sua saúde. Mais quais são os riscos que pode trazer para nossa saúde?

Queimadura leve na pele: Esse é um dos riscos mais comuns, essas queimaduras leves ocorrem devido à radiação infravermelha, ou seja, o calor que o notebook gera.
Ferimentos: Normalmente esse tipo de computador possui bateria recarregável e geralmente são apoiados no colo para serem usados, no entanto devido a sua radiação, a temperatura do mesmo cresce e consequentemente a temperatura do corpo também aumenta podendo assim ocorrer a explosão do aparelho e ocasionar ferimentos no corpo da pessoa.
Atrofia: Usar notebook no colo também pode ocasionar atrofia dos nervos existentes nessa região do corpo, devido ao calor do mesmo.
Câncer de pele e outros: Quando temos o costume de usar constantemente o aparelho dessa forma, o calor excessivo pode ocasionar queimaduras, alterações de pigmentação, ceratoses e por fim gerar câncer de pele.
Baixa produção de espermatozoides: O calor gerado pelo o notebook pode também, impedir a geração de espermatozoides.

Mas qual a temperatura pode oferecer riscos à saúde? Normalmente a temperatura de um notebook é inferior a 45 ºC, no entanto quando temos o costume de usar notebook no colo essa temperatura pode elevar e se tornar superior a 45 ºC, o que leva a esses riscos.

Segundo especialistas usar notebook no colo não é recomendado, além dos riscos que pode oferecer para sua pele, usá-lo dessa forma, também pode comprometer o aparelho.
Riscos ao aparelho de usar notebook no colo

Se observarmos as orientações do fabricante notaremos que eles não advertem quanto essa forma de uso, embora quando usamos o computado portátil no colo pode ocorrer alguns problemas no aparelho como por exemplo.

Descarregamento rápido da bateria: Esse é um dos principais riscos que você pode ter ao usar notebook no colo, pois quando usamo-lo no colo, normalmente a bateria fica em contato direto com a nossa pele, que por sua vez também puxa energia, favorecendo assim o descarregamento rápido.
Explosão do aparelho: Esse risco é pouco comum, no entanto, devemos ficar atentos quando usamos notebook no colo, pois quando a temperatura é excedida o aparelho pode chegar a explodir causando danos ao aparelho e também a sua saúde.
Queima do aparelho: O superaquecimento pode fazer com que seu notebook venha parar de funcionar, normalmente o superaquecimento pode ser ocasionado por usar ele no colo, exposto a luz solar ou até mesmo deixá-lo muito tempo conectado na tomada.

Mas como evitar esses problemas? Se você não quer correr o risco de perder seu notebook e ainda causar danos a sua saúde, evite usar notebook no colo, sempre que for usá-lo, procure apoia-lo em um local seguro desde que não esteja em contato com sua pele, assim você estará livre desse risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário